Atividades cooperativas para a flexibilidade física em estudantes de Cultura Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mercedes Valdés Pedroso
Yancel Wilson Valdés
José Francisco Monteagudo Soler

Resumo

Através dos testes de eficiência física, define-se como o desenvolvimento dos alunos está se comportando durante o curso e, dependendo destes resultados, podem ser tomadas medidas para melhorar sua evolução. Flexibilidade é a capacidade física que dá ao homem a possibilidade de realizar movimentos de grande amplitude, influenciados pelas estruturas neuro-mio-articulares de fixação e estabilização, e quando se utiliza o trabalho cooperativo, o sucesso da atuação de um membro depende do sucesso do associado. Nas observações nas aulas e nas pesquisas realizadas com os alunos no primeiro ano do curso Regular Diurno de Cultura Física, é comprovado que nos Testes de Eficiência Física (Pef) realizados no início do curso, o nível obtido na capacidade física Flexibilidade, em relação ao resto dos testes, é o mais difícil e muito marcado nos homens, Além disso, a variedade nas aulas e o pouco uso do trabalho cooperativo são insuficientes, por isso o objetivo do trabalho é propor um conjunto de atividades cooperativas que privilegiem a capacidade física para a flexibilidade nos alunos do primeiro ano do curso de Cultura Física no Uccfd "Manuel Fajardo". Foram utilizados os métodos indutivo-deducativo, análise-síntese, observação científica, pesquisa e critérios especializados. Os resultados foram positivos para os estudantes após quatro meses de aplicação da proposta. Os especialistas classificaram a proposta como Muito Adequada, o que é evidenciado pela melhoria no nível dos estudantes no teste de flexibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Valdés Pedroso, M., Wilson Valdés, Y., & Monteagudo Soler, J. F. (2022). Atividades cooperativas para a flexibilidade física em estudantes de Cultura Física. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 17(1), 75–89. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1063
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Mercedes Valdés Pedroso, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo" (UCCFD)

Máster en Dirección y Gestión de la Cultura Física. Jefa del departamento de Educación Física de la UCCFD “Manuel Fajardo”.Responsable de las disciplinas: Teoría y Práctica de la Educación Física y de la Práctica laboral. investigativa. Miembro del Tribunal para la categorización de Profesores Instructores y Asistentes

Yancel Wilson Valdés, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo" (UCCFD)

Profesor, Licenciado en Cultura Física

José Francisco Monteagudo Soler, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo" (UCCFD)

Profesor Titular y Consultante

Referências

Basabe, M. P. (2016). Propuesta de pasos metodológicos para el diagnóstico de habilidades motrices en la Educación Física. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 11(3), 176-181. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/675

Chehaibar, L. M. (2020). Flexibilidad curricular. Tensiones en tiempos de pandemi. En Educación y pandemia: Una visión académica (pp. 83-91). Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación. http://132.248.192.241:8080/xmlui/bitstream/handle/IISUE_UNAM/542 /ChehaibarL_2020_Flexibilidad_curricular.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Díaz-Escobar, C., Ocaranza-Ozimica, J., Díaz-Narváez, V. P., & Utsman, R. (2018). Confiabilidad de pruebas para flexibilidad en futbolistas jóvenes de un club profesional. Apunts. Educacion Fisica y Deportes, 4(131), 80-94. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/1).131.06

Eras, N. J. G., Rojas, W. F. T., Jácome, C. A. C., Díaz, R. J. T., Boada, S. R. R., & Enríquez, S. C. C. (2020). Potenciación de la capacidad flexibilidad en la gimnasia artística masculina infantil. Lecturas: Educación física y deportes, 24(261), 8. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7272941

Fuente, Á. A. de la, Pérez, G. M., & Martín, J. J. B. (2012). El aprendizaje cooperativo para la mejora de la socialización y la educación a través del conflicto. La Peonza: Revista de Educación Física para la paz, 7, 3-11. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3907247

Gómez, J. P. P., Casasbuenas, A. L. C., Torres, D. M. Z., & Corredor, D. W. S. (2018). Nivel de flexibilidad de deportistas en formación a través del Test de Sit and Reach, Tocancipá, Cundinamarca. Revista digital: Actividad Física y Deporte, 4(2), 5-18. https://doi.org/10.31910/rdafd.v4.n2.2018.552

Mesa, M., Fleitas, I. M. y Vidaurreta, R. R. (2015). Sobre el tratamiento estadístico a los datos provenientes de las opiniones de los expertos en las investigaciones de la Cultura Física. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, 20( 210). https://www.efdeportes.com/efd210/tratamiento-estadistico-opiniones-de-expertos.htm

Navarro, J. P., Sala, H., Limbiati, V., Corda, F., & Moreno, D. (2013). Uso intensivo de herramientas de colaboración en línea en Educación Superior. Revista Electrónica de Didáctica en Educación Superior, 06, Article 06. http://ojs.cbc.uba.ar/index.php/redes/article/view/85

Oña Tacan, E. J., Chamorro Werz, D. N., Chávez Cevallos, E., (2021). Insistencia pasiva dinámica y contracción maximal: Influencia en la flexibilidad del split en kárate. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 524-534. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1996-24522021000200524&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Ubaque, J. G. (2019). Flexibilidad: ¿Capacidad fundamental? Valoración de sistema LDF enfatizado en la flexibilidad. Revista Siembra CBA, 1, 23-35. http://revistas.sena.edu.co/index.php/Revsiembracba /article/view/2585

Vaca García, M. R., Gómez Nicolalde, R. V., Cosme Arias, F. D., Mena Pila, F. M., Yandún Yalamá, S. V., & Realpe Zambrano, Z. E. (2017). Estudio comparativo de las capacidades físicas del adulto mayor: Rango etario vs actividad física. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 36(1), 1-11. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0864 -03002017000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Valdés-Pedroso, M., & Monteagudo-Soler, J. F. (2018). LA EVALUACIÓN DE LA HABILIDAD TRABAJO EN EQUIPO EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIA DE CULTURA FÍSICA (Original). Revista científica Olimpia , 15(49), 79-91. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/59

Valdés-Pedroso, M., & Monteagudo-Soler, J. F. (2018). Técnicas cooperativas de apoyo al trabajo en equipo en la docencia universitaria de Cultura Física. Revista Olimpia, 15(47), RNPS: 2067, ISSN: 1817-9088. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/484

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)