Estratégia metodológica para a inclusão do Goalball na Educação Física para alunos com deficiência visual
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Goalball é o único esporte paralímpico criado especificamente para cegos e deficientes visuais e pelas características dessa atividade é benéfica sua inclusão nas aulas de Educação Física. O objetivo do trabalho apresentado foi desenvolver uma estratégia metodológica para a inclusão de alunos com deficiência visual na prática do goalball durante as aulas de Educação Física, no instituto especial para crianças cegas "Mariana de Jesús", no nível do Ensino Superior Geral. básico A pesquisa baseou-se em uma abordagem quanti-qualitativa onde foram utilizados métodos do nível teórico como histórico-lógico, análise-síntese, indução-dedução e do nível empírico análise documental, observação, medição, critérios periciais e pré-experimento . Os resultados alcançados pelas dimensões estabelecidas evidenciam a necessidade de uma transformação nas aulas de Educação Física, por isso foi desenhada uma estratégia metodológica com características adaptativas, avaliada como muito adequada pelos especialistas nos resultados que significaram a sua implementação, as mudanças geradas entre as. Assumiu-se o pré-teste e o pós-teste que permitiram a inclusão e o avanço da qualidade das competências e habilidades motoras dos alunos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Calero, J. C. G., Calero, C. G. G., & Toaquiza, G. M. C. (2024). Una mirada a la educación escolar y estrategias metodológicas en niños con necesidades especiales. Revista Social Fronteriza, 4(2), Article 2. https://doi.org/10.59814/resofro.2024.4(2)204
Campos-Campos, K., Del Pino, I., Peña, E., Valderrama, C., Wall, C., & Cáceres, F. (2023). Efecto de una intervención basada en deportes paralímpicos sobre las actitudes hacia la inclusión de estudiantes con discapacidad en clases de Educación Física. Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEAD, 50, 644-650.
Clavijo Castillo, R. G., & Bautista-Cerro, M. J. (2020). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Revista de Educación, 15(1), 113-124. https://www.redalyc.org/journal/4677/467761669009/467761669009.pdf
Gamonales, J. M., Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Muñoz-Jiménez, J. (2023). Análisis de los beneficios de la práctica del goalball durante las clases de educación física. EA, Escuela Abierta, 26, 73-89. https://doi.org/10.29257/EA26.2023.06
Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., Luna-González, J., & Gamonales, J. M. (2022). PROPUESTA DE UNIDAD DIDÁCTICA PARA EDUCACIÓN FÍSICA: "CONOCIENDO LOS DEPORTES PARA PERSONAS CON PARÁLISIS CEREBRAL". Campo Abierto, Revista de Educación, 41(1), Article 1. https://revista-campoabierto.unex.es/index.php/campoabierto/article/view/4173
Hernández-Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Revista Universitaria Digital de Ciencias Sociales (RUDICS), 10(18), 92-95. https://doi.org/10.22201/fesc.20072236e.2019.10.18.6
Hurtado-Guamán, P. V., & Bravo-Navarro, W. H. (2021). Propuesta metodológica adaptada a estudiantes con discapacidad visual en Educación Física. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(2), 346. https://doi.org/10.35381/r.k.v6i2.1243
Llerena, I. M. M., & Solórzano, R. W. V. (2023). El balonmano como estrategia de inclusión educativa en las clases de educación física. Dominio de las Ciencias, 9(2), Article 2. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/3398
Lozano, H. R., Cuestas, C. A. R., & Reina, M. Q. (2023). Educación especial e inclusiva para la discapacidad intelectual, una perspectiva desde la Educación Física. Revista Perspectivas, 8(1), Article 1. https://doi.org/10.22463/25909215.3801
Reyes-Parra, P. A., Moreno Castiblanco, A. N., Amaya Ruiz, A., & Avendaño Angarita, M. Y. (2020). Educación inclusiva: Una revisión sistemática… Paola Reyes-Parra et al. REOP. Vol. 31, no3, 3er Cuatrimestre, 2020, pp. 86108 [ISSN electrónico: 1989-7448] 86 EDUCACIÓN INCLUSIVA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE INVESTIGACIONES EN ESTUDIANTES, DOCENTES, FAMILIAS E INSTITUCIONES Y SUS IMPLICACIONES PARA LA ORIENTACIÓN EDUCATIVA. Revista Española de Orientación y Psicopedagogí, 31(3), 86-108.
Romero Jácome, F. A., Parreño Sánchez, J. del C., Carrera Erazo, S. C., & Procel Ayala, M. R. (2023). Educación inclusiva en Ecuador. Características y estrategias | Sinergia Académica. 6(1). http://www.sinergiaacademica.com/index.php/sa/article/view/104
Sánchez, J. L. M., Cobeña, E. I. D., Sánchez, Y. K. M., & Ponce, M. E. B. (2023). Percepciones sobre la Educación Inclusiva Universitaria en los Estudiantes con Discapacidad Visual. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, 5(2), Article 2. http://www.editorialalema.org/index.php/pentaciencias/article/view/499
Sánchez-Rojo, A. (2023). Por una educación inclusiva libre de capacitismo: La importancia de la alteridad como fundamento. Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(2), 341-356. https://doi.org/10.4067/S0718-07052023000200341
Valle Lima, A. D. (2010). LA INVESTIGACIÓN PEDAGÓGICA OTRA MIRADA. La Habana, Cuba. Editorial Pueblo y Educación. https://isae.metabiblioteca.org/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=684&shelfbrowse_itemnumber=2306
Vargas, I. C. A., & Lojano, N. J. C. (2023). Conocimiento local en políticas de educación inclusiva en Ecuador: Revisión sistemática. Revista Social Fronteriza, 3(4), Article 4. https://doi.org/10.59814/resofro.2023.3(4)101-118