Ensino táctico-ofensivo em jogadores de futebol sub-12: a sua importância teórica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Oswaldo Michael Gualoto Andrango

Resumo

A formação dos fundamentos táctico- ofensivos envolve a modelação de todas as ações tácticas possíveis quando a equipa está na posse da bola; a gestão eficiente destes fundamentos permite aumentar o desempenho desportivo, daí a necessidade de conhecer a importância prática e teórica, em termos de tomada de decisões metodológicas como parte do processo ensino-aprendizagem, enfatizando em categorias de iniciação. O objectivo desta investigação é avaliar teoricamente a importância do treino táctico-ofensivo em jogadores de futebol sub-12 através da consulta de especialistas. Para tal, o autor baseia-se numa pesquisa descritiva-analítica, estudando seis variáveis que denotam a importância teórica do treino táctico-ofensivo, variáveis qualificadas por 26 especialistas nacionais de futebol infantil. Como resultados, as notas médias foram determinadas, obteve-se uma qualificação geral qualitativa de médio-alto, com um nível de concordância entre especialistas de nível aceitável (w=0,520). A importância teórica do treino táctico-ofensivo para jogadores de futebol sub-12 foi classificada como média-alta. É considerada a necessidade de melhorar o pessoal técnico equatoriano no tema de estudo, dada a existência de uma relativa subavaliação do treino táctico-ofensivo e a falta de conteúdo da preparação do atleta, relacionada com a abordagem táctico-ofensiva do treino do jogador de futebol iniciante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gualoto Andrango, O. M. (2021). Ensino táctico-ofensivo em jogadores de futebol sub-12: a sua importância teórica. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 16(1), 158–167. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1020
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografia Autor

Oswaldo Michael Gualoto Andrango, Universidad Central del Ecuador, Quito

Licenciado en Ciencias de la Educación, Mención Educación Física

Referências

Caballero, F. J. M. (2008). FÚTBOL. Recursos y consignas para el entrenamiento técnico-táctico. Editorial Paidotribo. http://www.paidotribo.com/futbol/851-futbol-recursos-y -consignas-para-el-entrenamiento-tecnico-tactico.html

Cadena-Cataña, M. R. (2017). Estudio de los fundamentos tácticos ofensivos y defensivos del fútbol y su incidencia en la formación deportiva de los jugadores de las categorías sub 12, 13 y 14 del club especializado de alto rendimiento Independiente del Valle en Sangolquí en el 2016 (Tesis de Grado, Universidad Técnica del Norte, Facultad de Educación Ciencia y Tecnología). Universidad Técnica del Norte, Facultad de Educación Ciencia y Tecnología, Ibarra. http://repositorio.utn.edu.ec/bitstream/123456789/6689/1 /05%20FECYT%203113%20TRABAJO%20DE%20GRADO.pdf

Calero Morales, S. (2014, marzo 11). Fundamentos del entrenamiento optimizado. Cómo lograr un alto rendimiento deportivo en el menor tiempo posible. 1, 2-76. Quito, Ecuador: Quito: Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE. https://www.researchgate.net/publication/320053667_Fundamentos_del_entrenamiento_optimizado_Como_lograr_un_alto_rendimiento_deportivo_en_el_menor_tiempo_posible

Calero Morales, S., & González Catalá, S. A. (2014). Teoría y Metodología de la Educación Física. Quito, Ecuador: Editorial de la Universidad de las Fuerzas. https://www.researchgate.net/publication/319761738_Teoria_y_Metodologia_de_la_Educacion_Fisica

Calero-Morales, S. (2014). Optimización del proceso de dirección del entrenamiento en deportes de cooperación-oposición. Guayaquil: Eduquil: Universidad de Guayaquil, Facultad de Educación Física, Deportes y Recreación (FEDER).

Díaz, L. M. (2020). Perspectivas teóricas-metodológicas del pensamiento táctico.: Contribuciones para potenciar las habilidades pedagógicas del entrenador de voleibol. Revista Con - Ciencias del Deporte, 2(2), 171-192. http://revistas.unellez.edu.ve/index.php/rccd/article/view/1049

Gallardo Carbo, G. B., García Vélez, W. R., Feraud Cañizares, R. A., & Paredes Echeverría, C. A. (2019). Perfeccionamiento en la técnica de conducción, golpeo y recepción en futbolistas de iniciación. Lecturas: Educación Física y Deportes, 24(251), 42-61. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1243

Gonzaga, A. dos S., Albuquerque, M. R., Malloy-Diniz, L. F., Greco, P. J., & Costa, I. T. da. (2014). Affective Decision-Making and Tactical Behavior of Under-15 Soccer Players. PLOS ONE, 9(6), e101231. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0101231

Infante, L. E., Aliaga, F. N., & Cuadro, H. N. (2019). El modelo integrador para la enseñanza de la técnica del fútbol en la base, en la categoría infantil (Original). Revista científica Olimpia, 16(56), 196-209. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/916

Jukic, I., Prnjak, K., Zoellner, A., Tufano, J. J., Sekulic, D., & Salaj, S. (2019). The Importance of Fundamental Motor Skills in Identifying Differences in Performance Levels of U10 Soccer Players. Sports (Basel, Switzerland), 7(7). https://doi.org/10.3390/sports7070178

Machado, J. C., Ribeiro, J., Palheta, C. E., Alcântara, C., Barreira, D., Guilherme, J., Scaglia, A. J. (2019). Changing Rules and Configurations During Soccer Small-Sided and Conditioned Games. How Does It Impact Teams' Tactical Behavior? Frontiers in Psychology, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01554

Marcos Valdés, A., Martínez Hernández, M. del R., & Martín Agüero, O. J. (2016). Ejercicios para mejorar la táctica ofensiva (pase asistencia) del equipo de fútbol de la UCCFD de La Habana, Cuba. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 20(214), 1-6. https://www.efdeportes.com/efd214/ejercicios-para-la-tactica-ofensiva-de-futbol.htm

Martin, D., Carl, K., & Lehnertz, K. (2007). MANUAL DE METODOLOGÍA DEL ENTRENAMIENTO DEPORTIVO. Editorial Paidotribo. http://www.paidotribo.com/entrenamiento-deportivo/544-manual-de-metodologia-del-entrenamiento-deportivo.html

Peitersen, B. (2007). TÉCNICA DEL FÚTBOL. El ABC del entrenamiento juvenil. Editorial Paidotribo. http://www.paidotribo.com/futbol/702-tecnica-del-futbol-el-abc-del -entrenamiento-juvenil.html

Pulling, C., Twitchen, A., & Pettefer, C. (2016). Goal Format in Small-Sided Soccer Games: Technical Actions and Offensive Scenarios of Prepubescent Players. Sports, 4(4). https://doi.org/10.3390/sports4040053

Ray Castro, L. (2011). Ejercicios técnicos y tácticos ofensivos para mejorar la selección de la superficie de golpeo en la ejecución del tiro a gol en los delanteros del equipo de fútbol 1a categoría de Guantánamo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 16(160), 1-12. https://www.efdeportes.com/efd160/ejecucion-del-tiro-a-gol-en-futbol.htm

Rivera, J. L. V., García, J. C. S., & Goenaga, N. N. D. (2020). PERIODIZACION TACTICA APLICADA EN EL ENTRENAMIENTO OFENSIVO DEL FUTBOL JUVENIL. ACTIVIDAD FÍSICA Y DESARROLLO HUMANO, 9(0). https://doi.org/10.24054/16927427.v0.n0.2018.3736

Rizzo Ruiz, J. R. (2017). Ejercicios técnicos táticos para mejorar el proceso de enseñanza aprendizaje del fútbol en la categoria sub 10 del Club Dinamo de Salitre. (Tesis de Grado, Universidad de Guayaquil, Facultad de Educación Física, Deportes y Recreación). Universidad de Guayaquil, Facultad de Educación Física, Deportes y Recreación, Guayaquil, Ecuador. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/22931

Sánchez, J. S., Cabezón, J. M. Y., & González, O. M. (2013). Estudio del nivel de diversión generado por la aplicación de un programa de entrenamiento técnico y otro táctico en futbolistas jóvenes. Cuadernos de Psicología del Deporte, 13(1), 95-102. https://revistas.um.es/cpd/article/view/177231