O aprimoramento do professor de educação física para desenvolver a autodeterminação em alunos com deficiência intelectual

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Deyanira Duverger Calderín
Miriam Duany Timosthe
Gloria Guerra Mercado

Resumo

O aperfeiçoamento contínuo dos professores de Educação Física constitui uma necessidade que transcendeu as diferentes gerações de professores, determinada pelo crescente desenvolvimento da ciência e da tecnologia, pelas exigências do terceiro melhoramento educacional cubano, pelas exigências na preparação e formação de professores e pela necessidade de seu impacto na formação de um egresso qualificado, capaz de desenvolver não apenas competências e habilidades físicas, mas também para a vida, que lhe permitam atuar no ambiente social, familiar e de trabalho. Discapacidade intelectual. Os métodos investigativos utilizados na ordem teórica e empírica foram análise e síntese, histórico-lógico, indutivo-dedutivo, modelagem e sistêmico-estrutural-funcional; Além da entrevista, observação, inquérito, análise documental, peritagem e triangulação múltipla, que permitiram revelar as causas que afetam o normal desenvolvimento das competências de autodeterminação, bem como desenvolver a estratégia. Com a sua implementação melhorou-se o desempenho profissional e pessoal de professores e alunos, que se formaram com a capacitação de competências para tomar decisões, fazer escolhas, resolver problemas e estabelecer metas e objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Duverger Calderín, D., Duany Timosthe, M., & Guerra Mercado, G. (2024). O aprimoramento do professor de educação física para desenvolver a autodeterminação em alunos com deficiência intelectual. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(1), e1560. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1560
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES

Referências

Addine, F. (2014). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En: García, G (comp). Compendio de Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Compendio_de_Pedagog%C3%ADa.html?id= -rcXEAAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Bernaza, G., Troitiño, D. & López, C. (2018). La superación del profesional: Mover ideas y avanzar. Editorial Universitaria del Ministerio de Educación Superior. ISBN: 9789591638323 https://www.researchgate.net/publication/325951220_La_superacion_profesional -mover_ideas_y_avanzar_mas

Borrero, J. & Rojas, L. (2017). La dirección estratégica de los centros de nivel medio en Cuba. Una propuesta para su fundamentación. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 8(5), 199-212. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6681809

Bravo H, A. & Garzón Perilla, G. A. (2019). Habilidades para la vida. En búsqueda del desarrollo del ser humano integral. En J. Ippolito Shepherd, Promoción de la salud. Experiencias internacionales en escuelas y universidades (pp. 123-139). Buenos Aires: Paidós. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/13076/13275

Brito Mancheno, F. D. (2022). Las competencias profesionales de educación física en el proceso de formación académica: Revisión Sistemática. MENTOR Revista De investigación Educativa Y Deportiva,1(2), pp. 108-126. https://doi.org/10.56200/mried.v1i2.3345

Cardoso Camejo, L., Valdés Naranjo, M. & Panesso Patiño. V. (2022). La teoría de la Educación Avanzada: epistemología de una teoría educativa cubana. Varona, Revista Científico-Metodológica 15(49), 39-52. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/1549.

De Armas Ramírez, N. & Valle Lima, A. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. Editorial Pueblo y Educación.

Gálvez Quiñones, F., Gálvez Quiñones, D., & Quiñones Rodríguez, Y. (2018). Estrategia de superación para entrenadores de béisbol, categoría social en La Isla de la Juventud, 13(1), 16-23. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/743

Gil López, Y., Pons Gámez, Y., Licea Mojena, R. E., & Gálvez Quiñones, F. (2023). La formación por competencias profesionales de los profesores de Educación Física de la Educación Superior. 18(1), e1280. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1280

Iglesias, M. A. I., Valdés, K. D., Valdés, L. A. R., Martínez, G. M., & Cruz, D. H. (2017). El trabajo metodológico en la superación de los profesores de Educación Física. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río. 21(6), 889-899. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942017000600015

Leyva Fuentes, M. (2018). Material teórico instructivo para especialistas de los centros de diagnóstico y orientación. CDO. 21(4), 10. http:// hdl.handle.net/123456789/2104

Niremberg, F. (2020). Participación de adolescentes en proyectos sociales. Aportes conceptuales y pautas para su evaluación. 16 (13), Buenos Aires: Paidós. p. 108

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2021). Informe de la Unesco sobre los futuros de la educación: Resumen ejecutivo. ONU. https://es.unesco.org/futuresofeducation/

Pompa Abreu, B., & Miguel Twuemulilatyi, H. (2017). Tratamiento de la Educación Física a los escolares de la educación primaria con trastorno de déficit de atención e hiperactividad. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física. 12(1), 3141. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/688

Reyes Pérez, A. (2022). Fundamentos teóricos de la dirección del proceso de formación del profesional de perfil amplio. Editado en Universidad Central ¨Marta Abreu de Las Villas¨.

Triana Mederos, M. & Fernández Silva, I. (2019). La Educación Especial en Cuba: Concepción actual y perspectivas. Editorial Pueblo y Educación. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2764/html

Valiente Sandó, P. (2020). El enfoque sistémico: una herramienta metodológica eficaz para concebir la superación de los dirigentes educacionales." Folletos Gerenciales, 5(3), pp. 41-64. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA146742526&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=17265851&p=IFME&sw=w&userGroupName=anon%7E5392cf32&aty=open -web-entry

Wehmeyer, M. L. (2009) Autodeterminación y la Tercera Generación de prácticas de Inclusión. Madrid: Revista de Educación N° 349. pp. 45-67. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2995005

Zayas A. R. de la C. (2019). Estrategia de capacitación para el mejoramiento de la Educación Física en la infancia preescolar. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física 14(2), 204-221. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/816