Uma metodologia para educação ambiental, a partir da aula de Educação Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Irina Lozada Sotelo
Eumelia Victoria Romero Pacheco

Resumo

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de melhoria para o desenvolvimento da educação ambiental nos professores de Educação Física, a partir das aulas que ministram, é apresentada uma metodologia estruturada em três etapas (diagnóstico, implementação e avaliação). Para o diagnóstico foram levados em consideração a revisão documental, a observação participante e entrevistas com os professores, o que possibilitou implementar ações para o tratamento dos conteúdos curriculares com abordagem interdisciplinar, conforme foram declarados a partir do planejamento do sistema de trabalho . aspectos metodológicos que afectam o desempenho pedagógico. As informações coletadas permitiram avaliar a eficácia da metodologia, considerando as possibilidades oferecidas pela disciplina para a integração da relação meio ambiente-esporte-saúde e o nível de satisfação refletido nos alunos. Como resultado, o trabalho docente é aperfeiçoado, as relações dos alunos com o meio ambiente escolar são melhoradas e uma das tarefas do Projeto de Pesquisa FARO é cumprida: “Formação Ativa, Reflexiva e Ótima de Professores e Professores nas Escolas Pedagógicas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lozada Sotelo, I., & Romero Pacheco, E. V. (2024). Uma metodologia para educação ambiental, a partir da aula de Educação Física. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(2), e1579. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1579
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Irina Lozada Sotelo, Ciudad Escolar 26 de Julio, Santiago de Cuba. La Habana, Cuba.

Docente

Eumelia Victoria Romero Pacheco, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba. Santiago de Cuba.

 Doctora en Ciencias Geográficas

Referências

Ávila Rabaza, M. E., Santos Abreu, I., Mederos Piñeiro, M., & Espert Castellanos, B. (2019). La superación del maestro primario: vía para el mejoramiento de su desempeño profesional pedagógico ambiental. Universidad Y Sociedad, 11(5), 89-98. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1347

García, B. (2023). Preparación en educación ambiental para maestros de la Educación Primaria. Revista Pedagogía Profesional, Varona, 21 (3). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rPProf/article/view /2287

Gómez Quintana, I., Hidalgo Castro, Y., Díaz Cabrera, J. C., Pozo Contrera, A. de J., & Ramos Pérez, E. (2023). Desarrollo de la educación ambiental en estudiantes universitarios desde la asignatura Educación Física. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 18(1), e1262. Recuperado a partir de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1262

López, M., Lago, J., González, R., Dueñas, M.V., Miranda, R.J., Correa, H., & Linares, H. (2023). Orientaciones Metodológicas Educación Física cuarto grado, Editorial Pueblo y Educación, La Habana, Cuba.

Lozada, I., Romero, E.V., & Céspedes, A. (2022). Capítulo EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DEL MAESTRO PRIMARIO, Formación universitaria intercultural en el contexto de la sociedad del conocimiento, pp.(104-124). Esmeraldas, Ecuador. ISBN: 978-9942-42-414-3. https://doi.org/10.56168/ibl.ed.167851.

Lozada, I., Romero, E.V., & Céspedes, A. (2022). Capítulo Gestión de valores ambientales en la Educación Primaria. Estudios multidisciplinares en la formación profesional, pp. (68-84). Esmeraldas, Ecuador. ISBN: 978-9942-42-336-8. https://doi.org/10.56168/ibl.ed.167848.

Lozada, I., & Romero, E.V. (2022). La prevención de riesgos ambientales asociados al uso del agua desde el proyecto institucional de grupo. Revista Argentina de Investigación Educativa, Educación y Ambiente, 2(4), pp. 231-247, Publicación semestral, ISSN 2796-7433. https://portalrevistas.unipe.edu.ar/index.php/raie/article/download/163/94/563

Prieto Tamarit, E. A., Hernández, J. J., & Giniebra Enríquez, E. (2018). La formación de valores desde la clase de educación física. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 13(1), 7487. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/748

Redondo Reynoso, E. R., Calle Osorio, F., Coronel Verdecia, A. R., & Valladares Fuente, F. E. (2020). Metodología para fortalecer la educación ambiental en el atletismo. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 15(2), 279289. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/937

Santos Abreu I., Laportilla Estévez N. D., & Castro Serrano L. (1). El perfeccionamiento de la educación ambiental en el Sistema Nacional de Educación como política pública en Cuba. Cub@: Medio Ambiente Y Desarrollo, 20(38). https://cmad.ama.cu/index.php/cmad/article/view/12

Valladares, F.E., & Posso, R.J. (2022). Indicadores de la educación ambiental para el profesional del deporte. 7(1). 45-59 https://dialnet.unirioja.es/metricas/documentos/ARTREV/8441632

Zayas Acosta, R. de la C. (2019). Estrategia de capacitación para el mejoramiento de la Educación Física en la infancia preescolar. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 14(2), 204221. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/816

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.