Jogos didáticos: uma alternativa para a interdisciplinaridade na formação de profissionais da Cultura Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O objetivo consistia em propor jogos didáticos que favorecessem a interdisciplinaridade no processo de formação do profissional de Cultura Física através do tema Educação Rítmica e Lúdica.
Materiais e métodos: Uma amostra de 225 alunos do primeiro ano pertencentes ao curso diurno regular e 17 professores da disciplina foram selecionados. Foram utilizados métodos e técnicas de pesquisa, incluindo: histórico-lógico, analítico-sintético, sistêmico-estrutural funcional, análise documental, levantamento, critérios de especialistas e a distribuição empírica de freqüências relativas e absolutas, o que permitiu projetar dez jogos didáticos considerados como uma forma de favorecer a interdisciplinaridade pelos critérios de dez especialistas.
Resultados: Os jogos didáticos são estruturados com uma ordem lógica, metodológica e sistêmica em correspondência com os conteúdos das disciplinas e disciplinas do primeiro ano do curso de graduação em Cultura Física.
Conclusões: A validação revela o potencial da interdisciplinaridade para a formação do profissional de Cultura Física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Barrabia, O. (2017). La formación como categoría pedagógica. Varona, (13), 62-63.
Castellanos, A. V. (2016). El profesional universitario. Visión pedagógica de la formación universitaria actual. La Habana, Cuba: Universidad de La Habana.
Carvajal, Y. (2010).Interdisciplinariedad desafío para la Educación Superior y la Investigación. Luna Azul, (31), 156-169. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321727233012
Cepeda Y, Díaz C. L. y Acosta, I. (2017). Análisis convergente y holístico sobre aspectos teóricos de la interdisciplinariedad para profesionales de la educación. Pedagogía y Sociedad, 20 (50), 258-281. https://redib.org/Record/oai_articulo1789785-an%C3%A1lisis-convergente-y-hol%C3%ADstico-sobre-aspectos-te%C3%B3ricos-de-la-interdisciplinariedadconvergent-holistic-analysis-theoretical-aspects-interdisciplinarity-education-professionals
Chacón, P. (2008). El Juego Didáctico como estrategia de enseñanza y aprendizaje ¿Cómo crearlo en el aula? Revista Nueva Aula Abierta nº 16, Año 5 julio- diciembre 2008. https://docplayer.es/6147803-El-juego-didactico-como-estrategia-de-ensenanza-y-aprendizaje-como-crearlo-en-el-aula.html
Fiallo, J. (2001). La interdisciplinariedad como principio básico para el desempeño profesional en las condiciones actuales de la escuela cubana, III Seminario Nacional para educadores. La Habana, Cuba: Ministerio de Educación.
Fiallo, J. (2004). La interdisciplinariedad un concepto "muy conocido". En Interdisciplinariedad. Una aproximación desde la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.
González, E. (2017). La interdisciplinariedad en la investigación como un principio de la responsabilidad social universitaria. Congreso Universidad. http://www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/congresouniversidad/index
Horruitiner S, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación. La Habana, Cuba: Editorial Félix Varela. https://books.google.com.cu/books?id=jHOhGQAACAAJ&hl=es-419
Lenoir, Y. (2013). Interdisciplinariedad en educación: una síntesis de sus especificidades y actualización. Interdisciplinar. Revista del Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades. 1(1) 51-86. http://conexiones.dgire.unam.mx/wp-content/uploads/2017/09/b-Interdisciplinariedad-en-educacio%CC%81n.-Especificaciones..pdf
Martínez B.N. (2017). Las vivencias desde una perspectiva pedagógica. Su aplicación como eje de integración de contenidos de la educación preescolar. Ciencias de la Educación 3(2) Mayo-Agosto-. ISSN: 2528-7842. http://45.238.216.13/ojs/index.php/mikarimin/article/view/694
Ortiz O, Lucía. O, Gómez. A, Yecid. O. (2020). Interdisciplinariedad. Universidad Santo Tómas. Workingpaper No 197548. DOI: 10.13140/RG.2.2.26714.16324.
Perera, F. (2009). Proceso de Enseñanza-aprendizaje interdisciplinariedad o integración. Varona, 48-49.
Posada, R. (2002). Formación superior basada en competencias, interdisciplinariedad y trabajo autónomo del estudiante. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653) 56. https://rieoei.org/RIE/article/download/2870/3814/; https://doi.org/10.35362/rie3512870
Valdés, Y, Bosque J, Estrade. J, Guerra D, Rodríguez, C. (2021). La interdisciplinariedad en la formación del Licenciado en Cultura Física: su historia y tendencia. PODIUM. Revista de ciencia y tecnología en la Cultura Física 16(1), 291-307. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522021000100291
Valdés Y, Fernández A, Traba Y. (2019). Sistema de tareas integradoras para favorecer la interdisciplinariedad del profesional de la Cultura Física. Podium. Revista de ciencia y tecnología en la Cultura Física 14(3), 509-526.http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1996-24522019000300509