Orientação vocacional na escola de iniciação esportiva nas escolas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pesquisa teve como objetivo solucionar insuficiências teóricas e metodológicas relacionadas à orientação vocacional para uma carreira na Cultura Física, no processo formativo do aluno pré-universitário da Escola de Iniciação Esportiva Escolar, uma vez que o modelo de bacharelado nesse tipo de centro estabelece a necessidade de alcançar uma sólida preparação integral nos alunos, a partir do ensino e do treinamento esportivo. O objetivo foi elaborar uma estratégia, baseada em um modelo pedagógico, que contribuísse para a orientação vocacional dos alunos pré-universitários da Escola de Iniciação Esportiva para uma carreira na Cultura Física. A população foi composta por 102 alunos da décima série e 72 professores. Foram utilizados métodos e técnicas científicos, tais como histórico-lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistêmico-estrutural-funcional, modelagem, observação participante e estruturada, análise de documentos, avaliação por critérios de especialistas, pesquisa, oficinas de opinião crítica e construção coletiva, além de métodos matemático-estatísticos. Os fundamentos do modelo pedagógico ajudaram a resolver a contradição entre as exigências do modelo ideal explícito nos Programas Integrais de Preparação do Atleta e as limitações dos professores no desenvolvimento da orientação vocacional para essa carreira. O modelo e a estratégia foram submetidos à avaliação, por meio de critérios de especialistas e ciclos de oficinas de opinião crítica e construção coletiva, e os resultados permitiram confirmar transformações positivas no tratamento da orientação vocacional do aluno pré-universitário para a carreira da Cultura Física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Basto, R. M. & Basto, M. A. (2018). Tendencias históricas del proceso de formación continua de la orientación profesional en la educación preuniversitaria. Maestro y Sociedad, 27-41. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/3375
Briones, Y. & Triviño, J. (2018). Factores que intervienen para elegir carreras universitarias. Enfermería global, 1(37), 200 -207. https://www.adayapress.com/wp-content/uploads/2018/04/20.pdf
Corrales Castro, O., Valdés Pedroso, M., & Monteagudo Soler, J. F. (2022). Acciones para el fortalecimiento de la formación laboral en profesores noveles de Educación Física/Actions to strengthen job training in novice Physical Education teachers. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 17(1), 41-56. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1064
Carpio, A. & Guerra, L. (2017). La Orientación Profesional de los Alumnos que Ingresan a la Educación Superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11-24. https://www.redalyc.org/pdf/2030/203016901003.pdf
Consejo de Estado. (2019). Constitución de la República de Cuba. Editorial Política.
de Armas, N., Lunar, F. J., Echevarría, O. & Tamayo, Y. S. (2018). Orientación para el desarrollo de motivos profesionales del estudiante-atleta hacia la carrera de Cultura Física. En REDIPE (Ed.) Apropiación, generación y uso del conocimiento IV (pp. 211-222). Sello Editorial REDIPE. ISBN: 978-1-945570-50-6. https://www.researchgate.net/publication/336749042_ORIENTACION_PARA_EL_DESARROLLO_DE_MOTIVOS_PROFESIONALES_DEL_ESTUDIANTE _ATLETA_HACIA_LA_CARRERA_PEDAGOGICA_DE_CULTURA_FISICA
Echevarría, O. & Tamayo, Y. S. (2017). La Cultura Física como medio de orientación y educación para el desarrollo comunitario. Revista Innovación Tecnológica, 23. Número Especial dedicado a Evenhock.
Echevarría, O., Tamayo, Y. S. & Bader, F. (2018). La orientación vocacional deportiva: un proceso de ayuda para la selección de talentos. En REDIPE (Ed.) Serie: Educación y Pedagogía de la Comprensión Edificadora (pp. 211-224). Editorial Redipe, ISBN 978-1-945570-44-5. https://www.researchgate.net/publication/336749036_LA_ORIENTACION_VOCACIONAL_DEPORTIVA_UN_PROCESO_DE_AYUDA_PARA_LA_SELECCION_DE_TALENTOS
Echevarría, O., Tamayo, Y. S. & Jeffers, B. (2020). Talento deportivo: reorientación vocacional. Mundo FESC, 10(S1), 7-13. https://www.fesc.edu.co/Revistas/OJS/index.php/mundofesc/article /download/389/466/835
Erazo, X. F. & Rosero, E. del R. (2022). Orientación vocacional y su influencia en la deserción universitaria. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 5(18), 591606. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i18.198.
Gamboa, M. E. & Borrero, R. Y. (2019). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Ejemplos de su implementación. Editorial Académica Española. http://roa.ult.edu.cu/handle/123456789/4322
Herrera, V., Tejeda, I., Quintana, M., Pérez, M. N. & Sosa, I. (2018). Formación vocacional y motivación: su incidencia en el estudio de la carrera de Medicina. EDUMECENTRO, 10, 111-125. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S207728742018000200009