Jogos lúdicos para inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Os jogos recreativos estimulam o desenvolvimento psicossocial, motor e cognitivo e promovem a igualdade de oportunidades e a participação ativa dos alunos. Quando utilizados na Educação Física, intervêm na educação e formação integral, pois facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, promovem a inclusão, respondem à diversidade e às necessidades e aumentam a participação neste contexto. O objetivo do estudo apresentado foi desenvolver um sistema de jogos lúdicos para inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de Educação Física do sexto ano do ensino básico, da Unidade Educacional Físico-Missional "Mercedes de Jesús Molina". A pesquisa teve abordagem mista e utilizou-se uma amostra de 19 alunos do sexto ano. Métodos como histórico-lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo e sistêmico foram utilizados para analisar e compreender os fatos e estabelecer relações lógicas; Foram utilizados métodos empíricos, como observação, levantamento e método de julgamento especializado, para verificar a validade e confiabilidade da proposta. Para o processamento e interpretação dos dados, representados em tabelas e figuras, utilizou-se estatística descritiva, com cálculo percentual. A proposta de jogos recreativos revelou-se uma ferramenta fundamental, promovendo a inclusão, a integração e a convivência, independentemente da deficiência, o que beneficia o presente e o futuro dos alunos na sociedade e aumenta o alcance da proposta.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Abellán, J., Sáez-Gallego, N. M., & Reina, R. (2018). Evaluación de las actitudes hacia la discapacidad en educación física: Efecto diferencial del sexo, contacto previo y la percepción de habilidad y competencia. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 133-140. https://revistas.um.es/cpd/article/view/282581
Bennasar-García, M. I. (2022). Estrategias pedagógicas de la educación física en alumnos con discapacidades y necesidades educativas especiales. Encuentros. Revista De Ciencias Humanas, Teoría Social Y Pensamiento Crítico., (Extra), 329-340. https://doi.org/10.5281/zenodo.6551183
Cansino-Aguilera, J.Á. (2016). Un nuevo paradigma para un futuro más saludable y con valores. Deporte inclusivo, actividad física inclusiva y educación física inclusiva. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 9(2), 69-86. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/51
Cardoso García, R. M, y López, V. (2019). Políticas de Educación Especial en Chile (2005 - 2015): continuidades y cambios. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(1), 1-16. doi.org/10.1590/s1413-65382519000100001
Cotán, A. (2019). ¿Es la universidad un entrono accesible? Historias de vida de estudiantes con discapacidad. Revista Fuentes, 21(1), 85-101. doi:10.12795/revistafuentes.2019.v21.i1.06
Delgado, M., Chávez, E., y Sacan, M. (2019). Importancia de la evaluación clínica en la discapacidad. Dominio de las ciencias, 5(3), 71 - 87. doi:10.23857/dc.v5i3.925
DÍaz G., C. y Larreal B., A. (2021). Avances legales, teóricos y curriculares en materia de inclusión de niños con síndrome de down y otras discapacidades. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(4), 5479- 5495. https://doi.org/10.37811/clrcm. v5i4.702
Felipe-Rello, C., Garóz, I. & Tejero-González, C.M. (2020). Cambiando las actitudes hacia la discapacidad: diseño de un programa de sensibilización en Educación Física (Changing attitudes towards disability: design of an awareness program in Physical Education). Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 37(37), 713-721. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/69909
Fernández, J., Jiménez, F., Navarro, V., & Sánchez, C. (2019). Cambios en el autoconcepto del alumnado con y sin discapacidad motriz a partir de una intervención docente inclusiva en Educación Física. Retos, 36, 138-145. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67717
Gómez Valdés, Annia, Roba Lazo, Bárbara Del Carmen, Hernández Mite, Kelly Deysi, & Escalante Candeaux, Leidys. (2021). Inclusión en la Educación Física, su perspectiva desde la formación del profesional de Cultura Física. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 423-435. Epub 08 de agosto de 2021. 2023, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522021000200423&lng=es&tlng=es
Guillamón, A. R., García, E. & Carrillo, P. J. (2019). Actividad física, condición física y autoconcepto en escolares de 8 a 12 años. Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 35, 236-241. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/64083/40966
Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J.M. (2020). Propuesta de Unidad Didáctica para Educación Física: "Conociendo los deportes para personas con discapacidad visual." E-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, 15(15), 77. https://doi.org/10.33776/remo.v0i15.5031
Hutzler, Y., Meier, S., Reuker, S. & Zitomer, M. (2019). Actitudes y autoeficacia de profesores de educación física hacia la inclusión de niños con discapacidad: una revisión narrativa de la literatura internacional. Educación Física y Deporte Pedagogía, 24(3),249.doi.org/10.1080/17408989.2019.1571183
Muñoz, A., Smith, E. & Matos, M. (2020). Una experiencia de inclusión educativa en el aula de Expresión Corporal con alumnado Universitario (An Educational Inclusion Experience in a Body Expression course with undergraduate students). Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 37, 702-705. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/68438
Navarro, M. Á. T. (2019). Recursos metodológicos en educación física con alumnos con discapacidad física y psíquica. Editorial Pila Teleña. https://books.google.com.cu/books/about/Recursos_metodol%C3%B3gicos_en_Educaci%C3%B3n_F.html?id=t-mnDwAAQBAJ&redir_esc=y
Proenza, J. (2021). Educación Física inclusiva: modelo y paradigma. Revista Científica Especializada en Ciencias de la Cultura Física y Deporte, 18(47), 145-160. https://orcid.org/0000-0002-9111-581X
Rendón Morales, Pablo Anthony, Hernández, Juan José, Alomoto Navarrete, Rocío, Landeta Valladares, Luis Jaime, Marcillo Ñacato, Josué Celso, & Romero Frómeta, Edgardo. (2018). Inclusión de discapacitados físicos en la práctica del parataekwondo. Efecto en la ansiedad: Effect on anxiety. Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas, 37(1), 22-31. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002018000100003&lng=es&tlng=es
Rojas, F., Sandoval, L., y Borja, O. (2020). Percepciones a una educación inclusiva en el Ecuador. Revista CÁTEDRA, 3(1), 75-93. https://doi.org/10.29166/10.29166/catedra.v3i1.1903
Saavedra, E., Durán, C., Escalera, M., Mora, B., Pacheco, Á., y Pérez, M. (2018). Discapacidad motora y resiliencia en adultos. Serie Cuadernos de Psicología Reformada, 236-252. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6676037
Sierra S., J. Y García R., O. (2020). La educación inclusiva. Su componente normativo desde los organismos internacionales y las políticas públicas nacionales. Mendive. Revista de Educación, 18(1), 134-154. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962020000100134
Solís, P., & Borja, V. (2021). Actitudes del profesorado de Educación Física hacia la inclusión de alumnos con discapacidad. Retos, 39, 712. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77841
Tuñón, Ianina, Laiño, Fernando, & Castro, Hernán. (2014). Recreational game and social sport as law policy: Its relationship with childhood in socially and economically deprived communities. Educación Física y Ciencia, 16(1), 00. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2314-25612014000100003&lng=es&tlng=en
Valle-Lima, A., & De Armas Ramírez, N. (2011). Resultados científicos en la investigación educativa. La Habana: Editorial. Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Resultados_cient%C3%ADficos_en_la_investigac.html?id=pSAmtAEACAAJ&redir_esc=y
Villacís Vera, F. (2019). El juego como estrategia metodológica para una educación física verdaderamente inclusiva. Mamakuna, (10), 9194. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/mamakuna/article/view/117