Autoexercício de exercício físico em estudantes de Educação Física do Ensino Superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miguel Ángel Inguanzo Marrero
Janet Otero Brande

Resumo

A atenção à habilidade de autoexercício do exercício físico constitui um ponto de referência para o cumprimento dos objetivos estratégicos traçados pelas universidades cubanas, particularmente na disciplina de Educação Física do Currículo E, como conteúdo do currículo que favorece o protagonismo do aluno. o seu próprio processo de aprendizagem, constitui uma necessidade face às mudanças que estão a ocorrer no sistema de ensino superior cubano, dadas fundamentalmente pelas condições que surgiram do isolamento físico causado pela COVID 19, juntamente com a falta de competências para a realização de actividade física e garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma estratégia didática para o treinamento da habilidade de autoexercício do exercício físico; Métodos qualitativos e quantitativos são utilizados na pesquisa. Começa com o diagnóstico, utilizando diferentes métodos e técnicas, como inquéritos e entrevistas. Além disso, são aplicados testes para avaliar a condição física e as insuficiências apresentadas pelos estudantes de Educação Física da carreira de Medicina Veterinária da Universidade Agrária de Havana. A sistematização e os fundamentos teóricos e metodológicos analisados permitiram o desenho de uma estratégia didática, que conta com quatro etapas, cada uma delas com seu objetivo e sistema de ações, que são oferecidas como resultado para a formação da habilidade de autoexercício do exercício físico nos alunos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Inguanzo Marrero, M. Ángel, & Otero Brande, J. (2024). Autoexercício de exercício físico em estudantes de Educação Física do Ensino Superior. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(1), e1561. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1561
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Miguel Ángel Inguanzo Marrero, Universidad Agraria de La Habana "Fructuoso Rodríguez Pérez ". La Habana, Cuba.

Profesor Auxilar, master en ciencias, vicedecano de investigación facultad de cultura física

Janet Otero Brande, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo". La Habana, Cuba.

Dr. Ciencias de la Cultura Física y el deporte

Referências

Addine F. (2007). Didáctica. Teoría y práctica. Playa, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. https://isbn.cloud/9789591315243/didactica-teoria-y-practica/

Álvarez de Zayas, C. M. (1999). Didáctica. La escuela en la vida. Playa, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. https://isbn.cloud/9789591306814/didactica-la-escuela-en-la-vida/

Conde-Williams AC de la, Valdés-Sánchez M, (2023) La educación híbrida, una reflexión desde la preparación del docente universitario. Rev Inf Cient. 2023; 102:4268. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8147700

Fierro-Rojas, C., & Valadez-Gutiérrez, J. (2022). Gestión institucional en Educación Física por medio de las tecnologías en tiempos de la covid. Pedagogía y Sociedad, 25(63), 89-107. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/1453

Hernández- Echevarría, T. I., Paulas-González, O., Morales- Ferrer, A. M., & Marín- Ramírez, J. R. (2021). Situación actual de la habilidad dirigir en el proceso de formación profesional de Cultura Física y Deportes (parte 1). Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 14(32). https://www.deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/744

Juanes Giraud B., y Rodríguez Hernández C. (2021) Educación física en tiempos de Covid-19. Valoraciones a partir de la utilización de las TIC Conrado vol.17 no.79 Cienfuegos mar.-abr. 2021 Epub 02-Abr-2021 http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000200032

Martínez Morales, Y., Concepción Rodríguez, M. L., & Padilla García, O. (2022). La creatividad: una necesidad para la modalidad no presencial en tiempos de Covid-19. Pedagogía y Sociedad, 25(65), 77-95. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/1568

Montes de Oca Recio, N., & Machado Ramírez, E. (2011). Estrategias docentes y métodos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. Humanidades Médicas, 11(3), 475-488. https://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/127/81

Morales Ferrer, A., Hernández Echevarría, T., & Otero Brande, J. (2021). Matrices ATJ, herramientas para pronosticar la validez de un resultado científico en la Cultura Física. PODIUM Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(1). http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/999

Organización de las Naciones Unidas [ONU], (2015). La Agenda para el Desarrollo Sostenible. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/development-agenda

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2020). El coronavirus COVID-19 y la educación superior: impacto y recomendaciones. UNESCO. http://www.iesalc.unesco.org/2020/04/02/elcoronavirus-covid-19-y-la-educacion-superior-impacto-y-recomendaciones/&gt

Rivera Calle FM, García Martínez A. (2023) Aula invertida con tecnologías emergentes en ambientes virtuales en la Universidad Politécnica Salesiana del Ecuador. Rev Cubana Educ Sup 37(1):108-123. http://scielo.sld.cu/pdf/rces/v37n1/rces08118.pdf