Oficinas para a prática de Sanabanda como atividade física comunitária e tarefa de impacto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mercedes Fonseca Lette
Maritza Silva Rodríguez
Yodiel Ricardo Sánchez Herrera
Raúl Leandro Rojas Quintana
Illoleicys Rodríguez Pinillo

Resumo

Sanabanda, como uma atividade física planejada, alcança os benefícios físicos, emocionais e sociais que as pessoas precisam. Para realizá-la com sucesso, os profissionais que a realizam devem ser bem treinados. Esta prática não está contemplada no currículo de Cultura Física e Desporto, sendo necessário criar espaços que potenciem o seu desenvolvimento do ponto de vista metodológico. A pesquisa teve como objetivo elaborar um sistema de oficina para capacitar alunos do programa de Cultura Física e Esportes na prática de Sanabanda como atividade física comunitária e impactante. Os métodos utilizados no campo teórico foram análise-síntese, histórico-lógico, indutivo-dedutivo, estrutural-sistêmico e modelagem; Na ordem empírica, análise documental, entrevistas, inquéritos e observação. Como resultado, os alunos receberam ferramentas pedagógicas e metodológicas para planejar e desenvolver sessões de Sanabanda. Isso lhes forneceu conhecimento e habilidades para combinar passos de ginástica aeróbica com diferentes danças cubanas, para futuros projetos de graduação e para o desenvolvimento de atividade física comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fonseca Lette, M., Silva Rodríguez, M., Sánchez Herrera, Y. R., Rojas Quintana, R. L., & Rodríguez Pinillo, I. (2025). Oficinas para a prática de Sanabanda como atividade física comunitária e tarefa de impacto. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 20(1), e1652. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1652
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Mercedes Fonseca Lette, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo” (UCCFD)

Profesora de danza. Máster en Estudios Teóricos de la Danza y Licenciada en Educación e Instructor de Arte.

Illoleicys Rodríguez Pinillo, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo” (UCCFD)

Máster

Referências

Arroyo Borja, C. A., & Guevara Velasco, J. P. (2018). Influencia del baile la Sanabanda en el equilibrio del adulto mayor de la Asociación de Maestros Jubilados del Cauca. CORPORACIÓN UNIVERSITARIA AUTÓNOMA DEL CAUCA. FACULTAD DE EDUCACIÓN PROGRAMA: DEPORTE Y ACTIVIDAD. POPAYÁN 2018. https://www.google.com/url?q=https://repositorio.uniautonoma.edu.co/bitstream/handle/123456789/146/T%2520DR -M%2520042%25202018.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&sa=U&ved=2ahUKEwjp6p3MiKCHAxXvTDABHeLgDiMQFnoECAoQAg&usg=AOvVaw3Y5pOn4KLp6RyWA7LCHjMo

Barón Pinto, L. L., & Hurtado de Barrera, J. (2021). Proceso de formación metodológica de los docentes de investigación en educación básica y media. Impacto Científico Revista Arbitrada Venezolana del Núcleo LUZ-Costa Oriental del Lago ~ Corporación Centro Internacional de Colaboración para el Avance Profesional y Educativo Vol. 16. N°2. pp. 409-434. Recibido: 12/05/2021'" Aceptado: 28/10/2021 Retrieved from https://repositorio.umecit.edu.pa/entities/publication/64c8a8e0-fe91-4db4-b59c-8c789a8116c8

Brito Pérez, K., Fundora Martínez, C. L., & Cañete Villafranca, R. (2022). Sistema de talleres dirigido a los maestros de la educación primaria para prevenir los problemas de salud bucal en escolares. Rev Órbita Científica. No. 119 Vol. 28 abril-junio de 2022 ISSN: 1027-44722. https://www.google.com/url?q=http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rOrb/article/view/1633 /2109&sa=U&ved=2ahUKEwjw49fS7KCHAxU-SzABHV1GBykQFnoECAYQAg&usg=AOvVaw2HWAQ0JyD69a5X7bIwYI3s

Cabrera Pérez, P. Á., & Alejo, M. (2011). "Conjunto de actividades físico-recreativas de Sanabanda como alternativa para mejorar el estilo de vida en el adulto mayor". Revista Digital EFDeportes.com Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. Retrieved from https://efdeportes.com/efd157/Sanabanda-como-alternativa-en-el-adulto-mayor.htm

Center., E. d. M. E. d. e. (2015). "Herramientas y recursos de aprendizaje. Definición y clasificación". Retrieved from https://www.uoc.edu/portal/_resources/ES/documents/elearncenter /guias_modelo_educativo/Guia_herramientas_y_recursos_ES.pdf

Coloma Andrade, M., Labanda Jaramillo, M. L., Michay Caraguay, G. C. & Espinosa Ordóñez, W. A. (2020). Las Tics como herramienta metodológica en matemática. Revista Espacios. ISSN 0798 1015 Vol. 41 (Nº 11) Año 2020. Pág. 7 https://www.google.com/url?q=https://revistaespacios.com/a20v41n11 /a20v41n11p07.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwjMuMjk36KHAxV9RzABHRATCcAQFnoECAsQAg&usg=AOvVaw0ypNYeWdQQ2Lg0v94xi6B1

Duarte Gómez, S., Furones Ramírez, C., & Zequeira Rivero, L. R. (2019). Sistema de ejerciciosde bajo impacto de Sanabanda para mejorar la salud de los adultos mayores del círculo renacer. Municipio venezuela. Rev. Universidad & Ciencia, 8(3), 111. Recuperado a partir de https://revistas.unica.cu/index.php/uciencia/article/view/1225

Flores Fernández, Z. (2019). La cultura física y la práctica del deporte en México. Un derecho social complejo. Cuestiones constitucionales, (40), 185-220. Epub 20 de marzo de 2020. https://doi.org/10.22201/iij.24484881e.2019.40.13232

Fuentes Sánchez, M., & Alvarez Garrido, H. L. (2014). "Impacto y realidad en la práctica de la Sanabanda". Revista DigitalEFDeportes.com, Año 19, Nº 196, Septiembre de 2014. Retrieved from https://efdeportes.com/efd196/impacto-en-la-practica-de-la-Sanabanda.htm

Fuentes Sánchez, M., & Alvarez Garrido, H. L. (2016) La Sanabanda: incidencia del baile en la calidad de vida. Rev. Cient. de la Educación y el deporte Arrancada. 2016; 16(29): 53-63. Julio-diciembre. Universidad de Oriente. Cuba. https://www.google.com/url?q=https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/download/6-29/127 /449&sa=U&ved=2ahUKEwjLjqKtiaCHAxUERDABHVAQB -wQFnoECAgQAg&usg=AOvVaw1MFsRYhivZFzxjK1dISfdQ

Granados Muñoz, R. (2020). Revisión teórica de herramientas metodológicas aplicadas en la investigación criminológica. Rev Derecho y Cambio Social N.° 59, ENE-MAR 2020. ISSN: 2224-4131. Depósito legal: 2005-5822 501 www.derechoycambiosocial.com https://www.google.com/url?q=https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo /7219653.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwi2gpDbyKKHAxUaRTABHV6VDPoQFnoECAQQAg&usg=AOvVaw3dzIRxBGJstqfdmDrNhcfO

Medina Orama, N., Perez Ricardo, M., & Pollato - de la Cruz, D. (2015). "Acciones metodológicas para mejorar la preparación de los promotores deportivos en el desarrollo de las Sanabandas". DeporVida, Vol. 12, No. 23, Enero- marzo. Retrieved from https://www.google.com/url?q=https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/download/256/401 /417&sa=U&ved=2ahUKEwib_IuY1POEAxVrTTABHaxpAY8QFnoECAkQAg&usg=AOvVaw3VMwIud_NgQl0QB2vdaiHo

Torres Rodríguez, P., Alvarez Bencomo, O., Hernández Guerra, U., & Vento Ruizcalderón, M. (2023). Sistema de talleres para la formación de estudiantes aficionados arte. Rev IMENDIVE Vol. 21 No. 3 (julio-septiembre). Universidad de Pinar del Río" ISSN. 1815-7696 RNPS 2057. Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3275