Atividades recreativas inclusivas na aula de Educaçao Física para alunos com transtorno de lateralidade

Contenido principal del artículo

Elisa Maricela Delgado Castillo
Darwin Giovanny Acosta Cruz
Germán Rafael Rojas Valdés

Resumen

Na Educação Física a lateralidade motora deve ser desenvolvida desde cedo. O objetivo desta pesquisa foi analisar de forma abrangente a lateralidade dos alunos do décimo ano das aulas de Educação Física, a partir de suas necessidades e percepções, para o desenho de atividades lúdicas inclusivas que abordem os transtornos de lateralidade. O estudo foi explicativo e transversal com abordagem mista e foi desenvolvido em oito instituições de ensino privadas da cidade de Quito. Foram selecionados 14 professores para a entrevista e 688 alunos do décimo ano foram avaliados com o teste de Harris validado, 40 deles foram identificados com transtorno de lateralidade, e foi aplicado um questionário a eles, para que fosse apresentada uma proposta de intervenção para atividades lúdicas inclusivas que abordassem esse assunto; transtorno. Os dados foram analisados em Excel, após aplicação de escala Likert na pesquisa, para compreender em profundidade as experiências, percepções e adaptações. Esta pesquisa esclarece a importância de considerar a lateralidade na concepção de atividades recreativas inclusivas. Também mostrou que a adaptação curricular e a personalização são fundamentais para atender às necessidades específicas desses alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Delgado Castillo, E. M., Acosta Cruz , D. G., & Rojas Valdés, G. R. (2024). Atividades recreativas inclusivas na aula de Educaçao Física para alunos com transtorno de lateralidade. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 19(2), e1623. Recuperado a partir de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1623
Sección
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografía del autor/a

Elisa Maricela Delgado Castillo, Universidad Bolivariana del Ecuador

 Licenciada en Ciencias de la educación, mención Educación Física

Maestrante: Universidad Bolivariana del Ecuador

Darwin Giovanny Acosta Cruz , Universidad Bolivariana del Ecuador

Licenciado en Ciencias de la educación, mención Educación Física

Maestrante: Universidad Bolivariana del Ecuador

Germán Rafael Rojas Valdés, Universidad Bolivariana del Ecuador

MSc.

Citas

Arufe Giráldez, V., Pena García, A., & Navarro Patón, R. (2021). Efectos de los programas de Educación Física en el desarrollo motriz, cognitivo, social, emocional y la salud de niños de 0 a 6 años. Una revisión sistemática. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 7(3), 448-480. Https://doi.org/10.17979/sportis.2021.7.3.8661

Cuevas-López, A. A., Vergara Torres, A. P., Mendoza-Baldenebro, R. E., & Ceballos-Gurrola, O. (2023). Propiedades psicométricas de la Escala de Planificación Contextualizada en la Educación Física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 23(1), 219-233. Https://doi.org/10.6018/cpd.513791

Fals Martinez, J. A., Noa Cuadro, H., & Sánchez Córdova, B. (2022). Desarrollo de habilidades técnicas por medio de la transferencia bilateral en futbolistas de categorías escolares. Lecturas: Educación Física y Deportes, 27(288), 176-188. Https://doi.org/10.46642/efd.v27i288.3414

Garví Medrano, P., García López, L., & Fernández Río, J. (2022). Aprendizaje Cooperativo Materiales curriculares para Educación Secundaria en Educación Física. Ediciones de la Universidad de Castilla La Mancha. Https://www.researchgate.net/profile/Javier-Fernandez-Rio /publication/363889842_Aprendizaje_cooperativo_Materiales_curriculares_para_Educacion_Secundaria_en_Educacion_Fisica /links/633f020b2752e45ef699e231/Aprendizaje-cooperativo-Materiales-curriculares-para -Educacion-Secundaria-en-Educacion-Fisica.pdf

Harris, A. J. (1961). Manuel d'application des test de latéralité. Ed. Du Centre de psychologie appliquée.

Hernández Nieto, R. (2002). Contributions to Statistical Analysis. Universidad de Los Andes.

Ledesma Albornoz, Á. (2021). El método hermenéutico-fenomenológico de Martin Heidegger y la posibilidad de una investigación filosófica independiente. Studia Heideggeriana, 10, 245-262. Https://doi.org/10.46605/sh.vol10.2021.115

Medina Amate, I. M. (2020). Evaluación e intervención ante un caso de lateralidad cruzada. Caso único. MLS Psychology Research, 3(1), 99-138. Https://doi.org/10.33000/mlspr.v3i1.453

Ministerio de Educación del Ecuador. (2017). Currículo de EGB y BGU Educación Física (Vol. 1). Ministerio de Educación. Https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016 /08/EF-completo.pdf

Murakami Hernández, Y. (2021). Diviértete mientras aprendes a pintar. Solar servicios editoriales.

Pita Bumbila, J., & Briones Moreira, A. (2023). Actividades con balón para mejorar la lateralidad de los estudiantes de 8 a 10 años. Polo del Conocimiento, 8(1), 567-586.

Posso Pacheco, R. J., & Barba Miranda, L. C. (2023). La Influencia de los Factores Emocionales en la Educación Física Significativa. MENTOR revista de investigación educativa y deportiva, 2(5), 179-187. Https://doi.org/10.56200/mried.v2i5.5985

Posso Pacheco, R. J., Paz Viteri, B. S., Figueredo Frutos, L. L., Muñoz Aguilar, I. D. L. M., Ortiz Bravo, N. A., Cóndor Chicaiza, J. D. R., Cóndor Chicaiza, M. G., & Marcillo Ñacato, J. C. (2022). Necesidades educativas especiales en el contexto de la educación física (Primera edición). Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico de Barquisimeto «Luis Beltrán Prieto Figueroa». Https://doi.org/10.46498/upelipb.lib.0015

Posso-Pacheco, R. J., Barba-Miranda, L. C., Rodríguez-Torres, Á. F., Núñez-Sotomayor, L. F. X., Ávila-Quinga, C. E., & Rendón-Morales, P. A. (2020). Modelo de aprendizaje microcurricular activo: Una guía de planificación áulica para Educación Física. Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-18. Https://doi.org/10.15359/ree.24-3.14

Rodríguez Paredes, S. A., & Ledesma Pérez, F. E. (2023). Explorando la actitud docente en el e-learning: Un enfoque cualitativo desde la perspectiva de docentes y estudiantes. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 84, 70-88. Https://doi.org/10.21556/edutec.2023.84.2625

Rosero Jama, S. A. (2022). El desarrollo de la lateralidad en el aprendizaje de los niños de edad inicial. REINCISOL: Revista de Investigación Científica y Social, 1(2), 1-19. Https://doi.org/10.5281/ZENODO.6814709

Sánchez Rodríguez, L. M., & Briones Moreira, Á. F. (2022). Desarrollo de la lateralidad en niños de preparatoria. Revista Cognosis, 7(EE-I), 127-144. Https://doi.org/10.33936/cognosis.v7iee-I.4761

Suntaxi Naula, C. H., & Quintanilla Ayala, L. X. (2021). Potenciación de las habilidades motrices básicas en fútbol sub-8 a través de la coordinación motriz. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26(280), 101-114. Https://doi.org/10.46642/efd.v26i280.3160

Trigueros Cervantes, C., Doña, A. M., & García, E. R. (2022). Picasso por un día. Análisis de la motricidad infantil desde el dibujo de infantes chilenos de Educación Infantil. Retos, 45, 233-244. Https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91677

Vásconez Tanquino, E. R., & Aldas Arcos, H. G. (2023). Actividades lúdicas para mejorar la coordinación y lateralidad en escolares de básica superior. Mqrinvestigar, 7(1), 3180-3204. Https://doi.org/10.56048/MQR20225.7.1.2023.3180-3204

Vejar Quintana, Z., Escalona Linares, J., & Bracho Pérez, J. (2023). Educación inclusiva y su participación en niños con dislexia. Infometric@ - Serie Sociales y Humanas, 6(1), 1-19.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.