O objetivo das aulas de educação física e das sessões de treinamento esportivo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Ao avaliar os resultados de vários anos letivos (2015-2019) no campo do Esporte e da Educação Física, foram identificadas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das aulas, associadas à falta de preparação dos professores para selecionar, formular e controlar os objetivos, o que foi assumido pela Comissão Municipal de Educação Física da Diretoria de Esportes como um problema a ser resolvido; a partir desse orçamento, assumiu-se a tarefa de investigar as causas que determinam tal problema. Identificou-se, mediante a aplicação de observação, análise documental, pesquisa e entrevista, que existem deficiências na preparação de professores e treinadores que os impedem de assumir esse elemento técnico e limitam a obtenção da qualidade das atividades ministradas. Por essa razão, o objetivo deste artigo é propor diretrizes metodológicas para melhorar a seleção, a formulação e o controle dos objetivos nas aulas de Educação Física e nas sessões de treinamento esportivo. Os resultados obtidos mostraram que é possível preparar professores e treinadores esportivos de acordo com o objetivo proposto e, assim, elevar a qualidade e os resultados da aprendizagem dos alunos, o que é essencial para o cumprimento da tarefa social atribuída nesse campo às Diretorias Municipais de Educação e Esportes.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bolívar, C. (1989). Los objetivos en la clase de Educación Física. Revista Educación Física y Deportes. 11(1-2). Enero-diciembre.
Domínguez, G. (2021). Importancia de los modelos de enseñanza de acuerdo a los objetivos en la clase de Educación Física e iniciación deportiva. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, política y valores. 60. Edición Especial. 38. https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com
Espinoza, E.E. (2020). Dinámica de los componentes del proceso de enseñanza aprendizaje en la formación de competencias en el ámbito universitario. Revista Conrado. 16(72). https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1227
Lago, J. et al. (2019a). Orientaciones Metodológicas de Educación Física de décimo a duodécimo grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Lago, J. et al. (2019b). Programas de Educación Física de décimo a duodécimo grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Lam, B. A., O., González y M.H. Goorguet (2019). La clase de Educación Física una vía para el conocimiento de la historia deportiva local. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física. 14(1). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/785
López, M. et al. (2022a). Programas de Educación Física del primer y segundo ciclo de la Educación Primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
López, M. et al. (2022b). Orientaciones de Educación Física del primer y segundo ciclo de la Educación Primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Monistirol, G.A. et al. (2013). Vías y herramientas para la elaboración y formulación de los objetivos en las clases de Educación Física. EFDepotes.com, Revista Digital. Buenos Aires. 18(181). https://efdeportes.com/efd181/formulacion-de-los-objetivos-en-educacion-fisica.htm
Pérez, C.E. y M. Rodríguez (2015). La relación objetivo-contenido en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía. Disponible en: https://repositorio.geotech.cu/xmlui/handle/1234/2385
Ramírez, E. et al. (2018a). Programas de Educación Física de séptimo a noveno grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Ramírez, E. et al. (2018b). Orientaciones Metodológicas de Educación Física de séptimo a noveno grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.