Níveis de desenvolvimento da expressão corporal e das habilidades motoras na Educação Precoce modalidade virtual
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Adamo, K., Wilson, S., Harvey, A. L., Grattan, K. P., Naylor, P.- J., Temple, V. A. y Goldfield, G. S. (2016). Does Intervening in Childcare Settings Impact Fundamental Movement Skill Development? Medicine and Science in Sports and Exercise, 48(5), pp. 926-932. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000001092
Aguilar Herrero, M., García Fernández, C. M. y Gil del Pino, C. (2021). Efectividad de un programa educativo en Educación Física para fomentar las habilidades socioafectivas y prevenir la violencia en educación primaria. Retos, 41, pp. 492-501. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82683
Alonso Álvarez, Y., y Pazos Couto, J. M. (2020). Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España). Educación e investigación, 46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046207294
Andrés Cabello, S., y Giró Miranda, J. (2016). La participación de las familias en la escuela: una cuestión compleja. Revista De Evaluación De Programas Y Políticas Públicas, 1(7), 2847. https://doi.org/10.5944/reppp.7.2016.16302
Aujtukai Asamat, B. (2022). Desarrollo psicomotor en niños de cinco años de Puerto Galilea, distrito Río Santiago, Región Amazonas. Revista de Investigación Científica UNTRM: Ciencias Sociales y Humanidades, 5(2), pp. 9-12. http://revistas.untrm.edu.pe/index.php/CSH/article/view/860
Bernate, J. (2021). Educación física y su contribución al desarrollo integral de la motricidad. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), pp. 643-661. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/957
Cabrera Méndez, M., Diez Somavilla, R. y López Navarrete, A. (2021). Apreciación de la enseñanza-aprendizaje online en tiempos de COVID-19 por parte de las familias españolas. Espacios, 42(1), pp. 246-258. https://www.revistaespacios.com/a21v42n01/a21v42n01p20.pdf
Cabrera Valdés, B., y Dupeyrón García, M. (2019). El desarrollo y la estimulación de la motricidad fina en los niños y niñas del grado preescolar. Mendive. Revista de Educación, 17(2), pp. 222-239. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/
Callado, C. V. (2018). El aprendizaje cooperativo en educación física: Planteamientos teóricos y puesta en práctica. Acción motriz, 20, pp. 7-16. https://dialnet.unirioja.es/revista/15566/A/2018
Cárcamo Oyarzun, J., Romero Rojas, F. y Estevan, I. (2022). Impacto de la pandemia por COVID19 en la percepción de competencia motriz de escolares de la ciudad de Temuco, Chile. Retos, 43, 361-369. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87496
Carrasco Coca, O. R., Caicedo Merizalde, J. G., Savedra Valdiviezo, O. A., y Ochoa Sangurima, V. L. (2021). Fundamentos Pedagógicos para la enseñanza-aprendizaje de la Educación Física en Modalidad Virtual: Un reto actual. Ciencia Digital, 5(1), pp. 232-251. https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v5i1.1542
Colás Bravo, P. S., y Contreras, J. A. (2013). La participación de las familias en los centros escolares de Educación Primaria. Revista de Investigación Educativa, 31(2), pp. 485-499. https://doi.org/10.6018/rie.31.2.171031
Delgado Lobete, L., y Montes Montes, R. (2017). Perfil y desarrollo psicomotor de los niños españoles entre 3 y 6 años. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 3(3), pp. 454-470. https://doi.org/10.17979/sportis.2017.3.3.2002
Erades, N. y Morales, A. (2020). Impacto psicológico del confinamiento por la COVID-19 en niños españoles: un estudio transversal. Revista De Psicología Clínica Con Niños Y Adolescentes, 7(3), pp. 27-34. https://doi.org/10.21134/rpcna.2020.mon.2041
Fernández, Ruiz. M. R. (2021). Nativos pandémicos: la educación virtual en Educación Infantil durante el confinamiento por COVID-19. Estudios sobre educación, 41, pp. 49-70. https://doi.org/10.15581/004.41.010
Gamboa Jiménez, R. A., Bernal Leiva, M. N., Gómez Garay, M. P., Gutiérrez Isla, M. J., Monreal Cortés, C. B., y Muñoz Guzmán, V. V. (2019). Corporeidad, motricidad y propuestas pedagógico-prácticas en aulas de educación infantil: The relationship between discourse and praxis. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, 18(1), pp. 122. https://doi.org/10.11600/1692715x.18101
García Marín, P. y Fernández López, N. (2020). Motor Skills Competence in Preschool Education. Apunts. Educación Física y Deportes, 141, pp. 21-32. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/3).141.03
Herrera González, E., Fonseca Schmidt, H., & Morera Castro, M. (2022). Diagnóstico psicomotriz de niños y niñas de 2 a 4 años que asisten a centros de atención integral. Acción Motriz, 30(1), pp. 73-83. https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/224
Luz, C., Almeida, G., Rodrigues, L., & Cordovil, R. (2017). The evaluation of motor competence in typically developing children: An integrative review. Journal of Physical Education, 28 e2857. https://doi:10.4025/jphyseduc.v28i1.2857
Ministerio de Educación. (2014). Currículo de Inicial 2014. Autoedición. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2014/06/curriculo-educacion-inicial-lowres.pdf
Miragem, A. A., & Almeida, L. de. (2021). Potencialidades e limitações da educação física no ensino remoto: o efeito pandemia no componente curricular. Movimento, 27 e27053. https://doi.org/10.22456/1982-8918.111633
Nielsen Rodríguez, A., Romance, R., Dobado Castañeda, J. C., y Gil-Espinosa, F. J. (2022). Evaluation of a Proposal for Movement Integration in the Teaching-Learning Process in Early Childhood Education. Children (Basel, Switzerland), 9(2), pp, 231. https://doi.org/10.3390/children9020231
Pinargote Zambrano, A. H., Pinargote Salvatierra, L. P., Adela Connie Alcívar Chávez, A. C., y Rojas Rojas, J. A. (2019). Los espacios físicos dentro y fuera del aula y su incidencia en el desarrollo de la motricidad de los niños y niñas de educación inicial. Tlatemoani Revista Académica de Investigación, 10(31), pp. 249-269. https://dialnet.unirioja.es/revista/26634/V/10
Pozo Sánchez, S., López Belmonte, J., Fernández Cruz, M. y López Núñez, J. A. (2020). Análisis correlacional de los factores incidentes en el nivel de competencia digital del profesorado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado,23(1), pp. 143-159. https://doi.org/10.6018/reifop.396741
Ramos Álvarez, O., Arufe Giráldez, V., Sanmiguel Rodríguez, A., y Navarro Patón, R. (2022). Implications for balance in 11- and 12-year-old children in northern Spain during SARS-CoV-2 lockdown. Frontiers in psychology, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1009299
Rodríguez, A. M., Caceres, M. P. y Alonso, S. (2018). La competencia digital del futuro docente: análisis bibliométrico de la productividad científica indexada en Scopus. IJERI: Revista Internacional de Investigación e Innovación Educativa, (10), pp. 317-333. https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/2960/2737
Román Sacón, J. y Calle Contreras, P. (2017). Estado de desarrollo psicomotor en niños sanos que asisten a un centro infantil en Santo Domingo, Ecuador. Enfermería: Cuidados Humanizados, 6(2), 3964. https://doi.org/10.22235/ech.v6i2.1467
Sánchez-Matas, Y., Gutiérrez-Díaz del Campo, D., Hernández-Martínez, A., y Segovia Domínguez, Y. (2022). Efecto de un programa de refuerzo motriz en alumnado con dificultades motrices y/o sociales. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(1), 14.27. https://doi.org/10.6018/cpd.421831
Sánchez Reyes, L., Ramón Santana, A. y Mayorga Santana, V. (2020). Desarrollo Psicomotriz en niños en el contexto del confinamiento por la pandemia del COVID 19. Dominio de las Ciencias, 6(4), 203-219. http://dx.doi.org/10.23857/dc.v6i4.1617
Simbaña Haro, M. P., González Romero, M. G., Merino-Toapanta, C. E., y Sanmartín Lazo, D. E. (2022). La expresión corporal y el desarrollo motor de niños de 3 años. Revista Científica Retos De La Ciencia, 6(12), 2540. https://retosdelacienciaec.com/Revistas/index.php/retos/article/view/385
Toro Arévalo, S., López de Maturana, D., Contreras Oyarzo, M., Sandoval-Obando, E., Peña-Troncoso, S., y Gurovich Pinto, T. (2022). Juego, Motricidad y Didáctica, desde la Cultura Infantil en Niños y Niñas de 4 a 6 años, bases teóricas desde una epistemología enactiva. Retos, 45, pp. 598-610. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91598
Ulrich, D. (2000). Prueba de desarrollo motor grueso 2: Manual del examinador. (2ª ed.).Pro-Ed.
UNICEF, Dirección de Sensibilización y Políticas de la Infancia. (2020). Salud mental e infancia en el escenario de la COVID-19. Autoedición. https://www.unicef.es/sites/unicef.es/files /comunicacion/COVID19_UNICEF_Salud_Mental.pdf
Viciana Garófano, V., Cano Guirado, L., Chacón Cuberos, R., Padial Ruz, R., y Martínez Martínez, A. (2017). Importancia de la motricidad para el desarrollo integral del niño en la etapa de educación infantil. EmásF, 47, pp. 89-105. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6038088