Diagnóstico do processo de reafirmação profissional, na carreira de Cultura Física, no Granma

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ania Yaite Rosales Torres
Víctor Luis Olivera Rodríguez
Lexy Lázaro Figueredo Fruto
Antonia Millán Reyes
Pedro Hidalgo Reyes

Resumo

A formação de profissionais, com elevada qualidade, é uma tarefa essencial do Ensino Superior, razão pela qual existe uma procura permanente de licenciados comprometidos com processos de desenvolvimento, onde se evidenciam os conhecimentos, competências e valores em que foram formados. O objetivo do diagnóstico foi caracterizar a situação de orientação e reafirmação profissional (consolidação de motivos e intenções profissionais) no processo de estudo do Bacharelado em Cultura Física, no Granma; a partir de três dimensões: pedagógica, psicológica e sociológica. a corrida; o que se manifestou na não seleção de uma esfera de atuação para futura atuação profissional, e nos elevados índices de evasão estudantil, nos dois primeiros anos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rosales Torres, A. Y., Olivera Rodríguez, V. L., Figueredo Fruto, L. L., Millán Reyes, A., & Hidalgo Reyes, P. (2023). Diagnóstico do processo de reafirmação profissional, na carreira de Cultura Física, no Granma. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 18(3), e1493. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1493
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografia Autor

Ania Yaite Rosales Torres, Universidad de Granma; Faculta de Cultura Física

Licenciada en Cultura Física; Master en Actividad Física Comunitaria

Referências

Bell Speck, Y., Daudinot Gamboa, J. &. Matos Columbié, Z. C. (2016). Una mirada necesaria a la reafirmación profesional en la Escuela Pedagógica "José Marcelino Maceo Grajales". EduSol, 16 (55), pp. 105-114. https://www.redalyc.org/journal/4757/475753050021/html/

Faife, J. V. A., Esquivel, D. P., Denis, G. G., Cruz, G. P., & Pérez, M. M. (2019). Metodología para la reafirmación profesional en los estudiantes de la carrera de Psicología. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores. https://doi.org/10.46377/dilemas.v28i1.1649https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/1649

Delgado, Y. R. (2021). LA INFLUENCIA PSICOPEDAGÓGICA PARA LA REAFIRMACIÓN PROFESIONAL EN LA FORMACIÓN DOCENTE POST COVID. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(10), 61-70. https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/2548/972/4186

Domínguez Urdanivia, Y., & Rojas Valladares, A. L. (2020). La perspectiva de la reafirmación profesional en el contexto universitario. Revista Universidad y Sociedad, 12(1), 111-115. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000100111

Figuera Gazo, P., Buxarrais Estrada, M. R., Llanes Ordóñez, J., & Venceslao Pueyo, M. (2018). Perfil, motivación y satisfacción académica en los estudiantes de máster: el caso de Ciencias Sociales y Jurídicas. Estudios Sobre Educación, 34, pp. 219-237. https://doi.org/10.15581/004.34.219-237

García Acevedo, Y., Colunga Santos, S., & Márquez Lizaso, R. (2016). El diagnóstico de la reafirmación profesional en la formación del profesor: Sus luces y sombras en la Universidad de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz". Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 7(5), pp. 243-252. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/550

García Acevedo, Y. & Fuentes Sánchez, M. (2018). Estrategia pedagógica para la reafirmación profesional desde el colectivo de año académico. Transformación,14 (1), pp. 133-146. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2077-29552018000100012

González Maura, V. (2003). La orientación profesional desde la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano. Revista cubana de psicología, 20, (3) ,206-268. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rcp/v20n3/12.pdf

Hernández Rodríguez, M.E. (2020). La reafirmación vocacional pedagógica. Una necesidad en los estudiantes de la especialidad Educador de la primera infancia de la Escuela Pedagógica Rubén Bravo Álvarez.ROCA, 16 (1), pp. 739-748. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/1642/2926

Lescaille Lescaille, J., & Lescaille Lescaille, V. (2021). Plan de reafirmación profesional en la carrera Cultura Física de la Universidad Guantánamo. Ciencia y Progreso, 6(14), pp. 34-45. https://cienciayprogreso.cug.co.cu/index.php/Cienciaprogreso/article/view/372

Núñez Álvarez, I., & Acosta Iglesias, A. (2020). La reafirmación profesional en la especialidad Informática de la Educación Técnica y Profesional: proyecto educativo. Mendive. Revista de Educación, 18(2), pp. 206-218. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1865

Prado Sosa, O., Díaz Rivalta, L. E., & Pérez Rodríguez, D. (2007). La reafirmación profesional en la Cultura Física. Talleres y técnicas. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 2(2), pp. 583-590. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/105

Rodríguez Delgado, Y., & Díaz Vera, E. (2022). La reafirmación profesional en la Escuela Pedagógica de nivel medio superior, una experiencia pedagógica. Luz, 21(1), pp. 84-92. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1814-151X2022000100084&lng=es&nrm=iso

Rojas, A. L., & Domínguez, Y. (2022). Concepción metodológica para la reafirmación profesional en el proceso de formación del profesorado. Revista Universidad y Sociedad,14(2), pp. 110-119. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000200110&lng=es&nrm=iso

Rosales Torres, A.Y., Olivera Rodríguez, V.L. & Pacheco Sierra, D.S. (2021). Fundamentos filosóficos, pedagógicos y psicológicos de la reafirmación profesional en la carrera de Cultura Física. Roca, 17(4), pp. 62-78. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/download/2728/5372

Villalón Jiménez, I; González, A. & Odio Brooks, C. (2018). Sistema de acciones para la reafirmación profesional en la especialidad Agronomía. EduSol, 16, (56), pp. 87-98. https://biblat.unam.mx/hevila/RevistaEduSol/2016/vol15/no56/1.pdf