Avaliação do desempenho profissional de professores de Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os resultados científicos que aparecem neste artigo caracterizam a avaliação do desempenho profissional dos professores de Educação Física do município de Holguín. O processo de pesquisa iniciou-se com a forma de desenvolver um instrumento científico (rubrica) que permitisse melhorar o processo de avaliação de desempenho dos professores de Educação Física. Para determinar as deficiências do processo de avaliação, foram utilizados métodos de pesquisa científica, entre os quais foram utilizados: história lógica, análise documental, teoricamente, e levantamento, entrevista em grupo, empiricamente, que permitiram corroborar a realidade de existência do problema, referindo-se a insuficiências no a avaliação do desempenho profissional dos professores. Os principais resultados oferecidos são o estado atual do problema e uma rubrica de avaliação, que nos aproxima do processo de avaliação do desempenho profissional do professor de Educação Física com maior objetividade e equidade. Este processo constitui um estudo necessário para criar intervenções adequadas e objetivas com vista a melhorar o processo de avaliação do desempenho destes professores. Os resultados foram referendados cientificamente por um grupo de especialistas no assunto, aos quais foi aplicado o método Delphi, o que garantiu a sua credibilidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Añorga Morales, J., & Valcárcel Izquierdo, N. (2013). Reflexiones sobre la estrategia para la elaboración y presentación de una tesis académica.
Bonifaz, I., Sánchez, J., Herrera, V., & Paredes, R. (2020). El nuevo currículo de Educsción Física en el Ecuador. Explorador Digital, 4(3), 252-265. https://doi.org/10.33262/exploradordigital.v4i3.1349
Corrales Castro, O., Valdés Pedroso, M., & Monteagudo Soler, J. (2022). Acciones para el fortalecimiento de la formación laboral en profesores noveles de Educación Física/Actionstostrengthenjob training in novice PhysicalEducationteachers. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(1), 41-56. Recuperado de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1064
Espinoza Morales, S., Villa Arias, C. ., & Sandoval González, B. . (2021). La Evaluación del Desempeño Docente desde la perspectiva del docente y de los administradores del proceso: La evaluación es el principal elemento para mejorar el quehacer docente. Revista De Investigación Académica Sin Frontera: Facultad Interdisciplinaria De Ciencias Económicas Administrativas - Departamento De Ciencias Económico Administrativas-Campus Navojoa, (35). https://doi.org/10.46589/rdiasf.vi35.402
García-Peñalvo, F. J., Corell, A., Abella-García, V., & Grande, M. (2020). La evaluación online en la Educación superior en tiempos de la COVID-19. Education in the Knowledge Society (EKS), 21, 26. https://doi.org/10.14201/eks.23086
García Guerra, J. I., Vimos Buenaño, K. E., Esparza Moreno, S. S., & Ramírez Baldeón, N. B.(2024). Evaluación del desempeño del talento humano por competencias, estrategia para mejorar la productividad laboral. Código Científico Revista De Investigación, 5(1), 299325. : https://doi.org/10.55813/gaea/ccri/v5/n1/384
Lifeder (2022). Objetivos de la Educación física. Recuperado de: https://www.lifeder. com /objetivos -educacion-fisica/.
Mesa Vázquez, J., Parra Álvarez, M., & Cedeño Marcillo, G. E. (2021). Entorno de tutoría virtual: una alternativa para dinamizar los procesos de investigación científica. Revista Conrado, 17(83), 250258. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view /2084
Palacios C., Perozo S. (2020). La formación didáctica en Educsción Física del docente de básica primaria en escuelas colombiana. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación v.4 n.15 La Paz dic. Pp 277-289 Recuperado de: http://www.scielo.org.bo/pdf/hrce/v4n15/v4n15_a10.pdf
Pereira, A. y Contreras, J. (2022) Retrospectiva de la concepción de didáctica y su implicación en la Educsción Física como área de aprendizaje en primaria. Revista Latinoamericana de Difusión Científica Volumen 4 Número 7 168-187
Resolución N°435/89. Metodología para la Evaluación de los Resultados del Trabajo del Personal Docente. Ciudad de la Habana
Resolución Ministerial 166/2010 Resolución N° 160/2014. Metodología para la Evaluación de los Resultados del Trabajo del Personal DocenteCiudad de la Habana.
Resolución Ministerial 160/2014 Resolución N° 160/2014. Metodología para la Evaluación de los Resultados del Trabajo del Personal Docente. Ciudad de la Habana
Rivero-Remírez, Y. (2019). Evaluación del desempeño: tendencias actuales. Revista Archivo Médico de Camagüey, 23(2), 159-164. http://revistaamc.sld.cu/
Urzua, C., Cossio, M., Pezoa, P. y Gómez, R. (2020). Diseño y validación de un cuestionario para evaluar desempeño docente asociado a las prácticas evaluativas-formativas. Revista Complutense de Educación, 31(4), 463-472. https://acortar.link/Dq8Spp
Valdés Veloz, H. (2004). Propuesta de un sistema de evaluación del desempeño profesional del docente de la escuela básica cubana, que contribuya a la realización de un proceso evaluativo más objetivo, preciso y desarrollador. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, La Habana
Vidal Rischmoller , J. C., & Criollo Delgado, R. M. (2023). Compromiso afectivo de grupos etarios y su influencia en el desempeño laboral. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 3985-4006. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6455