Diagnóstico do processo de treinamento técnico na luta livre olímpica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Em vista disto, a pesquisa teve como objetivo diagnosticar o estado atual do processo de treinamento técnico na luta livre olímpica.
Materiais e métodos: Para este fim, foi realizado um estudo longitudinal de 2012 a 2021, selecionando 18 gerentes, 59 lutadores e 24 treinadores como amostra. Dois telefones celulares foram usados para gravar e obter as imagens dos surtos, de onde foram feitas as observações da técnica. Os métodos utilizados foram dialético-materialista, bem como métodos teóricos e empíricos, incluindo revisão de documentos, entrevista, levantamento e observação, enquanto que a triangulação metodológica foi utilizada como ferramenta de verificação, fundamental no processo de descrição do objeto de estudo.
Resultados: Os procedimentos aplicados determinaram a existência de dificuldades na direção pedagógico-desportiva, o sistema de conteúdo técnico-científico e a análise de fatores-chave da técnica, em particular, com o manuseio do modelo de ação (videoteca), a vídeo-análise (parâmetros de execução), o fator comum (seleção de casos de sucesso e insucesso) e os documentos de trabalho (fichas técnicas e lista de verificação).
Conclusões: Finalmente, são apresentadas as diretrizes de um modelo didático de treinamento técnico, baseado em uma elaboração sistêmica dos conteúdos técnico-científicos e na análise de fatores-chave, considerando as tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Betto, F. (2021). Educación y Pandemia. Conferencia virtual en el Congreso Pedagogía 2021. 03 de febrero de 2021, La Habana, Cuba pp. 4.
García Tascón, M., Teva Villén, M.R. (2021). Innovación y nuevas tecnologías en el ámbito de la actividad física. Ed. Wanceulen, S.L. ISBN: 978-84-188682-00-1. P.218
García-Lirios, C. (2019). Dimensiones de la teoría del desarrollo humano. Ed. Ehquidad International Welfare Policies and Social Work Journal, 11, 27-54. doi: 10.15257/ehquidad.2019.0002. e- ISSN 2386-4915. https://revistas.proeditio.com/ehquidad/article/download/2862/pdf/10550
González, S. (2021). Modelos centrados en el juego para la iniciación comprensiva del deporte. Ed. Morata. ISBN: 978-84-18381-43-0. https://www.researchgate.net/publication/351005841_Modelos_Centrados_en_el_Juego_para_la_Iniciacion_Comprensiva_del_Deporte
Guijarro, E., Rocamora, I., Evangelio, C. y González, S. (2020). El modelo de educación deportiva en España. Ed. Universidad Castilla-La Mancha. 38 DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.77249.recyt.fecyt.es
Hernández, R.; Fernández, C. y Baptista, M.P. (2014). Metodología de la Investigación. 6ta Ed. Editorial McGraw-Hill, México DF. ISBN: 978-1-4562-2396-0. https://periodicooficial.jalisco.gob.mx/sites/periodicooficial.jalisco.gob.mx/files/metodologia_de_la_investigacion_ -_roberto_hernandez_sampieri.pdf
Ibañez, E. y de Mato, R. (2019). Diagnóstico del control de las acciones técnico-tácticas durante el combate en luchadores escolares. Ed. Revista Acción, Vol. 15, enero-diciembre. ISSN: 1812-5808. https://redib.org/Record/oai_articulo3735698-diagn%C3%B3stico-del-control-de-las-acciones-t%C3%A9cnicot%C3%A1cticas-durante-el-combate-en-luchadores-escolares
López, R., de Matos, R. y Hernández, M.C. (2017). El proceso de enseñanza aprendizaje de la lucha Olímpica: sus dimensiones e indicadores. Ed. Revista científica digital. Ciencia y actividad física, 4(1). http://revistaciaf.uclv.edu.cu/index.php/CIAF/article/view/59
Mejía, F. y Zaldívar, B. (2020). Bases neurológicas para el aprendizaje y entrenamiento de la técnica deportiva. Ed. Acción, 16, enero-diciembre, ISSN: 1812-5808. http://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/96
Mesa, M. (2006). Asesoría estadística de la investigación aplicada al deporte. Editorial José Martí, La Habana. https://www.mindomo.com/es/mindmap/asesoria-estadistica-en-la-investigacion-aplicada-al-deporte-02055baa78404ae6bd237558da9cdb91
Morales, J. (2020). Educación y desarrollo humano: dimensiones para la elaboración de políticas públicas en tiempos de complejidad. Ed. Conrado, 16 (75), Cienfuegos jul-ago. ISSN 1990-8644. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000400372
Navarro, D., Collado, J.A. y Martínez, R.P. (2020). Modelos pedagógicos en educación física. Ed. Autor Editor, ISBN: 979-8-6392-1244-4. https://www.inesem.es/revistadigital/educacion-sociedad /modelos-pedagogicos-en-educacion-fisica/
Organización de Naciones Unidas. (2020). Agenda 2030. Informe de los Objetivos de Desarrollo Sostenible 2020.
Pérez, Á., Hortiguela, D. y Fernández, J. (2020). Evaluación formativa y modelos pedagógicos: estilo actitudinal, aprendizaje cooperativo, modelo comprensivo y educación deportiva. Ed. Revista española de Educación Física y Deportes, Número 428, año LXXII, 1er trimestre. REEFD-ISSN: 1133-6366 y ISSNe: 2387-161X. https://www.reefd.es/index.php/reefd/article/view/881
Ros, C. (2021). Retos actuales y futuros de la actividad física y el deporte. Ed. Wanceulen, S.L. ISBN: 978-84-18831-00-3. https://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/80128/2021_Contraportada_Indice_INTERIOR%20RETOS%20ACTUALES%20Y%20FUTUROS.pdf?sequence=1
Saborido Loidi, J.R. (2021). La comunidad universitaria cubana en el enfrentamiento a la COVID-19. Retos actuales. Evento de Pedagogía 2021. pág. 2 a 4. http://www.revflacso.uh.cu/index.php/EDS/article/view/737
Velázquez Cobiella, E.E. (2021). La pedagogía cubana y su respuesta educativa a los retos impuestos por la COVID-19. Conferencia inaugural Congreso Pedagogía 2021 p. 6.
Yanez, E. (2017). El desarrollo de habilidades técnico-tácticas en la lucha Olímpica y sus variantes metodológicas. Ed. Revista Observatorio, 3 mayo-junio. 07-15. ISSN 0719-5729. https://www.revistaobservatoriodeldeporte.cl/index.php/odep/article/view/145