Impacto dos tutoriais na formação integral dos estudantes universitários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Rafael Guffante Naranjo
Tania María Guffante Naranjo
Virginia Barragán Erazo
Manuel Antonio Meneses Freire

Resumo

As vertiginosas mudanças na sociedade obrigam as Instituições de Ensino Superior (IES) a formar cidadãos com competências profissionais e pessoais capazes de enfrentar desafios permanentes. Neste contexto, o trabalho do professor-tutor contribui significativamente para este fim e deve ser reforçado. Para o efeito, foi realizado um diagnóstico com o objectivo de conhecer o estado de implementação dos tutoriais e o seu impacto na formação dos estudantes. O ponto de partida foi uma análise bibliográfica da concepção e prática da tutoria universitária a fim de determinar, por meio de um estudo quantitativo, os critérios dos estudantes como principais atores. A amostra probabilística consistiu em 180 estudantes, de uma população de 1557, da Faculdade de Ciências da Educação, Humanidades e Tecnologias da Universidade Nacional de Chimborazo, aos quais foi aplicado um inquérito cientificamente validado, que determinou 97% de fiabilidade e 95% de confiança, o que significa uma elevada percentagem de correspondência entre as variáveis de estudo e as escalas de medição. Estes estudantes recebem várias disciplinas, incluindo algumas relacionadas com atividade física e desporto. Os resultados obtidos foram submetidos a análises inferenciais multivariadas, o que nos permitiu verificar a tendência dos estudantes no que diz respeito à atividade tutorial oferecida pela instituição de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Guffante Naranjo, F. R., Guffante Naranjo, T. M., Barragán Erazo, V., & Meneses Freire, M. A. (2022). Impacto dos tutoriais na formação integral dos estudantes universitários. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 17(2), 622–640. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1277
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Fernando Rafael Guffante Naranjo, Universidad Nacional de Chimborazo

Magister en Informática Educativa

Tania María Guffante Naranjo, Universidad Nacional de Chimborazo

Doctor en Estadística e Investigación Operativa

Virginia Barragán Erazo, Universidad Nacional de Chimborazo

Magister en Educación Parvularia

Manuel Antonio Meneses Freire, Universidad Nacional de Chimborazo

Doctor en Estadística e Investigación Operativa

Referências

Gabrie, A. B., Díaz, F. T., Robledo, P. R., Rebolledo, P. V., Seguel, F. A., González, V. S., & Dupre, M. W. (2017). El modelo de acción tutorial grupal entre pares del programa académico de bachillerato de la universidad de Chile: Una herramienta para promover la permanencia universitaria. Congresos CLABES. (págs. 2-10). Córdoba: Universidad Tecnológica de Panamá. 11 de octubre de 2021. https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1580

Gairín, J., Guillamón, C., Quinquer, D., &Feixas, M. (2004). La tutoría académica en el escenario europeo de la Educación Superior. Revista interuniversitaria de formación del profesorado: RIFOP, 49, 61-78. 10 de octubre de 2021. https://web.ua.es/es/ice/documentos/tutorial/material /ivjornada/la-tutoria-academica.pdf

Galán, P., & Lara, A. (2021). Innovación en ciencias del deporte: Aplicaciones tecnológicas desde una visión práctica. Sevilla: Wanceulen S.L. https://books.google.com.cu/books/about/Innovaci%C3%B3n_en_ciencias_del_deporte.html?id=a6kaEAAAQBAJ&redir_esc=y

García, P. B. (2018). Los deportistas de élite en el sistema universitario español. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 33, 162-168. doi:10.47197/retos.v0i33.55773. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/55773

González, A. I., Blanco, P. J., Márquez, Y., & García, M. E. (2018). La acción tutorial y la Orientación Educativa en la Educación de Adultos; una propuesta de revisión y mejora de las tutorías en radio ECCA. European Journal of Open Education and E-learning Studies, 2(2), 118-119. doi:10.46827/ejoe.v0i0.1354. https://oapub.org/edu/index.php/ejoe/article/view/1354

Larrea, E. (2018). El currículo de la educación superior desde la complejidad sistémica. 12 de octubre de 2021. Consejo de Educación Superior: https://www.ces.gob.ec/doc/regimen_academico/propuesta_reglamento /presentacion%20plan%20excelencia%20luis%20vargas%20torres.pdf

Martínez, B. J. S. A., Gálvez, S. M., Alfonso, M., & Martínez, M. H. (2020). Nivel de actividad física en estudiantes en función de la edad, el género, tipo de deporte practicado y su orientación motivacional. Espiral. Cuadernos del profesorado, 13(27), 160-169. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7553428

Miranda, R. A. (2018). La tutoría universitaria: una tarea pendiente. PsiqueMag, 7(1), 13-24. doi:10.18050/psiquemag.v7i1.169. http://revistas.ucv.edu.pe/index.php/psiquemag/article/view/169

Molano-Tobar, N. J., Vélez-Tobar, R. A., & Rojas-Galvis, E. A. (2019). Actividad física y su relación con la carga académica de estudiantes universitarios. Hacia la Promoción de la Salud, 24(1), 112-120. https://www.researchgate.net/publication/331210184_Actividad_fisica_y_su_relacion_con_la_carga_academica_de_estudiantes_universitarios

Pina, F. H., Nieto, M. C. R., Lara, E. R., & Cruz, J. E. E. (1910). Enfoques de aprendizaje en alumnos universitarios de la titulación de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de España y México. Revista iberoamericana de Educación, (53/7). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3696780

Post, E. G., Rosenthal, M. D., &Rauh, M. J. (2019). Attitudes and beliefs towards sport specialization, colleg escholarships, and financial investment among high school baseball parents. Sports, 7(12), 247. doi:10.3390/sports7120247. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6955882/

Ravelo Peña, M., Bonilla Vichot, I. D., Martell Socarras, M., & Toledo González, M. (2019). La formación y desarrollo de la competencia investigativa, una experiencia en Pinar del Río. Mendive. Revista de Educación, 17(1), 54-68. el 10 de Octubre de 2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1815-76962019000100054&script=sci_arttext&tlng=en

Rodríguez, I. (2017). La calidad de la educación superior y la reestructuración del programa de tutoría. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. RIDE Revista Iberoamericana para la investigación del Desarrollo Educativo, 8(15), 135-154. doi:10.23913/ride.v8i15.294. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672017000200135

Rodríguez-Torres, Á. F., Páez-Granja, R. E., Paguay-Chávez, F. W., & Rodríguez-Alvear, J. C. (2018). El profesorado de educación física y la promoción de salud en los centros educativos. The Physical Education teaching staff and the health promotion in the educational centers. Arrancada, 18(34), 215-235. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/252

Sánchez-Pato, A., Pascual, E. C., García, L. M., Estero, J. L., & García-Roca, J. A. (2018). Estudio del éxito académico de un modelo universitaro de carrera dual en deportistas-estudiantes según género, nivel de estudios y deporte. Revista Española de Educación Física y Deportes, 421, 3547. doi:10.55166/reefd.vi421.664. https://www.reefd.es/index.php/reefd/article/view/664

Santos-Pastor, M. L., Martínez-Muñoz, L. F., Garoz-Puerta, I., & García-Rico, L. (2021). La reflexión en el Aprendizaje-Servicio Universitario en Actividad Física y Deporte. Claves para el aprendizaje personal, académico y profesional. Contextos Educativos. Revista de Educación, (27), 9-29. https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/4574

Santiago Bazán, C. (2018). Programa de intervención educativa para promover el cambio de actitud hacia la actividad física y la mejora del estilo de vida de los estudiantes de Tecnología Médica en una universidad privada. Horizonte Médico (Lima), 18(2), 53-59. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6548646

UNACH. (2019). Reglamento de tutorías académicas de la Universidad Nacional de Chimborazo. Chimborazo: UNACH Ed. 12 de octubre de 2021. https://www.unach.edu.ec/images/pdf/reglamento%20de%20tutorias%20academicas_2019_C.pdf