Sistema de atividades físico-esportivas para desenvolvimento de habilidades motoras básicas em crianças com dislexia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a capacidade das crianças de ler, escrever e processar informações de maneira adequada. Tradicionalmente, acredita-se que, no contexto escolar, os psicólogos educacionais são os responsáveis por lidar com esse distúrbio e tentar melhorá-lo. Contudo, foi demonstrado que as atividades físicas podem, de forma consciente e organizada, contribuir significativamente para o tratamento desta condição. Por isso o objetivo deste trabalho foi propor um sistema de atividades físico-esportivas para contribuir no tratamento da dislexia em alunos da escola monoprofessora "Francisco de Orellana", em Paztaza, Equador. Para atingir este objetivo, foram utilizados métodos empíricos como observação, inquérito, entrevista, bem como diversos testes que foram aplicados para determinar a veracidade da condição disléxica. Após corroborar as dificuldades encontradas no diagnóstico e as potencialidades consultadas nos referenciais teóricos sobre o tema, foi desenvolvido um sistema de atividades físico-esportivas que foram incluídas nas sessões de trabalho do professor de Educação Física e contaram com o apoio dos professores, diretores e pais, bem como um nível satisfatório de aceitação prática, o que influenciou significativamente na melhora das dificuldades de aprendizagem desses alunos e no relacionamento com os colegas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Avendaño Medina, P., et al. (2020). Destrezas motoras y marcadores genéticos en niños con trastorno específico del lenguaje y desarrollo típico del lenguaje. Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF) https://bibliorepositorio.unach.cl/handle/BibUnACh/1804
Cantó, E. G., Lopez, P. J. C., & Guillamón, A. R. (2020). Medidas desde el área de Educación Física para atender a las discapacidades motóricas e intelectuales. e-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (14), 82-104. http://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/e-moti-on/article/view/4694
Gómez Valdés, A., Planes Rivera, D. D. L. C., & Gómez Ledesma, Y. (2019). Acciones metodológicas para contribuir al proceso de Educación Física Inclusiva: Una aproximación al tema. Mendive. Revista de Educación, 17(1), 84-96. https://www.scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1815-76962019000100084&script=sciarttext&tlng
Gutiérrez-Fresneda, R., Díez Mediavilla, A., Pozo-Rico, T., Ramos-Fernández, E. V., & Verdú-Llorca, V. (2022). Saberes sobre la dislexia y su importancia en el aprendizaje por parte de los estudiantes de mención en pedagogía terapéutica Octaedro. https://rua.ua.es/dspace/handle/10045/128719
Mendes, E. H., & Rinaldi, I. P. B. (2020). Evaluación del aprendizaje en la educación física escolar. PENSAR EN MOVIMIENTO: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 18(1), 1-12. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1659-44362020000100131&script=sci_arttext&tlng=es
Navarro, B., Álvarez, N., Beltrán, J. C., Peña, S., & Muñoz, A. G. (2021). Estrategias Didácticas y sus Dinámicas en el Tratamiento de los Trastornos Específicos del Lenguaje en el Estudiantado Chileno. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(1), 25-43. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7744495
Partidas García, D. M. (2014), Sistemas de actividades físico deportivas complementarias para incrementar la participación de los estudiantes de trayecto inicial a las clases de Educación Física en el Instituto Universitario de Tecnología ‘Alonso Gamero’ del Municipio Miranda, Coro Estado Falcón FDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - 19 (192). https://www.efdeportes.com/efd192/actividades-fisico-deportivas-en-instituto-universitario.htm
Peña Álvarez, C. D. L. (2014). Dislexia: Revisión del estado actual. Educación y futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/154904
Quintana, Z. V. V., Linares, J. L. E., & Pérez, K. J. B. (2023). EDUCACIÓN INCLUSIVA Y SU PARTICIPACIÓN EN NIÑOS CON DISLEXIA. Revista Infometric@-Serie Ciencias Sociales y Humanas. 6(1). http://www.infometrica.org/index.php/ssh/article/view/192
Richardson, V., Emma, Foster R., Martin, L. (2021) Inclusive Language in Adapted Physical Education: Linking Disability Discourse from
Theory to Practice. Book: Physical Education and Sport For Children and Youth with Special Needs/ Situation. Publisher: Slovak Scientific Society for Physical Education and Sport FIEP, pp 455-464
Rodríguez, R. (2012). Orientaciones metodológicas para el mejoramiento de la coordinación motriz de los escolares primarios con síntomas de dislexia en las clases de educación física. EFDeportes.com, Revista Digital, 17(173). https://www.efdeportes.com/efd173/orientaciones-para-dislexia-en-educacion-fisica.htm
Rodríguez, A. N., García, Á. R. R., & Minguet, J. L. C. (2020). Los ambientes de aprendizaje como metodología activa promotora de la actividad física en Educación Infantil: un estudio de caso. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (37), 498-504. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/71026
Salazar, Z. M. M., Hernández, A. E. A., & López, R. A. C. (2021). Dislexia: Revisión de manifestaciones sintomatológicas y signos en etapas escolares. Tempus Psicológico, 4(2). https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/tempuspsi/article/view/3377
Venâncio, P. E. M., El Jaliss, B. E., Júnior, J. T., & Teixeira, C. G. O. (2023). Psicomotricidad aplicada a niños con dislexia. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(10), 10409-10423. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9117941