Procedimento de avaliação da fase inicial do lance livre no basquete

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Regla Caridad Hernández Buides
Bergelino Zaldívar Pérez

Resumo

O procedimento apresentado foi elaborado com o objetivo de determinar indicadores para a avaliação da fase inicial do lance livre no basquetebol, na categoria de 9 a 10 anos de idade. Em sua elaboração, foram levados em conta os baixos percentuais de eficácia tanto nos arremessos tentados como nos arremessos marcados, bem como as deficiências na execução obtidas no estudo preliminar, realizado em 120 crianças da zona oeste, com um domínio de apenas 25% dos aspectos biomecânicos a serem alcançados no processo de ensino; isso constituiu uma das principais motivações para a elaboração do procedimento de avaliação. A análise documental, a observação por meio de guias estruturados e técnicas de videografia, bem como a entrevista, permitiram detectar as insuficiências na avaliação da execução do lance livre na iniciação esportiva. No trabalho, a avaliação foi realizada por meio de critérios de especialistas e critérios de usuários, e deixa um espaço aberto para ampliar ações de ordem metodológica e de natureza científica, técnica, fisiológica, teórica e psicológica que sirvam ao desenvolvimento de professores e treinadores de base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Hernández Buides, R. C., & Zaldívar Pérez, B. (2024). Procedimento de avaliação da fase inicial do lance livre no basquete. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(1), e1557. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1557
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Regla Caridad Hernández Buides, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte (UCCFD) "Manuel Fajardo". La Habana, Cuba.

Profesora del Departamento de Tiempo y Marca y Arte Competitiva

Bergelino Zaldívar Pérez, Centro de Estudio Actividad Física Deporte y Promoción de Salud. Pinar del Río, Cuba.

Profesor del Centro de Estudio Actividad Física Deporte  y Promoción de Salud

Referências

Andrade, I. A., Freire, E. S., Corrêa, S. C., & Xavier, A. P. (2020). Aprendizagem significativa de conceitos da biomecânica nas aulas de educação física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 20(1), 217-235. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1578-84232020000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

Buides, R. C. H., Soler, J. F. M., & Suzarte, J. C. P. (2017). Orientaciones metodológicas para perfeccionar la efectividad del Tiro libre en jugadoras juveniles de baloncesto. Acción, 13(26). http://www.observatoriobizkaiabasket.com/web/Archivos/GD/353/2.pdf

Díaz-Aroca, A., Arias-Estero, J. L., Díaz-Aroca, A., & Arias-Estero, J. L. (2020). Análisis de la técnica de tiro libre de jugadores de baloncesto en contexto formativo. Cuadernos de Psicología del Deporte, 20(3), 95-108. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1578-84232020000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Fleitas Díaz, I. M., Mesa Anoceto, M., & Guardó García, M. E. (2013). Sobre algunos métodos cualimétricos en la Cultura Física: Criterio de expertos, especialistas, peritos, jueces y árbitros, usuarios y evaluadores externos. Efedeportes, 18(129). https://www.efdeportes.com/efd179/metodos-cualimetricos-en-la-cultura-fisica.htm

González, A., & Bautista, A. (2018). Ideas del profesorado del conservatorio acerca de los procedimientos de evaluación. Revista Psicología y Educación, 2, 383-400. https://doi.org/10.25115.v10il.1041

Hernández., R. C. (2021). The Activity Nervous Superior and the Employment of the TIC in the Free Shot of the Basketball. International Journal Phycology and Behavioral Sciences. Juniper Publisher, 17(4). https://juniperpublishers.com/pbsij/pdf/PBSIJ.MS.ID.555970.pdf

Hernández, R. C. (2021). Proyecto tiro libre para todos de la UCCFD Manuel Fajardo. Boletín Científico de la Asociación Civil de Medicina del Deporte (ACMDBA), 34.

López Rodríguez, A., & González Maura, V. (2002). La técnica de Iadov: Una aplicación para el estudio de la satisfacción de los alumnos por las clases de educación física. Efedeportes, 9(47). https://www.efdeportes.com/efd47/iadov.htm

Monteagudo, J. F., Ramírez, J., Pedroso, M., Zuzuneguí, N., Herrera, R., & Charchabal., D. (2017). Programa Integral de Preparación del DeportistaBaloncesto 2017 2020. Documentos Rectores de la Federación Cubana de Baloncesto. INDER.

Muñoz de Morales Ibáñez, M., & Bisquerra Alzina, R. (2013). Diseño, aplicación y evaluación de un plan de educación emocional en Guipúzcoa: Análisis cuantitativo. EduPsykhé: Revista de psicología y educación, 12(1), 3-22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4556089

Núñez, R., Hernández, R. C., & Guzmán, N. (2021). Procesos cognitivos relacionados con la preparación del tiro libre en el Baloncesto. Boletín Científico Asociación Civil de Medicina del Deporte (ACMDBA)., 16.

Otero, J., & Hernández, T. I. (2022). Estrategia Didáctica para el perfeccionamiento del proceso de construcción de textos científicos en la Cultura Física. Libro de investigación 2. Pedagogía y Educación. Editorial REDIPE.

Piedra, J. B., Vizcay, C., & Hernández, R. C. (2022). Propuesta de indicadores para evaluar el drible alto en el proyecto 3x3 de Baloncesto "Manuel Fajardo Inmemorian" Libro de investigación 1. Pedagogía y Educación. REDIPE. https://editorial.redipe.org

Ramírez Deyra, C. (2021). ENSAYO ¿POR QUÉ ES IMPORTANTE LA EVALUACIÓN EN EL PROCESO EDUCATIVO? Trujillo, Universidad Católica, 4. https://www.researchgate.net/publication/351786440_ENSAYO_POR_QUE_ES_IMPORTANTE_LA_EVALUACION_EN_EL_PROCESO_EDUCATIVO

Suárez, M. C., & Sánchez, D. (2020). Intervención psicológica para favorecer el autocontrol emocional de basquetbolistas en competencia. Acción, 16(1). https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/download/128/411/

Valledor Estevill, R. (2010). The Experts' Criterion and the Experiment in the Educational Investigations. Opuntia Brava, 2(1), [13]. https://heinonline.org/HOL/Page?handle=hein.journals/opbrv2&id=13&div=&collection=

Veitía, Y., Quian, Y., & Peraza, G. (2023). Selección y seguimiento de los baloncestistas con potencialidades en la etapa de perfeccionamiento básico. 11 12 años. Revista Olímpia, 20(1), 159-177.

Yapo, J. L. C. (2020). Proceso de enseñanza aprendizaje de las acciones técnicas tácticas con el pase y el lanzamiento en el Minibasketboll. Revista Conecta Libertad ISSN 2661-6904, 4(3), Article 3. https://revistaitsl.itslibertad.edu.ec/index.php/ITSL/article/view/215