Benefícios psicológicos da esgrima em uma idade precoce na província de Artemisa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yordamia Leon Santana
Niurys Almora Carrasco
Marlene Colombé Echenique
Islay Pérez Martínez
Mercedes Estupiñán Gonzáles

Resumo

O esporte é um fenômeno social de grande interesse público que desempenha um papel importante no bem-estar físico-mental, no crescimento e no desenvolvimento integral das pessoas. O objetivo deste estudo foi analisar os benefícios psicológicos da esgrima em uma idade precoce na província de Artemisa. Foram utilizados métodos teóricos de pesquisa, como os métodos histórico-lógico, analítico-sintético e de indução-dedução, bem como métodos empíricos, como a entrevista, que nos permitiu conhecer a opinião especializada sobre a prática da esgrima em Artemisa; a análise de documentos para explorar o conteúdo dos documentos normativos que regem a esgrima e a medição aplicada no teste de concentração de atenção de Tolouse-Pieron e no teste de velocidade de pensamento de Torrance para medir as particularidades individuais do pensamento. Além disso, foram consultados especialistas para destacar a importância e os benefícios psicológicos da esgrima. A amostra consistiu em dez crianças de nove anos de idade da Escola Primária "Gabino Labrador", no município de San Cristóbal, cinco crianças que praticavam esgrima há dois anos e cinco que não praticavam. Os resultados mostraram que as crianças que praticaram esgrima tiveram um maior desenvolvimento das variáveis analisadas, o que confirmou os benefícios psicológicos da prática desse esporte em idade precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Leon Santana, Y., Almora Carrasco, N., Colombé Echenique, M., Pérez Martínez, I., & Estupiñán Gonzáles, M. (2024). Benefícios psicológicos da esgrima em uma idade precoce na província de Artemisa. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(1), e1548. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1548
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Yordamia Leon Santana, Universidad de Artemisa. Artemisa, Cuba.

Licenciada en Cultura Física y Deportes. Máster en Actividad Física en la Comunidad. Profesora Asistente.

Niurys Almora Carrasco, Universidad de Artemisa. Artemisa, Cuba.

Licenciada en Educación Física. Profesora Auxiliar.

Marlene Colombé Echenique, Universidad de Artemisa. Artemisa, Cuba.

Licenciada en Psicología. Profesora Auxiliar

Islay Pérez Martínez, Bindura University of Science Education. Zimbabwe.

Profesor Titular

Mercedes Estupiñán Gonzáles, Universidad de Matanzas. Matanzas, Cuba.

Licenciada en Cultura Física y Deportes. Profesora Titular

Referências

Corvos Hidalgo, C. A. (2015). Estimación antropométrica de la composición y forma corporal de indígenas Pemones practicantes de fútbol. Plataforma de realidades literarias en el deporte. Revista Atrio, 2(2). https://www.researchgate.net/profile/Cesar-Corvos-Hidalgo/publication/340386755_2015 -ATRIO-propio/links/5e861041299bf1307974487a/2015-ATRIO-propio.pdf

García Genoveva, P. H. (2000). Método y Normas para Evaluar la Preparación Física y Seleccionar Talentos Deportivos. Editorial Supernova.

Martínez, I. P., García, M. M., & Díaz, A. Q. (2021). Interrelación entre variables relacionadas con la velocidad del lanzamiento en el béisbol /Interrelation between variables related to the speed of pitching in Baseball. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(3), Article 3. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/990

Ortiz Puente, Z., & Gómez Chibás, E. (2019). Orientaciones metodológicas para la individualización del entrenamiento en la esgrima del equipo nacional en Cuba | Acción. Acción, 15. https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/58

Pareja, I. D. U. (1997). INICIACIÓN DEPORTIVA Y PRAXIOLOGÍA MOTRIZ. Educación Física y Deporte, 19(2), Article 2. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.3611

Pérez Martínez, I., Alfonso Prendes, J., Utaumire, Y., & Quintana Díaz, A. (2022). Identificación de talentos deportivos en zimbabwe: Un estudio comparativo | Acción. Acción, 18. https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/203

Rivero Cortés, S., & Rodríguez Calvo, I. (2001). Aspectos psicológicos de la esgrima. Efedeportes, 6(31), 2001. https://www.efdeportes.com/efd31/esgrima.htm

Llanes Rodríguez, A., de la Caridad Suárez Rodríguez, M., Cañizares Hernández, M. (2022). Fundamentos teóricos para el estudio del pensamiento operativo en el deporte (Revisión) Revista científica Olimpia, 18(4), 160-173. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/2845

Torres, I., León, L., & Hernández, M. C. (2022). Pedagogía de la iniciación deportiva: Actividades motivacionales para niños en edad escolar. Revista Olimpia, 19(2). http://portal.amelica.org/ameli/journal/429/4292987018/html/