Jogar como um facilitador do conhecimento do direito ambiental
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi demonstrar o uso de jogos recreativos em atividades de educação ambiental para contribuir para a promoção e aprendizagem de normas legais ambientais aplicáveis à comunidade, a fim de enfrentar os problemas ambientais existentes.
Materiais e métodos: Foram utilizados métodos teóricos como: análise-síntese, histórico-lógica, indução-dedução, que permitiram generalizações com respeito às posições teóricas e conclusões a serem alcançadas, e as qualidades dos jogos recreativos a serem estudadas e particularizadas. Uma entrevista semi-padronizada também foi utilizada para diagnosticar o uso de jogos por especialistas da comunidade.
Resultados: O trabalho nos permitiu ratificar a eficácia da associação de jogos recreativos em atividades de educação ambiental como forma de contribuir para o conhecimento necessário sobre a legislação ambiental em uma comunidade.
Conclusões: A implementação do jogo tornou possível ligar a comunidade aos problemas ambientais existentes e sua possível solução, aumentando o conhecimento através destas atividades tanto da educação ambiental quanto da legislação ambiental.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Caraballo Maqueira, L. (2017). Derecho Ambiental, un instrumento de gestión eficaz para la conservación de la diversidad biológica, Ciudad de la Habana. vLex. https://cuba.vlex.com/vid/derecho-ambiental-instrumento-gestion-792299049
Constitución de la República de Cuba. (2019). Gaceta oficial (pág. 16). La Habana: Asamblea Nacional.
Hakkarainen, P. (2008). The zone of proximal development in play and learning. Cultural-Historical Psychology, 4(4), p. 211. https://psyjournals.ru/en/kip/2008/n4/Hakkarainen_full.shtm: https://psyjournals.ru/en/kip/2008/n4/Hakkarainen_full.shtml
Herrera, M. P. (2020). Análisis de la concepción de docentes y estudiantes sobre el juego como recurso didáctico para el aprendizaje: experiencia en la educación primaria. Horizonte educativo. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27060320011
Hiuzinga, J. (2000). Homo Ludens. España: Alianza/Emecé. https://eva.isef.udelar.edu.uy/pluginfile.php/2157/mod_resource/content/3/Huizinga%20-%20Homo%20Ludens%20%281%29.pdf
Putton, Gisele Mariotti. Cruz Pollyanna Santos da. (2021). La importancia del juego en el proceso de aprendizaje de la enseñanza en la educación infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 11(5-6) p. 114-125. ISSN: 2448-0959. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacion-es/aprendizaje-de-la-ensenanza
Márquez Delgado, D. L. (2021). La educación ambiental: evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y sociedad 13(2), 301-310. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202021000200301
Minerva Torres, C. (2002). El juego: una estrategia importante. Educere. 6(19) pp. 289-296. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35601907
Mora, C. A. (2015). El juego como método de aprendizaje. Rollos Nacionales, Nodos y nudos. 4(40). ISSN: 0122-4328. pp. 137-144. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article /download/5244/4010
Piaget, J. (1990). La formación del símbolo en el niño. Fondo de Cultura Económica, 2019. ISBN: 6071663873, 9786071663870. pp. 401. https://books.google.com.cu/books/about/La_formaci%C3%B3n_del_s%C3%ADmbolo_en_el_ni%C3%B1o.html?id=2m7DDwAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Rios Quiles, M. P. (2013). El Juego como estrategia de aprendizaje en la primera etapa de educación infantil. Madrid: Universidad Internacional de la Rioja (UNIR). https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/1910/2013_01_31_TFM_ESTUDIO_DEL_TRABAJO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Rivera, L. (2009). Educación Preescolar: Entre la expresión y el juego como medios de formación integral. Educación y Educadores, 5, pp. 127-142. https://bit.ly/36jORSx
Sánchez-Domínguez, J. P., et al (2020). El juego como representación del signo en niños y niñas preescolares: un enfoque sociocultural. Revista Educación, 44(2). https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/40567
Tamayo Giraldo, A. &. (2016). El juego como mediación pedagógica en la comunidad de una institución de protección, una experiencia llena de sentidos. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 13(1), pp. 105-128. https://www.redalyc.org/pdf/1341/134152136006.pdf
Vilanova, S. M. (2011). Las concepciones sobre la enseñanza y el aprendizaje en docentes universitarios de ciencias. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 2I (3), pp. 53-75. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722011000100003