O diagnóstico pedagógico personalizado do lutador, no estágio de aprimoramento básico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Conhecer as manifestações do comportamento do lutador na etapa inicial do treinamento esportivo permite caracterizar, projetar e controlar o processo, com uma direção científica. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é propor indicadores para o diagnóstico pedagógico personalizado do lutador, na etapa de aperfeiçoamento básico, e alcançar a eficácia na formação integral de sua personalidade. Diante da situação apresentada, foram feitas observações do comportamento dos lutadores no ambiente familiar, escolar, social e esportivo; além de pesquisas e entrevistas que permitiram caracterizar o processo investigado e prever os possíveis resultados, para então desenvolver uma intervenção formativa eficiente. As conclusões derivadas do estudo e da análise dos resultados mostraram que os indicadores do diagnóstico pedagógico personalizado do lutador, na etapa de aperfeiçoamento básico, contribuíram efetivamente para a formação integral de sua personalidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Ashmawy, A. E. S. S. (2021). The Effect of Using High-Intensity Interval Training to Develop Some Coordination Abilities On the effectiveness of the Technical performance of wrestling players. International Journal of Sports Science and Arts, 18(018), 71-90. https://eijssa.journals.ekb.eg/article_173387.html
Bedón Noboa, E. D. (2021). El entrenamiento de la lucha olímpica para el desarrollo personal y social en adolescentes: una propuesta extracurricular desde la Educación Física/The training in the Olympic Wrestling for the social and personal development in teenagers: an extracurricu. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 16(1), 6375. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1025
Berengüí Gil, R., López Gullón, J. M., Garcés de los Fayos Ruiz, E. J., & Almarcha Teruel, J. (2011). Factores psicológicos y lesiones deportivas en lucha olímpica y taekwondo. Revista de Ciencias del Deporte https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3639406.pdf
Castarlenas, J. L., & Solé, J. (1997). El entrenamiento de la resistencia en los deportes de lucha con agarre: una propuesta integradora. Apunts. Educación física y deportes, 1(47), 81-87. https://raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/311259
Cordero Rojas, Y., Cuesta Martínez, L. A., Torres Peguero, M., & Labrador Labrador, G. (2020). The development of the balance coordination capacity in Greek wrestling athletes, initial categories. PODIUM-Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(3). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/983/html_1
De Armas Ramírez, N. D., Pérez Surita, Y., Lunar Águila, F. J. y Echevarría Ramírez, O. (2020). El diagnóstico integral en la individualización del proceso de entrenamiento del deportista de alto rendimiento. https://www.researchgate.net/publication/338831490
Eryücel, M. E. (2019). Examination of wrestling athletes' psychological resilience in terms of wrestling education. Univ J Educ Res, 7(4), 1054-1060. https://www.researchgate.net/publication/333192486_Examination_of_Wrestling_Athletes%27_Psychological_Resilience_in_Terms_of_Wrestling_Education
Fernández Pérez, L. A., Cedeño Linares, O. de J., La Rosa Muñoz, J., & Lanza Bravo, A. de la C. (2022). El tratamiento de la preparación táctica del luchador, sustentado en exigencias, contenidos y medios tácticos/The treatment of the wrestler's tactical preparation, based on requirements, contents and tactical means. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 17(1), 196-210. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1154
González Cabrera, V. A., Carreño Vega, J. E., Gallardo Sarmiento, A., Paz-Susana, B. S., & Morales Tierra, J. V. (2022). Diagnóstico del proceso de formación técnica en la lucha olímpica/Diagnosis of the technical training process in Olympic wrestling. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 17(3), 1052-1066. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1355
González-Cabrera, V. A., Carreño-Vega, J. E., & Gallardo-Sarmiento, A. (2022). Las neurociencias y su aplicación a la didáctica del entrenamiento en el deporte de luchas. Revista Médica Electrónica, 44(6), 1028-1037. https://revmedicaelectronica.sld.cu/index.php/rme/article/view/4986
González Fernández, Z. (2021). La realización efectiva del diagnóstico integral del escolar. Dimensiones, indicadores y exigencias básicas. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 9(2). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8273629.pdf
Gullón, J. M. L., Bonete, M. D. T., Berengüi, R., Díaz, A., Moreno, A. M., Baños, V. M., & Pallarés, J. G. (2012). Rendimiento físico y psicológico en lucha olímpica: predictores del éxito en lucha femenina. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 28(1), 215-222. https://www.redalyc.org/pdf/167/16723161024.pdf
Hernández González, J. Y Martínez Trujillo, F. (2019). El diagnóstico pedagógico como referente para la elaboración de la planeación didáctica. Escuela Normal Superior Del Valle De Toluca. Conicem. https://prezi.com/p/bh8eba1ubprn/el-diagnostico-pedagogico-como-referente-para-la-elaboracion-de-la-planeacion-didactica/
Lagardera, F. (1987). La educación física en el ciclo superior de la educación General Básica. Paidotribo.
López Rodríguez, A. (2006). El proceso de enseñanza-aprendizaje en la Educación Física. Ed. Científico Técnica.
Llorente Pastor, B. (2000). Pedagogía del entrenamiento deportivo adaptado a escolares. Educación en valores. Ed. Científico Técnica. https://www.bizkaia.eus/Kultura/kirolak/pdf/ca_PedagogiaEducacionValores.pdf?hash=bf3298c050d465b728e3a84c72d0de2f&idioma=CA
Rutkowska, K., Gierczuk, D., & Buszta, M. (2020). Selected psychological factors in elite Greco-Roman wrestlers at various levels of competition. Journal of Physical Education and Sport, 20, 2277-2282. https://efsupit.ro/images/stories/iulie2020/Art%20306.pdf
Salellas Brínguez, M. (2010). El diagnóstico pedagógico: Una herramienta de trabajo en la escuela. CD-R Memorias del Evento VI Taller Nacional de Comunicación Educativa, Camagüey.
Sánchez Oms, A. B., Ruano Anoceto, O., González Padrón, Ángela, García Vazquez, L. Ángel, & Perdomo López, M. E. (2019). Diagnóstico del desarrollo integral de los deportistas de Villa Clara: una necesidad impostergable. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 14(3), 432-450. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/830
Voloshin, O., & Kolenkov, O. (2019). Improvement of student physical state and coordination of movements by means of alish belt wrestling. Central European Journal of Sport Sciences and Medicine, 26, 47-56. https://bibliotekanauki.pl/articles/1030681