Considerações sobre as pressões ambientais que influenciam o desempenho do tênis de mesa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O trabalho apresentado faz parte de uma das investigações contidas no projeto institucional "Tênis de mesa para o desenvolvimento integral do ser humano, sistematização a partir da disciplina Atividade física, esporte e recreação: massificação do esporte escolar". Esta pesquisa tem como objetivo avaliar, por meio de um estudo diagnóstico, se as pressões ambientais afetam a prática do tênis de mesa em estudantes da Universidade Técnica "Luis Vargas Torres", Esmeraldas. Depois de realizar uma análise teórica de algumas informações básicas sobre as pressões ambientais no esporte, foi aplicado um conjunto de pesquisas, entrevistas, revisão documental e testes para confirmar a presença de pressões ambientais em relação direta com as pressões psicológicas e físicas. Concluiu-se que as pressões relacionadas ao público, ao limite de tempo e ao placar foram as mais significativas e, como consequência, devem ser tomadas medidas para prevenir seus impactos, bem como considerar sua inclusão nas diretrizes metodológicas para o treinamento de tênis de mesa.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alonso, R. G., & Vega, E. L. (1994). Estados depresivos en el deporte. Revista de sanidad e higiene pública, 68(2), pp. 317-328. https://www.sanidad.gob.es/va/biblioPublic/publicaciones /recursos_propios/resp/revista_cdrom/VOL68/68_2_317.pdf
Florean, A. (2012) Una Experiencia distinta en Psicología del Deporte (Referato de Rugby). A SOCIACIÓN DE PSICOLOGÍA DEL D EPORTE A RGENTINA. https://www.psicodeportes.com/apdawp/wp-content/uploads/2015/08/Florean-Una-Experiencia-distinta-en-Psicologia-del-deporte.pdf
García Pazmiño, M. A. (2016). Presiones deportivas y disposición combativa. Psicología del deporte.
Jaramillo, J. C. S., & Arango, J. C. (2019). Efectos de un plan de entrenamiento estructurado en ejercicios técnico-tácticos sobre los errores no forzados en competencia en deportistas de tenis de mesa. VIREF Revista de Educación Física, 8(2), pp. 83-96. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7889934
Frester (1972) Test de Síntoma de Carga. Paul Kunath et al. Aportes a la Psicología Deportiva, Editorial Orbe, La Habana, Cuba. https://www.psicodeportes.com/apdawp/wp-content/uploads/2015/05/Frester-El-Test-del-S%C3%ADntoma-de-Carga.pdf
Gómez, Sandalio & Opazo, Magdalena & Marti, Carlos, 2008. "Características estructurales de las organizaciones deportivas: Principales tendencias en el debate académico," IESE Research Papers D/730, IESE Business School. https://ideas.repec.org/p/ebg/iesewp/d-0730.html
Harris, D. V. & Harris, B. L. (1992). Psicología del deporte: integración mente cuerpo. Barcelona: Editorial Hispano Europea. ISBN: 84-255-0756-1 https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=181247
Huie Martínez, M., Cañizares Hernández, M., & Martínez Hernández, M. D. R. (2021). Entrenamiento psicológico para la estimulación de la resiliencia en el equipo nacional de tenis de mesa. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(3), pp. 917-933. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522021000300917
Iglesias, X., Gasset, A., González, C., & Anguera, M. (2010). Interacción competitiva y presión ambiental en deportes de combate: aplicación de la metodología observacional. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el deporte. 5(2). pp. 267-282 https://www.redalyc.org/pdf/3111/311126268007.pdf
López, J. C. (2009). Habilidades psicológicas para la mejora del rendimiento en tenis de mesa. Cuadernos de psicología del deporte, 9(1), pp. 53-72. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=227017637005
Pradas, F., Floria Martín, P., González-Jurado, J. A., Carrasco, L., & Bataller, V. (2012). Desarrollo de una herramienta de observación individual del tenis de mesa. Journal of Sport and Health Research, 4(3), pp. 255-268. https://rio.upo.es/xmlui/handle/10433/9369
Rozo, K. D. (2022). Mujer, deporte y discapacidad. Relatos de vida de jugadoras de la selección Colombia de tenis de mesa adaptado. Lúdica Pedagógica, 1(36), pp. 1-17. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/16995/10845
Sancesario-Pérez, L. A., Romero-Esquivel, R. J., & Núñez-Aliaga, F. (2020). Patrones del desarrollo físico-motor en niños de 9-14 años de un municipio cubano. Acta Pediátrica de México, 40(5), pp. 256-266. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=90511
Thibault, L., Frisby, W., & Kikulis, L. M. (1999). Interorganizational linkages in the delivery of local leisure services in Canada: Responding to economic, political and social 263-279.pressures. Managing leisure, 4(3), pp. 125-141.
Valladares Fuente, F. E. (2019) La estabilidad psicológica en la actividad deportiva. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(3), pp. 334-336, ISSN 1996-2452. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/865.
Williams, A. M., Vickers, J., & Rodrigues, S. (2002). The effects of anxiety on visual search, movement kinematics, and performance in table tennis: A test of Eysenck and Calvo's processing efficiency theory. Journal of Sport and Exercise Psychology, 24(4), pp. 438-455. https://psycnet.apa.org/record/2002-08648-007