Uma metodologia para educação ambiental, a partir da aula de Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de melhoria para o desenvolvimento da educação ambiental nos professores de Educação Física, a partir das aulas que ministram, é apresentada uma metodologia estruturada em três etapas (diagnóstico, implementação e avaliação). Para o diagnóstico foram levados em consideração a revisão documental, a observação participante e entrevistas com os professores, o que possibilitou implementar ações para o tratamento dos conteúdos curriculares com abordagem interdisciplinar, conforme foram declarados a partir do planejamento do sistema de trabalho . aspectos metodológicos que afectam o desempenho pedagógico. As informações coletadas permitiram avaliar a eficácia da metodologia, considerando as possibilidades oferecidas pela disciplina para a integração da relação meio ambiente-esporte-saúde e o nível de satisfação refletido nos alunos. Como resultado, o trabalho docente é aperfeiçoado, as relações dos alunos com o meio ambiente escolar são melhoradas e uma das tarefas do Projeto de Pesquisa FARO é cumprida: “Formação Ativa, Reflexiva e Ótima de Professores e Professores nas Escolas Pedagógicas”.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Ávila Rabaza, M. E., Santos Abreu, I., Mederos Piñeiro, M., & Espert Castellanos, B. (2019). La superación del maestro primario: vía para el mejoramiento de su desempeño profesional pedagógico ambiental. Universidad Y Sociedad, 11(5), 89-98. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1347
García, B. (2023). Preparación en educación ambiental para maestros de la Educación Primaria. Revista Pedagogía Profesional, Varona, 21 (3). http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rPProf/article/view /2287
Gómez Quintana, I., Hidalgo Castro, Y., Díaz Cabrera, J. C., Pozo Contrera, A. de J., & Ramos Pérez, E. (2023). Desarrollo de la educación ambiental en estudiantes universitarios desde la asignatura Educación Física. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 18(1), e1262. Recuperado a partir de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1262
López, M., Lago, J., González, R., Dueñas, M.V., Miranda, R.J., Correa, H., & Linares, H. (2023). Orientaciones Metodológicas Educación Física cuarto grado, Editorial Pueblo y Educación, La Habana, Cuba.
Lozada, I., Romero, E.V., & Céspedes, A. (2022). Capítulo EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA FORMACIÓN DEL MAESTRO PRIMARIO, Formación universitaria intercultural en el contexto de la sociedad del conocimiento, pp.(104-124). Esmeraldas, Ecuador. ISBN: 978-9942-42-414-3. https://doi.org/10.56168/ibl.ed.167851.
Lozada, I., Romero, E.V., & Céspedes, A. (2022). Capítulo Gestión de valores ambientales en la Educación Primaria. Estudios multidisciplinares en la formación profesional, pp. (68-84). Esmeraldas, Ecuador. ISBN: 978-9942-42-336-8. https://doi.org/10.56168/ibl.ed.167848.
Lozada, I., & Romero, E.V. (2022). La prevención de riesgos ambientales asociados al uso del agua desde el proyecto institucional de grupo. Revista Argentina de Investigación Educativa, Educación y Ambiente, 2(4), pp. 231-247, Publicación semestral, ISSN 2796-7433. https://portalrevistas.unipe.edu.ar/index.php/raie/article/download/163/94/563
Prieto Tamarit, E. A., Hernández, J. J., & Giniebra Enríquez, E. (2018). La formación de valores desde la clase de educación física. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 13(1), 7487. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/748
Redondo Reynoso, E. R., Calle Osorio, F., Coronel Verdecia, A. R., & Valladares Fuente, F. E. (2020). Metodología para fortalecer la educación ambiental en el atletismo. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 15(2), 279289. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/937
Santos Abreu I., Laportilla Estévez N. D., & Castro Serrano L. (1). El perfeccionamiento de la educación ambiental en el Sistema Nacional de Educación como política pública en Cuba. Cub@: Medio Ambiente Y Desarrollo, 20(38). https://cmad.ama.cu/index.php/cmad/article/view/12
Valladares, F.E., & Posso, R.J. (2022). Indicadores de la educación ambiental para el profesional del deporte. 7(1). 45-59 https://dialnet.unirioja.es/metricas/documentos/ARTREV/8441632
Zayas Acosta, R. de la C. (2019). Estrategia de capacitación para el mejoramiento de la Educación Física en la infancia preescolar. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 14(2), 204221. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/816