Jogos para o tratamento da orientação espacial nas aulas de Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é desenvolver um conjunto de jogos adaptados para favorecer o trabalho de orientação espacial em meninos e meninas da escola primária "Antonio Briones Montoto" no município de Bayamo, do qual foi retirada uma amostra representativa de 24 alunos .que frequentam a primeira série e apresentam problemas de orientação espacial.
Materiais e método: Para cumprir o objetivo foram utilizados métodos teóricos (analítico-sintético, hipotético-dedutivo e revisão documental), métodos empíricos (observação, levantamento, experimento e teste para avaliar a orientação espacial) e estatística matemática.
Resultados: Como resultado, são oferecidos seis jogos adaptados em correspondência com as particularidades da população estudada, o que permitirá favorecer o trabalho de orientação espacial dessa população.
Conclusões: Os fundamentos teóricos e metodológicos analisados permitiram determinar e adaptar os jogos para favorecer o desenvolvimento da orientação espacial na aula de Educação Física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Arufe-Giráldez, V. (2019). Fortnite EF, un nuevo juego deportivo para el aula de Educación Física: Propuesta de innovación y gamificación basada en el videojuego Fortnite. Sportis, 5(2), 323-350. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/23235
Campillo Piqueras, M. (2018). El entrenamiento de las capacidades físicas básicas: La fuerza. Revista Observatorio del Deporte, 4(4), 7-15. https://www.revistaobservatoriodeldeporte.cl/index.php/odep/article/view/201
árdenas, M.; Burbano, V. & Valdivieso, M. Exploración de las capacidades coordinativas en dos grupos de niños de educación primaria. Revista ESPACIOS. (33). ISSN 0798-1015.
Casimiro Andújar, A. J., Águila Soto, C., & Delgado Fernández, M. (2005). Actividad física, educación y salud. Universidad de Almería. Servicio de Publicaciones. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=386489
Bernate, J. (2021). Educación Física y su contribución al desarrollo integral de la motricidad/Physical Education and its contribution to the comprehensive development of motor skills. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 643-661. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/957
Guillamón, A. R., Cantó, E. G., & López, P. J. C. (2018). La educación física como programa de desarrollo físico y motor. EmásF: revista digital de educación física, (52), 105-124. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6408944
Hernández, H. J. P., Rosas, C. S., Rubio, M. F., & Paredes, A. C. (2022). La ludomotricidad y habilidades motrices básicas locomotrices (caminar, correr y saltar): Una propuesta didáctica para la clase de Educación Física en México. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (44), 1141-1146. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/91338
Illesca Matus, R. S., & Alfaro Urrutia, J. E. (2017). Aptitud física y habilidades cognitivas. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, 10(1), 9-13. https://doi.org/10.1016/j.ramd.2016.04.004 https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1888-75462017000100009
Mirella, R. (2001). Nuevas metodologías del entrenamiento de la fuerza, la resistencia, la velocidad y la flexibilidad. Paidotribo. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=391985
Montil Jiménez, M., & Jiménez, A. (2006). Determinantes de la práctica de actividad física. Bases, fundamentos y aplicaciones. Dykinson. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=299060
Nakayama, L. (2022). El juego como contenido de la Educación Física: concepciones, fundamentos e implicancias. Lúdicamente, 10(21). https://publicaciones.sociales.uba.ar/index.php/ludicamente/article/view/7504
Quitério Quitério, A., Costa, J., Martins, M., Martins, J., Onofre, M., Gerlach, E., Scheuer, C., & Herrmann, C. (2017). Educação Física: Avaliação das competências motoras emalunos de seis anos, do primeiro ano de escolaridade (Educación Física: Evaluación de las habilidades motoras en los estudiantes de seis años, en el primer año de escolarización). Retos, 31, 259-263. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.53500
Rueda, J. A. A., Zagalaz, J. C., López, R. C., & Sánchez, M. L. Z. (2015). Propuesta didáctica bilingüe para educación física en educación primaria. Juegos populares y tradicionales ingleses. RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (28), 116-121. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/34898
Vargas Alzate, L. F., & Agudelo Velásquez, C. A. (2015). Propuesta metodológica para mejorar las capacidades coordinativas en Ultimate Frisbee. Viref Revista de Educación Física, 4(3), 1-57. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7889873
Viñes, N., & Ramírez, F. (2020). Concepciones del juego en la Vida en la Naturaleza en la formación de profesores en Educación Física. Educación Física y Ciencia, 22(2). https://www.researchgate.net/publication/347532923_Concepciones_del_juego_en_la_Vida_en_la_Naturaleza_en_la_formacion_de_profesores_en_Educacion_Fisica