Planejamento estratégico de aprendizagem e conhecimento do Geogebra para matemática aplicada a competições esportivas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Para alcançar o sucesso no aprendizado da Educação Física nos tempos atuais, não basta apenas o conhecimento dos professores mais capacitados, mas também a disponibilidade de meios para melhorar o planejamento do processo de ensino e a visualização de movimentos, técnicas e posições estratégicas. Ao verificar que esta carência nem sempre está presente, principalmente na concepção destes meios, propõe-se como objetivo: desenvolver um conjunto de oficinas interdisciplinares para aplicar o Geogebra na aula de Educação Física e assim melhorar o interesse dos alunos pela prática do Geogebra. esportes em sua relação com a matemática e outras ciências. Para a realização do diagnóstico inicial, foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas aos professores. Nos resultados do diagnóstico, foram encontradas limitações que levaram à necessidade de criação e implantação de um grupo de oficinas interdisciplinares para formação de professores de Educação Física (EF) com base em para usar este software de forma eficaz. Após a aplicação de um estudo correlacional, foi possível demonstrar que o planejamento das aulas de EF é mais significativo quando o software Geogebra é utilizado com maior precisão e relevância.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alvites Ruiz, M. M. D. S. (2021). Planificación estratégica para mejorar la gestión deportiva del Instituto Peruano del Deporte-Lambayeque.
Aziz, N., Haron, H., & Harun, A. (2020). ICT-supported for participatory engagement within E-learning community. Indonesian Journal of Electrical Engineering and Computer Science, 20(1), 492-499. https://doi.org/10.11591/ijeecs.v20.i1.pp492-499
Chávez Taipe, Y. V., Micha Aponte, R. S., & Soto Espichan, A. A. (2022). Gestión de actividades recreativas y desempeño laboral de los docentes de una institución de salud (Management of recreational activities and work performance of teachers in a healthcare institution). GESTIONES, 2(1), 19. https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/60
Florez-Nisperuza, E., & De la Ossa, A. (2018). La indagación científica y la transmisión-recepción: una contrastación de modelos de enseñanza para el aprendizaje del concepto densidad. Revista Científica, 1(31), 55-67. https://doi.org/10.14483/23448350.12452
Franco-Mariscal, A. J., Blanco-López, Á., & España-Ramos, E. (2017). Diseño de actividades para el desarrollo de competencias científicas. Utilización del marco de PISA en un contexto relacionado con la salud. Revista Eureka, 14(1), 38-53. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3004/3009
Gañan Trejos, D. M. (2020). Diseño de un laboratorio virtual para la enseñanza y aprendizaje de la cinemática mediante el uso del software GeoGebra. Números: revista de didáctica de las matemáticas.
Garay Paucar, E. Z., Calderón Torres, N. A., & Vargas Montejo, C. (2021). Equilibrio emocional y estrategias de resolución en el personal de una municipalidad (Emotional balance and resolution strategies in the staff of a municipality). LaRevi, 1(1). https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/52
Kaplar, M., Radoviæ, S., Veljkoviæ, K., Simiæ-Muller, K., & Mariæ, M. (2021). The influence of interactive learning materials on solving tasks that require different types of mathematical reasoning. International Jodeporte/links/608d753f92851c490fae225c/Taxonomia-y -aplicaciones-matematicas-a-las-ciencias-del-deporte.pdf
García Manso, J. M., Arriaza-Marholz, P., García-Torres, C. A., & Agudelo-Velásquez, C. A. (2023). La cibernética en las ciencias del deporte, la teoría del entrenamiento y la periodización deportiva: su evolución, desarrollo y perspectivas. Educación Física y Giménez, J. P., & Teruel, E. R. (2020). Las matemáticas a través del área de Educación Física. EmásF: revista digital de educación física, (63), 36-59.Deporte.
González, A. (2018). Planificación del entrenamiento: una mirada hacia lo tradicional y contemporáneo. Lúdica Pedagógica, 1(28).
González-Weil, C., Cortéz, M., Bravo, P., Ibaceta, Y., Cuevas, K., Quiñones, P., Maturana, J., & Abarca, A. (2012). La indagación científica como enfoque pedagógico: Estudio sobre las prácticas innovadoras de docentes de ciencia en EM (Región de Valparaíso). Estudios Pedagogicos, 38(2), 85-102. https://doi.org/10.4067/S0718-07052012000200006
Hernández, A., & Pascual, A. (2018). Validación de un instrumento de investigación para el diseño de una metodología de autoevaluación del sistema de gestión ambiental. Revista de Investigación Agraria y Ambiental, 9(1), 157-164. https://doi.org/10.22490/21456453.2186
Llamas, M. D. C. J. (2021). Modelización matemática para la predicción y prevención de lesiones deportivas. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (39), 681-685.
López Regalado, O., Panduro Salas, A., Muñoz Chávez, G. J., & Soto Espichan, A. A. (2023). Gestión funcionaria y liderazgo directivo para actividades deportivas y salud mental en estudiantes (Staff management and executive leadership for sports activities and mental health in students). GESTIONES, 3(1), 110. https://doi.org/10.5281/zenodo.14047853 https://gestiones.pe/index.php/revista/article/view/64
Rodríguez-Martín, B. (2022). Desempeño de competencia matemática en contextos de la Educación Física en primaria. Rev. int. med. cienc. act. fis. deporte, 807-825.
Trillo, J. R., & Trillo, F. (2021). Taxonomía y aplicaciones matemáticas a las ciencias del deporte. https://www.researchgate.net/profile/Jose-Trillo-3/publication /351250767_Taxonomia_y_aplicaciones_matematicas_a_las_ciencias_del. Journal of Science and Mathematics Education. https://doi.org/10.1007/s10763-021-10151-8
Vigo-Soriano, C. M., Culqui Rojas, V. M., Soplapuco-Montalvo, J. P., Saldaña Millan, J. M., Hernández Torres, A. M., Espinoza Vásquez, G., & Albarrán-Gil, J. L. (2023). Revisión documental sobre el software GeoGebra aplicado a la Cultura Física y el deporte. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 18(3).