Os mediadores textuais como alternativa de apoio pedagógico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raúl Ramón Vázquez Santiago
Cecilia González Chirino
Dixsan Pulido Hernández
Lizmary Feriz Otaño

Resumo

O trabalho contém o resultado da aplicação de um objeto de aprendizagem constituído por uma unidade didática sobre os fundamentos e normas do Direito Internacional Humanitário, em alunos do quarto ano do curso de licenciatura em Cultura Física da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". O objetivo da pesquisa foi desenvolver um objeto de aprendizagem que contribuísse para melhorar o conhecimento dos fundamentos e normas do Direito Internacional Humanitário dos estudantes do quarto ano da carreira de Cultura Física da Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Na sua elaboração, foram utilizados métodos teóricos como histórico-lógico, análise e síntese, indutivo-dedutivo; também métodos empíricos como observação, entrevista em grupo, análise documental, levantamento estudantil e técnicas estatísticas como a análise percentual. Entre as achados principais estava que a bibliografia impressa sobre o assunto para fazer as consultas necessárias e o trabalho independente ou auto preparado dos alunos era insuficiente. Faltam ao livro didático imagens que reforcem o conhecimento. Pode-se concluir que o objeto de aprendizagem foi uma ferramenta didática que permitiu aos alunos da Faculdade de Cultura Física de Pinar del Río e outras instituições ter acesso digital ao tema dos fundamentos e normas do Direito Internacional Humanitário; que fortaleceu os valores dos alunos, especialmente o humanismo, contribuiu para a aprendizagem, uso de técnicas de informática e telecomunicação pelos alunos da Faculdade de Cultura Física de Pinar del Río e outras instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vázquez Santiago, R. R., González Chirino, C., Pulido Hernández, D., & Feriz Otaño, L. (2020). Os mediadores textuais como alternativa de apoio pedagógico. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 15(1), 49–60. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/858
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Raúl Ramón Vázquez Santiago, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Máster en Actividad Física en la Comunidad. Profesor Auxiliar. Licenciado en Ciencias Pedagógicas, Historia y Ciencias Sociales

Cecilia González Chirino, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciada en Estudios Socioculturales

Dixsan Pulido Hernández, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Cultura Física

Lizmary Feriz Otaño, Universidad de Guayaquil. Facultad de Filosofía. Carrera Lenguas y Lingüística

Licenciada en Educación. Especialidad Lengua Inglesa. Máster en Actividad Física en la Comunidad

Referências

Almenara, J. C., Jiménez, F. G., & Osuna, J. B. (2016). La producción de objetos de aprendizaje en "Realidad Aumentada": La experiencia del SAV de la Universidad de Sevilla. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, 6, 110-123. Recuperado de: https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/1837

Barroso Osuna, J. M., & Cabero Almenara, J. (2016). Evaluación de objetos de aprendizaje en realidad aumentada: Estudio piloto en el grado de Medicina. Enseñanza & Teaching, 34(2), 149-167. Recuperado de: https://doi.org/10.14201/et2016342149167

Basantes, A. V., Naranjo, M. E., Gallegos, M. C., & Benítez, N. M. (2017). Los Dispositivos Móviles en el Proceso de Aprendizaje de la Facultad de Educación Ciencia y Tecnología de la Universidad Técnica del Norte de Ecuador. Formación universitaria, 10(2), 79-88. Recuperado de: https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000200009

Carneiro, R., Toscano, J. C., & Fouz, T. D. (2009). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Servicio de Publicaciones. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=667357

Chirinos Perozo, E. C. (2015). La mediación tecnológica para la construcción de conocimiento matemático desde la complejidad. Multiciencias, 15(1), 106-112. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/904/90441655012.pdf

Comité de Estándares de Tecnologías de aprendizaje (LTSC Learning Technology Standars Commite 2000-2006) IEEE, (2002). Objetos de aprendizajes. IEEE.

Frías Cabrera, Y. (2008). Una concepción didáctica del proceso de enseñanza-aprendizaje semipresencial: Estrategia de aplicación en la Universidad de Pinar del Río [Tesis doctoral, Universidad de Pinar del Río «Hermanos Saíz Montes de Oca»]. Recuperado de: https://rc.upr.edu.cu/jspui/handle/DICT/135

Frías, Y. y Malagón, M. (2009) La mediación como potencialidad de las tecnologías de la información y las comunicaciones en los procesos de enseñanza-aprendizaje. CECES. Recuperado de: http://ftp.ceces.upr.edu.cu/centro/repositorio/Textuales/Elaborados_por_la_academia/TICs_mediacion_como_potencialidad.pdf

Suárez, O. J. (2016). Aproximación al origen de la noción de objeto de aprendizaje: Revisión histórico-bibliográfica. INGE CUC, 12(2), 26-40. Recuperado de: https://doi.org/10.17981/ingecuc.12.2.2016.03

Jonassen, D. H. (2000). El diseño de entornos constructivistas de aprendizaje. Diseño de la instrucción: teorías y modelos: un nuevo paradigma de la teoría de la instrucción, Vol. 1, 2000, ISBN 84-294-6661-4, págs. 225-250, 225-250. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2083301

Medina, J. M. C., Medina, I. I. S., & Rojas, F. R. (2016). Uso de objetos virtuales de aprendizaje ovas como estrategia de enseñanza aprendizaje inclusivo y complementario a los cursos teóricos prácticos. Revista Educación en Ingeniería, 11(22), 4-12. Recuperado de: https://doi.org/10.26507/rei.v11n22.602

Vicarioli, F. M. (2012). Objetos de aprendizaje: Importancia de su uso en la educación virtual. Calidad en la Educación Superior, 3(1), 104-118. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3945768

Parra, L. del S. V., & Vesga, J. del M. (2012). Los docentes frente a la incorporación de las tic en el escenario escolar. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 14(19), 247-263. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4378794

Salinas, S. S. (2005). Medios didácticos multimedia para el aula en educación infantil: Aplicación de las TICS como recursos educativos en el aula. Vigo: Ideaspropias. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=278640

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)