Estudo preliminar da orientação do conteúdo estatístico durante o processo de treinamento do profissional de Cultura Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Enilda Mariselis Jorrin Carbó
Danay Quintana Rodríguez
Juan Gustavo Kessel Rodríguez

Resumo

O estudo da Estatística como disciplina, no Bacharelado em Cultura Física, é de grande importância devido a sua aplicação na pesquisa científica e alto impacto nas esferas de atuação profissional, além da cientificidade que contribui para o movimento esportivo cubano. Por estas razões, o estudo do conteúdo estatístico deve ser considerado a partir de uma interpretação generalizada das diferentes ciências. O objetivo da pesquisa foi avaliar a orientação do estudo da estatística, a partir do uso de nós interdisciplinares, durante o processo de formação profissional em estudantes de Cultura Física. No processo de pesquisa, foi necessário utilizar métodos empíricos como revisão de documentos, pesquisa, entrevista e observação, além da triangulação metodológica como uma ferramenta de verificação. A elaboração de uma estratégia metodológica para favorecer o ensino e a aprendizagem do conteúdo estatístico em estudantes de Cultura Física é proposta como uma solução possível para transformar a realidade obtida durante o diagnóstico realizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Jorrin Carbó, E. M., Quintana Rodríguez, D., & Kessel Rodríguez, J. G. (2021). Estudo preliminar da orientação do conteúdo estatístico durante o processo de treinamento do profissional de Cultura Física. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 16(2), 576–592. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/994
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Danay Quintana Rodríguez, Universidad de Matanzas, Facultad de Ciencias de la Cultura Física

Doctora en Ciencias de la Cultura Física, Profesora Titular

Juan Gustavo Kessel Rodríguez, Universidad de Matanzas, Facultad de Ciencias de la Cultura Física

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular

Referências

Batanero, C. (2004). Los Retos de la Cultura Estadística. Yupana, 1, 27-37. https://doi.org/10.14409/yu.v1i1.238

Batanero, C. (2018). TREINTA AÑOS DE INVESTIGACIÓN DIDÁCTICA SOBRE EL ANÁLISIS INFERENCIAL DE DATOS. En Rutas de la Educación Matemática. México. Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática (pp. 196-209). Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática. https://www.researchgate.net/publication/335527780_TREINTA_ANOS_DE_INVESTIGACION_DIDACTICA_SOBRE_EL_ANALISIS_INFERENCIAL_DE_DATOS

Blanco, A. B. (2018). Directrices y recursos para la innovación en la enseñanza de la Estadística en la universidad: Una revisión documental. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 16(1), 251-268. https://doi.org/10.4995/redu.2018.9372

Carlos Manuel, Á. de Z. (1998). Modelo para el trabajo metodológico del proceso docente educativo en los niveles de carrera, disciplina y año académico en la Educación Superior [Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca. Grupo de Estudios de Didáctica de la Educación Superior]. https://rc.upr.edu.cu/jspui/handle/DICT/330

Comas, C., Martins, J. A., Nascimento, M. M., Estrada, A. (2017). Estudio de las Actitudes hacia la Estadística en Estudiantes de Psicología. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 479-496. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a23

Estrella, S. (2017). Enseñar estadística para alfabetizar estadísticamente y desarrollar el razonamiento estadístico. En A. Salcedo (Ed.), Alternativas Pedagógicas para la Educación Matemática del Siglo XXI (pp. 173-194). Caracas: Centro de Investigaciones Educativas, Escuela de Educación. Universidad Central de Venezuela. https://www.researchgate.net/publication/316524028_Ensenar_estadistica_para_alfabetizar_estadisticamente_y_desarrollar_el_razonamiento_estadistico

González, B. M. (2016). La categoría formación. Visión pedagógica de la formación universitaria actual. Universidad de La Habana.

Gorina, A. (2007). La formación integral de los doctores en Ciencias Pedagógicas. Una mirada desde la educación estadística. In Actas del V Taller Internacional «Innovación Educativa-Siglo XXI» y Primer Simposio de la red de investigación en Ciencias de la Educación para Iberoamérica, Las Tunas, Cuba.

Hernández, R. (1998). Metodología de la investigación (Segunda edición). Editorial Mc Graw Hill.

Herrera, J. S., & Mayén, S. (2016). Estudio exploratorio de las actitudes hacia la estadística en estudiantes mexicanos de bachillerato. Avances de investigación en educación matemática, 10, 73-90. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6168888

Merino, B. C. (2003). Significado de las medidas de posición central para los estudiantes de secundaria [Universidad de Granada]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=12700

Mesa Anoceto, M. (2001). Asesoría estadística con enfoque procesual en la investigación del deporte [TESIS PRESENTADA EN OPCIÓN AL GRADO CIENTÍFICO DE DOCTOR EN CIENCIAS DE LA CULTURA FÍSICA, Universidad de las Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo"]. http://eduniv.reduniv.edu.cu/fetch.php?data=1286&type=pdf&id=1286&db=1

Muñoz Verdezoto, P., Bodero, L., Gardenia, J., & González, O. (2018). Bases teóricas de la interdisciplinariedad para la formación científico-investigativa de los estudiantes universitarios. Revista Lasallista de Investigación, 15(2), 340-352. https://doi.org/10.22507/rli.v15n2a26

Numa Rodríguez, M. de la C., Sánchez Numa, A., Manzano Salermo, I. M., & Rodríguez Moya, O. S. (2017). Propuesta metodológica para la formación estadística universitaria. Mendive. Revista de Educación, 15(1), 94-98. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1815-76962017000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Pérez López, C. G., & Batanero Bernabeú, C. (2012). La Estadística como Herramienta en la Investigación Psicológica: Un estudio exploratorio. EAE.

Pestana Mercader, O. E., Perera Díaz, R., & Ruiz Cañizares, J. M. (2017). Estrategia metodológica para contribuir a un mejor desempeño profesional del estudiante de Cultura Física en la práctica laboral investigativa de Educación Física. Editorial Universitaria. http://eduniv.reduniv.edu.cu/index.php?page=13&id=215&db=1

Placeres-Espinosa, I., González-Hernández, W., Hernández-Díaz, M., Placeres-Espinosa, I., González-Hernández, W., & Hernández-Díaz, M. (2020). La resolución de problemas de bioestadística en la carrera Agronomía. Revista Cubana de Educación Superior, 39(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142020000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Ross- Rodríguez, A., & Leyva-Rodríguez, N. (2018). La Estadística, una herramienta importante en la formación del profesional de Cultura Física. Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte, 15(36), 128-135. https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/449

Ruiz Aguilera, C. A. (2003). Teoría y práctica curricular. Editorial Pueblo y Educación. https://www.worldcat.org/title/teoria-y-practica-curricular/oclc/64664229

Tabares, R. M. (2005). Un modelo teórico metodológico para el desarrollo de habilidades investigativas propedéuticas en los estudiantes de la facultad de Cultura Física de Pinar del Río. EmásF, Revista Digital de Educación Física.

Vargas, R., & Fernando, L. (2019). La educación estadística en el nivel universitario: Retos y oportunidades. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 13(2), 67-82. https://doi.org/10.19083/ridu.2019.1081