Elaboración de dimensiones e indicadores para la toma de decisiones en la preparación táctica del judo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O desenvolvimento do esporte contemporâneo tem características que exercem grande influência na organização da preparação e do treinamento dos atletas. Este trabalho está relacionado aos resultados da pesquisa realizada sobre a tomada de decisão na preparação tática do judô, para a qual é necessário avaliar os atletas nas diferentes circunstâncias em que se encontram no combate; assim, tem como objetivo desenvolver dimensões e indicadores para a avaliação da tomada de decisão a partir da preparação tática em atletas de judô da categoria juvenil da Eide "Osmani Arenado", Pinar del Río. A necessidade de os judocas apresentarem níveis adequados de tomada de decisão em cada competição que enfrentam aumenta as possibilidades de alcançar resultados esportivos superiores, fato que estimula a busca, por parte dos treinadores, de novas formas do processo de preparação que se diferenciem das tradicionais. A pesquisa utilizou métodos teóricos, como análise-síntese e sistêmico-estrutural-funcional; empíricos, revisão de documentos, observação científica, entrevista e consulta a especialistas; bem como estatísticas descritivas. Como resultado, foram determinados indicadores para cada dimensão estabelecida com seus critérios de medição correspondentes que permitiram a concessão de uma avaliação integral do processo de tomada de decisão em atletas de judô.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bisquerra, R. (1989) Métodos de Investigación Educativa. Guía Práctica. Colección Educación y Enseñanza, Ediciones CEAC, Barcelona. https://www.academia.edu/34814025/Bisquerra_M%C3%A9todos_de_investigaci%C3%B3n_educativa
Campistrous, L.; Rizo, C. (1999) Indicadores e Investigación Educativa Revista electrónica Ciencias Pedagógicas, Año I, mayo-agosto, ICCP, Ciudad de La Habana.
Castellanos, C. D. C., Amaro, C. J. S. J., & Córdova, C. B. S. (2017). Valoración crítica de la preparación táctica del tachi waza en judokas masculinos entre 13-14 años. Lecturas: Educación Física y Deportes, 22(227). https://efdeportes.com/efd227/preparacion-tactica-del-tachi-waza-en-judokas.htm
De lucio, V. (2019). Indicadores para la evaluación del desempeño de los atletas en eventos deportivos internacionales de combate. PODIUM Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física. 14(2): pp. 233-261. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522019000200233
Fernández, E. A. R., Pujadas, M. E. A., & Pérez, A. D. J. P. (2020). Actualización del Test de Proyecciones de Cuatro Minutos en judocas femeninas de la Preselección Nacional. Revista Cubana de Medicina del Deporte y la Cultura Física, 13(3). https://revmedep.sld.cu/index.php/medep/article/view/73
Gavotto, H. N., Cañizares, H. M., Gavotto, H. O. (2015). La Intervención psicológica en el deporte, la actividad física y la recreación. UCCF "Manuel Fajardo". U.E.S "Universidad de Sonora México". Ciudad de México. Editorial Pearson Educación. ISBN: 978-607-32-3006-3. http://www.sancristoballibros.com/libro/intervencion-psicologica-en-el-deporte-la-actividad-fisica-y-la-recreacion_40904
García, U. F; Hernández, (2017). Un enfoque para el estudio de la toma de decisiones en el alto rendimiento deportivo. Revista Psicodeportes. Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo". La Habana, Cuba. p. 5.
González, J, Rocamora, P, Ortín, F. J. & Garcés, E. F. (2018). Diferencias individuales, creencias de éxito y respuestas para tomar decisiones en diferentes tipologías del deportista. Revista de Psicología Ciencias de la Educación y deporte. 36(1), 41-pp. 50. ISSN: 1138-3194. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6425755
Hernández, M. R. (2008). Judo Versión Metodológica. La Habana: Editorial Deportes.
Hernández, O. (2022). Alternativa metodológica para mejorar el pensamiento táctico al Tashi Waza en los atletas de judo de Pinar del Río. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física. enero-abril 2022; 17(1): pp. 57-74. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522022000100057
Hoyos R., G. (2014). Método pedagogía de las situaciones: su influencia en la toma de decisiones de la fase de ataque de jugadoras de baloncesto. Revista Educación Física y Deporte. 33 (1), pp. 107-127. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5005611
Janjaque, M. C. (2005). Control del Rendimiento Táctico. Revista Cubana de Cultura Física.
Lagos, P. C. (2017). La toma de decisión desde la perspectiva de los sistemas Complejos. La influencia de las variables contextuales de la competición en el comportamiento de los jugadores en los deportes de equipo. Revista efe deporte. Universidad de Vigo, España. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7546372
Leyva Infante, R. et al. (2007). Programa de Preparación del Deportista de Judo. Editorial Deportes. José A Huelga.
López Ros, V. (2011). Operaciones cognitivas en la iniciación deportiva. El pensamiento táctico. Revista Movimiento Humano, ISSN-e 2014-3060, 1, 2011, p. 59. https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=16043
Mesa Peñalver, Juan. et al. (2014). Programa integral de preparación del judoka. Federación Cubana de Judo. Editorial José A Huelga.
Mesa Peñalver, Juan. Becali Garrido, Antonio y col. (2017). Programa de preparación del deportista. (2017) Judo. Ciclo. Olímpico 2017-2020.INDER.
Pacheco Rodríguez, E., Hernández Moya, R. D. L. C., & Acosta Machado, Á. M. (2017). Impronta de Ariel Osvaldo Pestano Valdés. Gloria del béisbol cubano. Editorial Académica Española. https://rio.upo.es/xmlui/handle/10433/4872
Quintana, A. (2017). La función formativa de la evaluación del aprendizaje: Una aproximación a su instrumentación en las clases prácticas de la Teoría y Práctica del Deporte. La Habana, Cuba.
Robles-Rodríguez, A., Abad-Robles, M. T., Robles-Rodríguez, J., & Fuentes-Guerra, F. J. G. (2020). Factores psicológicos asociados a la formación y al rendimiento en judokas de elite. JUMP, (1), pp. 27-37. https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/JUMP/article/view/5088/4652
Rodríguez, Y. C; Pinto, M. (2018). Modelo de uso de información para la toma de decisiones estratégicas en organizaciones de información. Revista TransInformaçãCampinas, 30(1), pp. 51-64. https://www.scielo.br/j/tinf/a/LHnv8vL7bN5GFcsmrb98qqM/?format=pdf&lang=es
Rodríguez, M. C. S., & Alemañy, B. C. R. (2020). Valoración de la respuesta psicológica de la fatiga central en judocas de alto rendimiento. Revista Cubana de Medicina del Deporte y la Cultura Física, 14(2). https://revmedep.sld.cu/index.php/medep/article/view/34
Ruiz, L.M. & Arruza, J. (2005). El proceso de toma de decisiones en el deporte. Clave de la eficiencia y el rendimiento óptimo. RED: Revista de entrenamiento deportivo = Journal of Sports Training, ISSN 1133-0619, Tomo 19, Nº. 4, 2005, pp. 36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1380919
Sánchez Pato, A., García Roca, J. A., & Morales-Belando, M. T. (2022). Manual para la formación de jóvenes deportistas en deportes colectivos. Published by: Dykinson, Pp: 228. https://www.jstor.org/stable/j.ctv2gz3sk2
Sánchez, V. (2020). Ejercicios especiales para mejorar la ejecución de técnicas de piernas en judocas escolares. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, ISSN-e 1996-2452, 15, (3), 2020, págs. 550-562. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8037544
Zarceño, L. E; Boix, S. V; Serrano, M. R & Paredes, N. L. (2017). Motivación y toma de decisiones en voleibol: Influencia de los años de experiencia. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico. Universidad Miguel Hernández de Elche. Valencia, España. 1, e4, pp.1-10. http://www.revistapsicologiaaplicadadeporteyejercicio.org