Jogos coordenativos para a inclusão de alunos com Síndrome de Down na aula de Educação Física.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os jogos coordenativos estimulam a ação motora, psicossocial e comunicativa em crianças com deficiência. O objetivo da pesquisa apresentada foi propor uma alternativa educacional para potencializar o jogo como elemento dinâmico para a inclusão de alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física, na unidade educacional Atahualpa, na cidade de Ambato. Possui uma abordagem mista, pois se baseia na coleta, análise e integração de pesquisas quantitativas e qualitativas, para uma melhor compreensão do problema a ser investigado, onde métodos teóricos como histórico-lógico, análise-síntese e entre os métodos empíricos o revisão documental, observação e levantamento. Os resultados alcançados no diagnóstico exigem uma solução urgente para o problema existente. Assim, propõe-se uma alternativa educacional para potencializar o jogo como elemento dinâmico para a inclusão de alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física, na unidade educacional Atahualpa, na cidade de Ambato, cuja avaliação teórica juntamente com a implementação prática levou a a melhoria da qualidade do processo de inclusão nas aulas de EF, a partir da implementação de um sistema com ações sistêmicas, sistemáticas, projetivas, coordenadas e contextualizadas, que respondam às crescentes necessidades dos alunos com SD.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alfonso Moreira, Y., Olaya Mayor, R. D., Alfonso Moreira, Y., & Olaya Mayor, R. D. (2019). El juego y su concepción renovadora e inclusiva en la Educación Inicial. Conrado, 15(70), 74-80. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1990 -86442019000500074&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Bennasar-García, M. I. (2022). Estrategias pedagógicas de la educación física en alumnos con discapacidades y necesidades educativas especiales. Encuentros. Revista de Ciencias Humanas, Teoría Social y Pensamiento Crítico., Extra, Article Extra. https://doi.org/10.5281/zenodo.6551183
Brito, S., Basualto Porra, L., & Reyes Ochoa, L. (2019). Inclusión Social/Educativa, en Clave de Educación Superior. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 157-172. https://doi.org/10.4067/S0718-73782019000200157
Campuzano, L. G., & Cuellar, Á. M. U. (2021). Las representaciones sociales sobre la educación inclusiva desde la perspectiva del docente universitario. Psicoespacios, 15(27), Article 27. https://doi.org/10.25057/21452776.1413
Coronado Hincapie, I. L., & Duran Peña, C. P. (2023). Los juegos cooperativos para la resolución pacífica de los conflictos.
Delgado, P. (2022, junio 14). La educación inclusiva: Un proceso complicado pero necesario. Observatorio / Instituto para el Futuro de la Educación. https://observatorio.tec.mx/edu-news/la-educacion-inclusiva-un-proceso-complicado-pero-necesario/
García-Martín, N., González, R. P., José, C. C.-S., & Encinas, M. C. (2020). INCLUSIÓN EDUCATIVA A TRAVÉS DEL APRENDIZAJE BASADO EN JUEGOS DE.
González, C. B. D. G. C. B. D., & Bracho, A. J. L. (2021). Avances legales, teóricos y curriculares en materia de inclusión de niños con síndrome de down y otras discapacidades. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(4), 5479-5495. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i4.702
González-Cordero, L. H., & Jarrín-Navas, S. A. (2021). Los juegos tradicionales en la educación física como método de desarrollo de las capacidades coordinativas. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(2), 234. https://doi.org/10.35381/r.k.v6i2.1238
Indarte, D. C. A., & Morocho, E. K. A. (2020). ESTRATEGIA METODOLÓGICA INCLUSIVA PARA NIÑOS CON SÍNDROME DE ASPERGER EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA. Revista Cognosis. ISSN 2588-0578, 5(1), Article 1. https://doi.org/10.33936/cognosis.v5i1.2182
Jaramillo Martínez, H. A., Hernández Huertas, A. C., Fajardo Cruz, D. E., & Torres Pasos, F. M. (2021). La incidencia de los juegos cooperativos en el fortalecimiento de la convivencia escolar. Lúdica Pedagógica, 1(34), 81-94. https://doi.org/10.17227/ludica.num34-14079
Lafuente Fernández, J. C., Díaz-Tejerina, D., Uría-Valle, P., & Fernández-Río, J. (2024). Los juegos tradicionales: Herramienta de inclusión en la formación de futuros docentes de Educación Física. Retos, 54, 561-567.
Lormendez Trujillo, N., & Cano Ruiz, A. (2020). Educación inclusiva de preescolares con síndrome de Down: La mirada de un grupo de educadoras de Veracruz, México. Actualidades Investigativas en Educación, 20(2), 27. https://doi.org/10.15517/aie.v20i2.41665
Merizalde, A. M. M., Zamora, E. J. A., & Guzmán, M. del C. (2022). Socialización educativa en niños con Síndrome de Down: Un camino hacia la inclusión. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 5(1), Article 1. http://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/471
Ñacato, J. C. M. Ñ. M., Sotomayor, L. F. X. N., Zapata, M. C. A., & Vásquez, M. A. B. (2020). El desarrollo de los enfoques curriculares de educación física a través del aprendizaje cooperativo. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(2), Article 2. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i2.1324
Posso-Pacheco, R. J., Barba-Miranda, L. C., Rodríguez-Torres, Á. F., Núñez-Sotomayor, L. F. X., Ávila-Quinga, C. E., Rendón-Morales, P. A., Posso-Pacheco, R. J., Barba-Miranda, L. C., Rodríguez-Torres, Á. F., Núñez-Sotomayor, L. F. X., Ávila-Quinga, C. E., & Rendón-Morales, P. A. (2020). Modelo de aprendizaje microcurricular activo: Una guía de planificación áulica para Educación Física. Revista Electrónica Educare, 24(3), 294-311. https://doi.org/10.15359/ree.24-3.14
Sierra Salcedo, R. A., & Imbert Stable, N. (2020). La alternativa y su conceptualización en el contexto pedagógico. 16(2).
Torres, J. J. P., Banchón, I. P. S., & Caraballo, G. de la C. M. (2024). Estrategia metodológica: Una práctica de inclusión de estudiantes con Síndrome de Down en Educación Física. Journal of Science and Research, 9(1), Article 1. https://revistas.utb.edu.ec/index.php/sr/article/view/3026