Metodologia para fortalecer a educação ambiental no atletismo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edelberto Rafael Redondo Reynoso
Faidis Calle Osorio
Alexander Ricardo Coronel Verdecia
Fernando Emilio Valladares Fuente

Resumo

A prática do desporto está intimamente relacionada com o meio ambiente, especialmente no caso do atletismo. O ensino desta modalidade esportiva tem se concentrado em aspectos técnicos como o treinamento para competição, subestimando suas potencialidades para fortalecer à educação ambiental. O objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia para incentivar os praticantes de atletismo a respeitar e assumir a responsabilidade pelos elementos ambientais relacionados a este esporte. Treinadores e atletas da liga de atletismo em "La Guajira", na Colômbia, são recolhidos como amostras. Os métodos são aplicados a nível empírico, tais como observação científica, pesquisa, entrevista e revisão de documentos. Este trabalho presta o seu contributo para a formação integral dos treinadores da liga de atletismo "La Guajira". Está em conformidade com os indicadores exigidos pela agenda olímpica para o desenvolvimento sustentável. Os resultados têm sido satisfatórios para o desenvolvimento do esporte e seu envolvimento na interação destes atletas com a escola e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Redondo Reynoso, E. R., Calle Osorio, F., Coronel Verdecia, A. R., & Valladares Fuente, F. E. (2020). Metodologia para fortalecer a educação ambiental no atletismo. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 15(2), 279–289. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/937
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Edelberto Rafael Redondo Reynoso, Universidad de La Guajira

Máster en Metodología de Entrenamiento Deportivo

Faidis Calle Osorio, Universidad de La Guajira

Doctor en Ciencias de la Educación

Alexander Ricardo Coronel Verdecia, Universidad La Guajira

Máster en Actividad Física y Salud

Fernando Emilio Valladares Fuente, Universidad Pinar del Río " Hermanos Saíz Montes de Oca"

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Máster en Educación

Referências

Avendaño, C., & Rodrigo, E. (2019). Evaluación de los Niveles de Contaminación Sonora Generados por Gimnasios Ubicados en el Cercado de la Ciudad de Tacna, 2019. Concytec. Recuperado de: https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UPTI_ebbaf25fd11e060789994878cf292374/Description

Brusa, J., Lucca, C., Riera, A., & Taborda, H. (2016). Movilidad y Ambiente Construido en la Ciudad de Córdoba. Ingeniería de Transporte, 17(2). Recuperado de: http://www.ingenieriadetransporte.org/index.php/sochitran/article/view/148

Calixto Flores, R. (2008). Representaciones sociales del medio ambiente. Perfiles educativos, 30(120), 33-62. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0185 -26982008000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Cárdenas, L. A. (2000). La forma urbana del medio ambiente construido: hacia una propuesta de estructuración para el instrumento Plan Regulador Comunal. Revista de urbanismo. Recuperado de: https://revistaurbanismo.uchile.cl/index.php/RU/article/view/11776

Carvajal, M. F., Suárez, J. R., Autié, J. N., Silva, I. L., Guevara, M. C., & Mesa, B. S. (2009). La dimensión ambiental en la disciplina Fundamentos Filosóficos de la Educación Física y el Deporte. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 4(4), 3129-3135. Recuperado de: http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/553

De Armas Ramírez, N., Vázquez, p., & José Manuel y Lorence González, J. O. S. E. F. A. (2003). Aproximaciones al estudio de las estrategias como resultado científico. Villa clara. Centro de estudios de ciencias pedagógicas. Universidad pedagógica félix varela morales. Material digital pág, 2.

Gómez-Gómez, O. M., Verdecia-Ortiz, A. L., Suárez-Rodríguez, C. C., & del-Toro, M. (2014). Educación axiológica para la producción espiritual en la formación deportiva del atleta. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y valores. Recuperado de: https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/edici%e2%99%80n-2013/ano-iv-publicacion-1-septiembre-2016/

González-Escobar, C. H. (2017). La educación ambiental ante el problema ético del desarrollo. Revista Electrónica Educare, 21(2), 296-314. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5919101.pdf

Hermida, A. G. (2018). Tradición Arquitectónica, Identidad y Globalización: el problema de la homogeneización del paisaje construido. Estoa. Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Cuenca, 7(14), 103-112. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6661159

Hollings, S. C. (2011). How relative age effect has affected New Zealand athletes competing at the World Junior Championships and the implications for future selection policy. Almanac.

León Martínez, S. R. (2013). Diagnóstico ambiental participativo en la formación de promotores ambientales comunitarios en la actividad físico- Deportiva. EFDeportes.com. Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd187/formacion-de-promotores-ambientales-comunitarios.htm

Lugones, C. J. L. S., & Sánchez (2010) O. R. Revista ACCIÓN No. 12/2010. Recuperado de: https://afide.inder.gob.cu/descargas/Documentos%20AFIDE/AFIDE%202011/Revista12.pdf

Mascarenhas, G., Oliveira, L. D. de, Mascarenhas, G., & Oliveira, L. D. de. (2018). Olympic crisis, environmental crisis. Mercator (Fortaleza), 17. Recuperado de: https://doi.org/10.4215/rm2018.e17018

Mora, O., Yance, M., & Ruales De Haz, S. (2017). El aprendizaje del entorno natural en los estudiantes a traves del desarrollo de la inteligencia naturalista. Resvista Ciencias Pedagógicas e innovación, 5. Recuperado de: https://doi.org/10.26423/rcpi.v5i2.170

Sánchez, J. S. (2012). Caracterización funcional y psicosocial de los atletas de fondo veteranos y su relación con la salud y la calidad de vida, Universidad de Jaén. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=88455

Verdejo García, M. (2015). Aproximación ética al Comité Olímpico Internacional. Recuperado de https://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/4592

Vigário, P., Teixeira, A., & Mendes, F. (2020). Coach-athletedyad: perception of psychosocial and environmentalfactors in therelationship/ : a case study. Retos: Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 666-672. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243334