Estratégia metodológica para a preparação de profissionais de cultura física na reabilitação do acidente vascular cerebral.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O desenvolvimento profissional é uma necessidade para profissionais de educação física devido ao impacto que seu trabalho tem na saúde da população que recebe seus serviços. Nesse sentido, o sistema de formação que permita aumentar a relevância dos professores no cumprimento do mandato estatal que lhes foi atribuído tem sido um desafio permanente. Por isso, tem sido imperativo criar mecanismos que permitam, cada vez mais, superar as deficiências teóricas e práticas que garantem tais propósitos, pelo que o objetivo deste trabalho é desenvolver uma estratégia metodológica para a preparação de profissionais da Cultura. Física que influencia seu desempenho e garante o atendimento aos pacientes que sofreram AVC. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa, na qual o método descritivo é utilizado como ferramenta fundamental para coleta de informações. A aplicação de pesquisas, análise documental e testes especializados forneceram os elementos necessários para embasar a necessidade de desenho da estratégia proposta. A implementação da estratégia leva à necessidade de desenvolver ações que permitam melhor preparação dos profissionais de cultura física para o atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), por meio da reabilitação física. Pesquisas oferecem uma nova abordagem para a preparação de profissionais de cultura física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Añorga Morales, Julia (2012): "La teoría de la educación avanzada y el mejoramiento humano", tesis de doctorado, Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana.
Borges Obregón, D., Padrón Pereira, E., Negrín Pérez, R.I. (2009) Estrategia metodológica para el perfeccionamiento de la enseñanza-aprendizaje de los bailes populares cubanos en los estudiantes de la carrera de Cultura Física. http://www.efdeportes.com/
Davini, María C. (2015): La formación en la práctica docente, Editorial Paidós, Buenos Aires.
Delgado, D.M., Núñez, E.G., y Cardoso, A.G. (2020, 25 de noviembre). Importancia de la superación profesional de los trabajadores sociales en los hogares de niños sin amparo familiar. Revista Científica Olimpia, 17. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/2129
Fonseca, R.G., Souza Neto, S. de, e Iaochite, R.T. (2018). Formação profissional em educação física na América Latina: diversidades e desafios. Pensar a Prática, 21(4). https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51421
George MG, Tong X, Kuklina EV, Labarthe DR. (2018) Trens in stroke hospitalización and associate risk factor among children an youn adults, 1995-2008. Annals of Neurology. 70(5): 713-21
González, I., y Macías, D. (2018). La formación permanente como herramienta para mejorar la intervención del maestro de educación física con alumnado con discapacidad. Retos. Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 33, 118-122.
Kaasa T., Lomis J. Gillis K, Bruera E., Hanson J. (1997) The Edmonton Functional Assessment tool: preliminary development and evaluation for use in palliative care. J. Pain Symptom Manage, (13,1:10-19).
Kheder A, Nair KP. (2012) Spasticy: Pathophysiology, evaluation and management. Pract Neurol.12(5):289-298
Mijans, J.A., Mola, E.L., y Pozas, W.J. (2018, 14 de mayo). La superación de los docentes de Química de Sierra de Cubitas en la dirección del aprendizaje desarrollador. Santiago, (146). https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/3972
Morín, Edgar (1990): Introducción al pensamiento complejo, Editorial Gedisa, Barcelona.
Oliveira, A., Capriotti, P., & Zeler, I. (2022). El estado de la cuestión de la investigación sobre la comunicación digital de las universidades. Redmarka. Revista de Marketing Aplicado, 26(2), 1-18.
Padrón Pereira. Elina…(et al). 2011. Doctora en Ciencias. Estrategia metodológica para el perfeccionamiento de la enseñanza-aprendizaje de los bailes populares cubanos en los estudiantes de la carrera de Cultura Física.
Pérez Bejerano, Miguel. 2011. Formación, capacitación y superación en la educación de jóvenes y adultos. Doctor en Ciencias. Universidad de ciencias pedagógicas "Enrique José Varona" Robledo Ramón, P., Fidalgo Redondo, R., Arias Gudín, O, & Álvarez Fernández, L. (2015). Percepción de los estudiantes sobre el desarrollo de competencias a través de diferentes metodologías activas. Revista de Investigación Educativa, 33(2), 369-383. [Links]
Rojas, M. G. Q. (2022). Las competencias profesionales del entrenador de deporte adaptado. Revista Conecta Libertad ISSN 2661-6904, 6(2), 1-20.