Pequenos jogos para desenvolver a velocidade da translação em badminton infantil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maidelin Díaz Miranda
Ayran Arencibia Moreno
Omaida Rodríguez Martínez
Jani García Perdigón

Resumo

Os jogos são a atividade fundamental através da qual as crianças se desenvolvem física e intelectualmente, daí a motivação para investigar a possível aplicação de vários deles nas áreas desportivas de badminton do município de Pinar del Río. Tendo em conta os poucos jogos que são utilizados para contribuir para o desenvolvimento das capacidades físicas neste desporto, o objetivo é elaborar jogos que desenvolvam a velocidade de tradução com esta finalidade e assim melhorar a assimilação desta em crianças de 7-8 anos de idade que praticam esta modalidade desportiva. Para tal, foram utilizados métodos empíricos como a observação e entrevista, dentro dos métodos teóricos foram utilizados o histórico-lógico, a análise-síntese, a indução-dedução e como estatística matemática a estatística descritiva e dentro dela a análise percentual. Os jogos propostos contêm os elementos e as etapas metodológicas para a sua aplicação, incluindo também jogos para a velocidade de translação. Com a utilização destes jogos, os atletas sentem-se mais motivados no treino quando desenvolvem esta capacidade física.


Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Díaz Miranda, M., Arencibia Moreno, A., Rodríguez Martínez, O., & García Perdigón, J. (2021). Pequenos jogos para desenvolver a velocidade da translação em badminton infantil. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 16(1), 262–274. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/889
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Maidelin Díaz Miranda, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Facultad de Cultura Física "Nancy Uranga Romagoza"

Máster en Ciencias Profesora Auxiliar de tenis de mesa, Educación Rítmica y Lúdica. Profesora principal de la disciplina Teoría y Práctica de la Educación Física.

Ayran Arencibia Moreno, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Facultad de Cultura Física "Nancy Uranga Romagoza"

Máster en Ciencias, Profesor Auxiliar de gimnasia básica y badminton

Omaida Rodríguez Martínez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Facultad de Cultura Física "Nancy Uranga Romagoza"

Máster en Ciencia, Profesora Asitente de Teoría y Metodología de la Educación Física

Jani García Perdigón, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, La Habana

Dirección de Actividades Extracurriculare; Máster en Ciencias

Referências

Arencibia Moreno, A., & Díaz Miranda, M. (2014). Ejercicios para el mejoramiento de la rapidez en los atletas de bádminton de la categoría sub 15 años de la EIDE «Ormani Arenado» de Pinar del Río. EFDeportes, Revista Digital, 19(198). Recuperado de https://rc.upr.edu.cu/jspui/handle/DICT/3373

Blanco, M. B. R., Miranda, M. D., & Moreno, A. A. (2017). Juegos motivacionales y/o preparadores para la clase de Educación Física de tercer grado. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2), 95-102. Recuperado de http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/718

Doscher, M. (2004). Diseño de Programas Específicos de Entrenamiento Deportivo. PubliCE. Recuperado de https://g-se.com/diseno-de-programas-especificos-de-entrenamiento-deportivo-373-sa-557cfb2713bb20

Fernández Rio, J. (2011). La enseñanza del bádminton a través de la hibridación de los modelos de Aprendizaje Cooperativo, Táctico y Educación Deportiva y del uso de materiales autoconstruidos. En Modelos actuales de iniciación deportiva: Unidades didácticas sobre juegos y deportes de cancha dividida. Wanceulen. University of Oviedo. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Javier_Fernandez-Rio?ev=hdr_xprf

González Sinnig, N. E. (2016). Caracterización del nivel de actitud hacia la práctica de la Actividad física y el deporte (BÁDMINTON), dentro de la clase de educación física en el grado quinto del Colegio Adventista de Cartagena (Universidad de San Buenaventura). Universidad de San Buenaventura, Cartagena. Recuperado de http://bibliotecadigital.usb.edu.co/handle/10819/5772

Martínez Díaz, R. (2011). El juego como medio para familiarizar a los practicantes de bádminton en el dominio de los elementos técnicos básicos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 15(154). Recuperado de https://www.efdeportes.com/efd154/el-juego-como-medio-para-los-practicantes-de-badminton.htm

Miranda, M. D., & Moreno, A. A. (2016). Juegos pre-deportivos de bádminton para el deporte para todos. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 11(3), 167-175. Recuperado de http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/672

Moreno, A. A., & Miranda, M. D. (2016). Juegos para familiarizar con los desplazamientos del bádminton a los niños de 7 – 9 años. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 11(3), 158-166. Recuperado de http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/671

Ramírez, A. A. (s. f.). Programa Integral de Preparación del Deportista: Bádminton. La Habana, Cuba: Comisión Nacional de Bádminton, INDER.

Torres Palma, C. C. (2017). Acciones de inducción para promover la práctica del Bádminton en los estudiantes de 5to. A 7mo. Año de Educación Básica. (BachelorThesis, Universidad de Guayaquil. Facultad de Educación Física, Deporte y Recreación). Universidad de Guayaquil. Facultad de Educación Física, Deporte y Recreación, Ecuador. Recuperado de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/23931

Watson Brown., H. (2008). Teoría y práctica de los juegos. Las Villas, Cuba: Editorial Deportes.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)