Sistema de atividades físico-esportivas para desenvolvimento de habilidades motoras básicas em crianças com dislexia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Beltrán
Verónica Monserrat Toapanta Illanes
Sonia Guerra Iglesias

Resumo

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a capacidade das crianças de ler, escrever e processar informações de maneira adequada. Tradicionalmente, acredita-se que, no contexto escolar, os psicólogos educacionais são os responsáveis por lidar com esse distúrbio e tentar melhorá-lo. Contudo, foi demonstrado que as atividades físicas podem, de forma consciente e organizada, contribuir significativamente para o tratamento desta condição. Por isso o objetivo deste trabalho foi propor um sistema de atividades físico-esportivas para contribuir no tratamento da dislexia em alunos da escola monoprofessora "Francisco de Orellana", em Paztaza, Equador. Para atingir este objetivo, foram utilizados métodos empíricos como observação, inquérito, entrevista, bem como diversos testes que foram aplicados para determinar a veracidade da condição disléxica. Após corroborar as dificuldades encontradas no diagnóstico e as potencialidades consultadas nos referenciais teóricos sobre o tema, foi desenvolvido um sistema de atividades físico-esportivas que foram incluídas nas sessões de trabalho do professor de Educação Física e contaram com o apoio dos professores, diretores e pais, bem como um nível satisfatório de aceitação prática, o que influenciou significativamente na melhora das dificuldades de aprendizagem desses alunos e no relacionamento com os colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Beltrán, C., Toapanta Illanes, V. M., & Guerra Iglesias, S. (2024). Sistema de atividades físico-esportivas para desenvolvimento de habilidades motoras básicas em crianças com dislexia. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(2), e1633. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1633
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Carlos Beltrán, Colegio de Bachillerato Primero de Mayo. Ecuador.

Licenciado en Ciencias de la Educación. Especialidad: Cultura Física

Sonia Guerra Iglesias, Universidad Bolivariana del Ecuador. Ecuador.

Doctora en Ciencias Pedagógicas

Referências

Avendaño Medina, P., et al. (2020). Destrezas motoras y marcadores genéticos en niños con trastorno específico del lenguaje y desarrollo típico del lenguaje. Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF) https://bibliorepositorio.unach.cl/handle/BibUnACh/1804

Cantó, E. G., Lopez, P. J. C., & Guillamón, A. R. (2020). Medidas desde el área de Educación Física para atender a las discapacidades motóricas e intelectuales. e-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (14), 82-104. http://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/e-moti-on/article/view/4694

Gómez Valdés, A., Planes Rivera, D. D. L. C., & Gómez Ledesma, Y. (2019). Acciones metodológicas para contribuir al proceso de Educación Física Inclusiva: Una aproximación al tema. Mendive. Revista de Educación, 17(1), 84-96. https://www.scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1815-76962019000100084&script=sciarttext&tlng

Gutiérrez-Fresneda, R., Díez Mediavilla, A., Pozo-Rico, T., Ramos-Fernández, E. V., & Verdú-Llorca, V. (2022). Saberes sobre la dislexia y su importancia en el aprendizaje por parte de los estudiantes de mención en pedagogía terapéutica Octaedro. https://rua.ua.es/dspace/handle/10045/128719

Mendes, E. H., & Rinaldi, I. P. B. (2020). Evaluación del aprendizaje en la educación física escolar. PENSAR EN MOVIMIENTO: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 18(1), 1-12. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1659-44362020000100131&script=sci_arttext&tlng=es

Navarro, B., Álvarez, N., Beltrán, J. C., Peña, S., & Muñoz, A. G. (2021). Estrategias Didácticas y sus Dinámicas en el Tratamiento de los Trastornos Específicos del Lenguaje en el Estudiantado Chileno. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(1), 25-43. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7744495

Partidas García, D. M. (2014), Sistemas de actividades físico deportivas complementarias para incrementar la participación de los estudiantes de trayecto inicial a las clases de Educación Física en el Instituto Universitario de Tecnología ‘Alonso Gamero’ del Municipio Miranda, Coro Estado Falcón FDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - 19 (192). https://www.efdeportes.com/efd192/actividades-fisico-deportivas-en-instituto-universitario.htm

Peña Álvarez, C. D. L. (2014). Dislexia: Revisión del estado actual. Educación y futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/154904

Quintana, Z. V. V., Linares, J. L. E., & Pérez, K. J. B. (2023). EDUCACIÓN INCLUSIVA Y SU PARTICIPACIÓN EN NIÑOS CON DISLEXIA. Revista Infometric@-Serie Ciencias Sociales y Humanas. 6(1). http://www.infometrica.org/index.php/ssh/article/view/192

Richardson, V., Emma, Foster R., Martin, L. (2021) Inclusive Language in Adapted Physical Education: Linking Disability Discourse from

Theory to Practice. Book: Physical Education and Sport For Children and Youth with Special Needs/ Situation. Publisher: Slovak Scientific Society for Physical Education and Sport FIEP, pp 455-464

Rodríguez, R. (2012). Orientaciones metodológicas para el mejoramiento de la coordinación motriz de los escolares primarios con síntomas de dislexia en las clases de educación física. EFDeportes.com, Revista Digital, 17(173). https://www.efdeportes.com/efd173/orientaciones-para-dislexia-en-educacion-fisica.htm

Rodríguez, A. N., García, Á. R. R., & Minguet, J. L. C. (2020). Los ambientes de aprendizaje como metodología activa promotora de la actividad física en Educación Infantil: un estudio de caso. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (37), 498-504. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/71026

Salazar, Z. M. M., Hernández, A. E. A., & López, R. A. C. (2021). Dislexia: Revisión de manifestaciones sintomatológicas y signos en etapas escolares. Tempus Psicológico, 4(2). https://revistasum.umanizales.edu.co/ojs/index.php/tempuspsi/article/view/3377

Venâncio, P. E. M., El Jaliss, B. E., Júnior, J. T., & Teixeira, C. G. O. (2023). Psicomotricidad aplicada a niños con dislexia. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(10), 10409-10423. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9117941