Test para evaluar la representación mental de los conocimientos técnicos y dinámicos en las acciones deportivas preestablecidas en las poomsae del taekwondo/Test to evaluate the mental representation of technical and dynamic knowledge in pre-established s
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho consistiu em determinar, por meio de um teste, o nível de conhecimento do componente técnico e dinâmico que o atleta possui no plano mental de um complexo de exercícios pré-estabelecidos como o taekwondo poomsae mundial.
Materiais e métodos: Foram utilizados os métodos empíricos de revisão documental e teste de medição, bem como os métodos teóricos de indutivo-dedutivo e abstração. Da mesma forma, foi utilizada uma fórmula para determinar a eficácia da disposição técnica e dinâmica da poomsae, bem como o uso dos procedimentos estatísticos das distribuições empíricas de freqüência com distribuição percentual. A população foi um estudo de dez especialistas em taekwondo, dos quais o assunto número oito é apresentado como um estudo de caso.
Resultados: Entre os resultados fundamentais, foram identificadas omissões na organização técnica, mas também aspectos dinâmicos importantes no modelo interno do assunto estudado que não foram detectados antes e que agora com esta proposta podem ser tratados metodologicamente com maior foco a fim de erradicá-los.
Conclusões: As referências teóricas sobre o tema de estudo, apoiaram as análises e inferências teóricas expressas pelos autores sobre a viabilidade teórica do teste estudado, no qual foi apreciado um enriquecimento didático e metodológico de seu conteúdo e avaliação.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Angulo Vergara, Martha Lucrecia, & Arteaga Valdés, Eloy. (2018). Las representaciones mentales en la aprehensión de conceptos matemáticos: formación del concepto de fracción. Conrado, 14(63), 147-154. Epub 06 de junio de 2018. 27/10/2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442018000300147&lng=es&tlng=es.
Cancino; Sainz de la Torre N; Fernández R. (2001). Prueba psicológica adecuada a las características de los Taekwondistas para evaluar la representación motora de las técnicas del taekwondo. (Material Didáctico). La Habana, Cuba: UCCFD Manuel Fajardo, h 60.
Del Monte Del Monte, Liliana., Fernández Fonseca, Roberto. (2018). Presentación a los Entrenadores del Informe de los resultados del Protocolo Integral de Pruebas para evaluar el Programa Mental de la Acción Técnica en los taekwondistas del Equipo Nacional de Poomsae. La Habana, Cuba: Centro de Investigación del Deporte Cubano, p. 2, 5.
Fernández Fonseca, Roberto. (2016). Programa Integral de Preparación del Taekwondista. Federación Cubana de Taekwondo, La Habana, Cuba: INDER, p. 258.
Forteza, A. (1999). Direcciones del entrenamiento deportivo. EFDeportes.com, Revista digital Buenos Aires. 4(1) 7. p 5. https://www.efdeportes.com/efd27/direc.htm
González, S., Fernández, R. (2019) Diagnóstico de la Modalidad de las Poomsae en el Alto rendimiento del Taekwondo escolar en ciudad La Habana. Revista IPLAC, Publicación Latinoamericana y Caribeña de Educación. con RNPS No. 2140 / ISSN 1993-6850.
Montero Herrera, Bryan. Carazo Vargas, Pedro (2019). Beneûcios de la práctica mental en la práctica deportiva. Apuntes de Educación Física y Deportes, 35(135) pp. 82-99. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2019/1).135.06- https://www.redalyc.org/journal/5516/551657706006/html/
Murillo Jara, Luis. (2020). Contenido mental y el cuerpo representado en la acción. Areté, 32 (1), 115-136. https://dx.doi.org/10.18800/arete.202001.006.
Palmi Guerrero, J., & Riera Riera, J. (2017). Las competencias del deportista para el rendimiento. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(1), 13-18. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232017000100002&lng=es&tlng=es.
Pérez acosta, G. (2018). Las representaciones mentales como herramienta para la interpretación musical y sus características desde la práctica instrumental: un estudio en el marco de la ciencia cognitiva. Epistemus. 6(1) (2018). https://doi:10.21932/pistemus.6.3942.1.
Sainz de la Torre León, N., Inufio, Díaz, R. (2015): El diagnóstico de la representación de la técnica deportiva. Primera parte. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires 20 (203), https://www.efdeportes.com/efd208/la-representacion-de-la-tecnica-deportiva-ii.htm
Taekwondo Mundial (2017) Reglamento & interpretación de arbitraje en competencias de poomsae de taekwondo (Arias Bonilla, Y. N. trad). Publicado por La Mundial de Taekwondo, Seúl, Corea. http://mastkd.com/2018/09/reglamentos-y-documentos-de-poomsae-del-taekwondo-wt/.
Tarqui Silva, Leonardo Eliecer. (2021). Microciclo de psicodiagnóstico deportivo y entrenamiento mental en atletas de altorendimiento de Ecuador. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(3), 881-891. Epub 16/09/2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522021000300881&lng=es&tlng=es.
Ursino D. J., Cirami L. y Barrios, R. M. (2018). Aportes de la psicología del deporte para conceptualizar, operacionalizar y maximizar el rendimiento deportivo anuario de investigaciones, l. 25, pp. 331-339, 2018. Universidad de Buenos Aires. https://www.redalyc.org/journal/3691/369162253040/html/
Verkhoshansky, Y (2002). Teoría y Metodología del Entrenamiento Deportivo. Barcelona, España: Paidotribo, p. 35. https://fisiologiayanatomia.files.wordpress.com/2018/04/teoria-y-metodologia-del-entrenamiento-deportivo-verjonshansky.pdf
World Taekwondo (2019). Poomsae competition rules & Interpretation. Korea: Published by World Taekwondo Federation, p. 25.
Yungán Pinda, C. E. (2020). De la representación mental a la lectura comprensiva: un reto en estudiantes de EGB media. Revista Boletín Redipe, 9(2), 101-107. https://doi.org/10.36260/rbr.v9i2.913