O preparo metodológico do professor universitário de Educação Física por meio do tratamento das questões ambientais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raul Millán Sanchez
Alina Bestard Revilla
Yadira Zenobia Pérez Díaz

Resumo

A conformação da cultura ambiental no professor de Educação Física é um importante fator para a preparação integral deste profissional. O objetivo deste estudo é: propor um sistema de oficinas metodológicas orientadas para a apropriação da cultura ambiental do professor de Educação Física na Universidade de Oriente, em Santiago de Cuba. A pesquisa tem uma abordagem explicativa mista. Métodos, técnicas e instrumentos teóricos e empíricos foram utilizados para coletar as informações necessárias para o estudo. Foi realizado uma diagnose em 15 professores de educação física na Universidade de Oriente. Os resultados revelaram as deficiências na cultura ambiental dos professores de Educação Física. No processamento dos dados, foram usadas estatísticas de contraste: teste W de Kendall e teste T de Student, com um nível de significância fixado em 0,05. A coincidência dos critérios formulados pelos especialistas consultados e a diferença de desempenho entre o pré-teste e o pós-teste e com o grupo de controle, ambos com um significado de 0,00, nos permitiu avaliar a proposta como viável e funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Millán Sanchez, R., Bestard Revilla, A., & Pérez Díaz, Y. Z. (2022). O preparo metodológico do professor universitário de Educação Física por meio do tratamento das questões ambientais. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 17(1), 5–22. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1125
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Raul Millán Sanchez, Universidad de Oriente

Licenciado en Cultura Física. Máster en Pedagogía del Deporte. Profesor de Educación Física

Alina Bestard Revilla, Universidad de Oriente. Facultad de Cultura Física

Doctor en Ciencias Lingüísticas,Máster en Estudios Culturales de Cuba y El Caribe,Profesor Titular

Yadira Zenobia Pérez Díaz, Universidad de Pinar del Río Heramanos Saíz Montes de Oca. Facultad de Cultura Física

Li. en educación Especialidad Ciencias Sociales e Historia. Master en Desarrollo Social Caribeño Mensión Políticas Públicas

Referências

Ania, A. O., Hernández, A. M., & Álvarez, J. L. M. (2020). La superación profesional del profesor universitario a través de talleres. Un recurso valioso para su formación. Revista Mapa, 4(20), Article 20. http://www.revistamapa.org/index.php/es/article/view/226

Berra-Hernández, L. (2013). La educación medio ambiental participativa como vía para la protección y conservación del entorno natural. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 8(3), 78-95. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/542

Cejas Yanes, E., Fernández, M., & Molina, M. (2018). La cultura ambiental en la formación de profesores de Química para la Educación Técnica y Profesional en el marco de la Universalización. Researchgate. Projects: MODELO PEDAGÓGICO PARA LA GESTIÓN DEL POSTGRADO EN LA UNIVERSIDAD DE CIENCIAS PEDAGÓGICAS PARA LA EDUCACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL Gestión de la Ciencia, la Tecnología y la Innovación. El aporte teórico-práctico del Centro de Estudios de Educación Ambiental-Gea a la educación ambiental y energéticohttps://www.researchgate.net/publication/323643176_La_cultura_ambiental_en_la_formacion_de_profesores_de_Quimica_para_la_Educacion_Tecnica_y_Profesional_en_el_marco_de_la_Universalizacion

González Núñez, L. O., Valladares Fuentes, F. E., & Fernández González, Y. (2010). Modelo de formación por competencia en relación con el medio ambiente para directivos de las organizaciones deportivas. Revista Cubana de la Cultura Física. Acción, 12, 50. http://accion.uccfd.cu/public/journals/2/accionhtml/ficheros/Accion12.pdf

Iglesias Iglesias, M. A., Díaz Valdés, K., Rojas Valdés, L. A., Mena Martínez, G., & Hernández Cruz, D. (2017). El trabajo metodológico en la superación de los profesores de Educación Física. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 21(6), 125-135. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1561-31942017000600015&lng=es&nrm=iso&tlng=es

López, J. A. H. (2021). Experiencia didáctica en Educación Física para la mejora de actitudes hacia el cuidado del medio ambiente utilizando como recurso papel y cartón reciclado en futuros profesionales de la actividad física y deporte. Espiral. Cuadernos del profesorado, 14(29 (septiembre), 11. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8058540

Millán-Sánchez, R., & Castillo-Martínez, G. (2020a). La formación ambiental permanente del docente de Educación Física: Un imperativo en la contemporaneidad. Permanent environmental training of the Physical Education teacher: an imperative in contemporaryity. Arrancada, 20(37), 266-277. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/337

Molano Niño, A. C., & Herrera Romero, J. F. (2014). LA FORMACIÓN AMBIENTAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: UNA REVISIÓN NECESARIA. Luna Azul, 0(39), 186-206. https://doi.org/10.17151/luaz.2014.39.12

Padilla, J. S., Quiñones, I. T., & Robles, Á. S. (2017). Ocho razones para fomentar el aula naturaleza desde la Educación física. Cuadernos de pedagogía, 479, 48-51. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6023457

Payrol, D. C. V. B. P., Rosales, D. C. M. B., & Monteros, Ms. M. L. E. de los. (2017). La formación de la cultura ambiental en la carrera Ciencias de la Educación. Revista Conrado, 13(1), 92-100. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/653

Rosabal, J. L. G., & Limonta, S. M. C. (2015). Diagnóstico de necesidades de superación de profesores para la rehabilitación física de las personas obesas. Arrancada, 15(28), 21-32. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/3-28

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2