Impacto do modelo construtivista para a gestão da inovação universitária no desporto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Alexis Serrano Tamayo
Víctor Manuel Corona Miranda
Falconeri Lahera Martínez

Resumo

A inovação por projetos é considerada uma das principais fontes de impacto da ciência e da tecnologia, porém, a valorização destes é um problema, ainda não totalmente resolvido, apesar dos esforços feitos por diferentes pesquisadores e organizações, esta realidade não escapa às organizações esportivas. O objectivo deste artigo é avaliar o impacto da inovação por projetos, geridos pela Faculdade de Cultura Física de Granma, a partir de um modelo construtivista. A investigação exigiu métodos empíricos como a revisão de documentos oficiais, observação e entrevista, bem como o método gráfico multivariado e procedimentos aritméticos; estes últimos permitiram avaliar o impacto das inovações como favoráveis, relevantes, sustentáveis e com desempenho na fase de saturação, cinco anos após a conclusão da execução financeira dos projetos utilizados como amostra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Serrano Tamayo, M. A., Corona Miranda, V. M., & Lahera Martínez, F. (2020). Impacto do modelo construtivista para a gestão da inovação universitária no desporto. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 15(2), 184–201. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/872
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Marcos Alexis Serrano Tamayo, Universidad de Granma

Doctor en Ciencias Técnicas. Máster en desarrollo socioeconómico local. Miembro de la Comisión Provincial de Kárate en Granma

Víctor Manuel Corona Miranda, Dirección Provincial de Deportes. Granma

Metodológo de Deporte Escolar

Referências

Barroso Rodríguez, G., Montero Delgado, R. de J., & Delgado Fernández, M. (2012). Modelo de gestión de la evaluación exante de proyectos de ciencia e innovación con enfoque de integración estratégica para organizaciones de actividad física y deporte. Recuperado de http://site.ebrary.com/id/10584486

Batista Zaldívar, M. A., & Pérez Guerrero, J. N. (2012). Propuesta de una metodología para la gestión de la ciencia y la innovación en una filial universitaria municipal cubana. ACIMED, 23(3), 279-294. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1024-94352012000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Cuesta, A., y Valencia, M. (2015). Indicadores de gestión humana y del conocimiento en la empresa. Bogotá, Colombia: ECOE Ediciones. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/293653132_Indicadores_de_gestion_humana_y_del_conocimiento_en_la_empresa

Del Castillo, L. (2018). El fomento de los proyectos de base tecnológica universitaria y su contribución al desarrollo económico local. Economía y Desarrollo vol.159 no.1 ene.-. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0252-85842018000100002

Díaz-Balart, F. C. (2002). Ciencia, innovación y futuro. Grijalbo.

Fernández de Castro Fabre, A., & López Padrón, A. (2014). Validación mediante criterio de usuarios del sistema de indicadores para prever, diseñar y medir el impacto en los proyectos de investigación del sector agropecuario. Revista Ciencias Técnicas Agropecuarias, 23(3), 77-82. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2071-00542014000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Fornet, E., Martínez, J., Martín, Y., & Reyes, A. (2017). Fase conclusiva de proyectos de investigación y desarrollo. Su relevancia, resultados aplicables. Ciencias Holguín, 23(2), 1-17.

Lozano Casanova, J., & Menendez Cabezas, A. (2012). Metodología para medir el impacto de los resultados de proyectos de investigación en los servicios de salud. Revista Archivo Médico de Camagüey, 16(6), 1731-1743. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1025-02552012000600009&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología (2017). Manual Iberoamericano de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico. Manual de Valencia: OEI-RICYT Recuperado de http://www.ricyt.org/wp-content/uploads/2017/06/files_manual_vinculacion.pdf

Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente. (2014). Indicaciones metodológicas para la actividad de programas y proyectos de ciencia, tecnología e innovación. Recuperado de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwif8P_qodjlAhVruVkKHRLvC2MQFjAAegQIARAC&url=http%3A%2F%2Fwww.sld.cu%2Fgalerias%2Fpdf%2Fsitios%2Finsat%2Findicaciones_metodologicas.pdf&usg=AOvVaw0C3OFSwiP1qnpb4zMp0FN2

Salas, M. E. (2009). Consideraciones teórico epistemológicas del proceso formativo en gestión de Proyectos de Ciencia e Innovación. Contribuciones a las Ciencias Sociales. Recuperado de http://www.eumed.net/rev/cccss/05/mesv.htm

Serrano, M., Moreno, M., & Fornet, E. (2017). Procedimiento para la gestión de la innovación por proyectos en organizaciones deportivas. En Desarrollo local e innovación sustentable. Recuperado de http://www.rilco.org.mx/wp-content/uploads/2018/02/DesarrolloLocal2017.pdf.

Serrano Tamayo, M. (2015). Modelo para la gestión de la innovación universitaria por proyectos en el contexto deportivo. Revista de Investigación Educativa. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/293827828_Modelo_para_la_gestion_de_la_innovacion_universitaria_por_proyectos_en_el_contexto_deportivo

Serrano Tamayo M. (2019). Tecnología para la gestión de la innovación en organizaciones deportivas. Tesis en opción a grado científico doctor en ciencias Técnicas. Universidad de La Habana. La Habana.

Tamayo, M. A. S., Tamayo, M. M. A., Hernández, E. F., & Alarcón, E. G. (2019). Procedimiento para valorar el impacto de los proyectos de innovación universitaria en el deporte. Revista científica Olimpia, 16(56), 109-121. Recuperado de https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/909

Serrano, M. A., Alarcón, M. M., Fornet, E. F., & González, E. (2019). Procedimiento para valorar el impacto de los proyectos de innovación universitaria en el deporte. Revista científica Olimpia, 16(56), 109-121. Recuperado de https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/909