Sistema de jogo inclusivo para o desenvolvimento da coordenação motora em escolares com transtorno do espectro do autismo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karel Ávila Almedia
Jorge Luis Guzmán Carvajal
Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo

Resumo

A Educação Física tem se mostrado uma ferramenta eficaz para desenvolver as condições físicas e mentais do ser humano. No entanto, mesmo as propostas a favor de tornar a educação inclusiva uma realidade para alunos com perturbação do espectro do autismo não atinge os níveis globalmente esperados. Por isso o objetivo deste trabalho é desenhar um sistema de jogos inclusivos para o desenvolvimento da coordenação motora em alunos com transtorno do espectro do autismo, na aula de Educação Física. Para atingir este propósito, o inquérito, o teste pedagógico e a observação foram utilizados como métodos fundamentais a nível empírico. Os resultados do diagnóstico apontam para pouco conhecimento por parte dos professores de Educação Física sobre o tratamento dos alunos com esse transtorno, por isso passam à tarefa de desenvolver um sistema de jogos para o desenvolvimento da coordenação motora que os incorpore gradativamente à socialização em o grupo, e um sistema avaliativo pertinente onde resultados superiores pudessem ser vistos quantitativa e qualitativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ávila Almedia, K., Guzmán Carvajal, J. L., & Maqueira Caraballo, G. de la C. (2024). Sistema de jogo inclusivo para o desenvolvimento da coordenação motora em escolares com transtorno do espectro do autismo. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(2), e1669. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1669
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Karel Ávila Almedia, Unidad Educativa Tumbaco. Quito, Ecuador.

Licenciado en Cultura Física. Profesor de Educación Física

Jorge Luis Guzmán Carvajal, Centro Educativo Naciones Unidas. Quito, Ecuador.

Licenciado en Cultura Física. Profesor de Educación Física

Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo, Universidad Bolivariana del Ecuador. Ecuador.

 Doctora en Ciencias de la Cultura Física Coordinadora del Programa de Maestría en Pedagogía de la Cultura Física con Mención en Educación Física Inclusiva

Referências

Barros, J. N. (2023). Educación inclusiva en el estado de pará: los dilemas para la atención a las personas con trastorno del espectro autista. Nova Revista Amazônica, 11(1), 143-159. https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/download/12933/pdf

Berkeley, S. L., Zittel, L. L., Pitney, L. V., & Nichols, S. E. (2001). Locomotor and object control skills of children diagnosed with autism. Adapted physical activity quarterly, 18(4), 405-416. https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/18/4/article-p405.xml

Díaz, J. M. L., Rodríguez, R. M., & Bastias, J. L. L. (2021). Análisis del impacto de un programa deportivo en niños con Trastorno del Espectro del Autismo. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (39), 98-105. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74841

Floril, P. R. P., & Llamuca, V. D. C. P. (2022). Apoyo y ajustes razonables para desarrollar la comunicación en niños con trastorno de espectro autista. QVADRATA. Estudios sobre educación, artes y humanidades, 4(8), 53-72. https://vocero.uach.mx/index.php/qvadrata/article/view/976

Hortal-Quesada, Á., & Sanchis-Sanchis, R. (2022). El trastorno del espectro autista en la educación física en primaria: revisión sistemática. Apunts Educación Física y Deportes, (150), 45-55. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8732871

Jordán Cristóbal, C. M. (2015). Trastorno del espectro del autismo: implicaciones en la práctica clínica de una conceptualización basada en el déficit. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría, 35(128), 775-787.

Kanner, L. (1943). Autistic disturbances of affective contact. Nervous child, 2(3), 217-250. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5248672

Martín, J. M., Pineda, S. M., Rodríguez-Bies, E., & Benjumea, J. M. C. (2023). Pautas inclusivas para el alumnado con trastorno espectro autista en educación física. EmásF: revista digital de educación física, 85, 53-80. https://emasf.webcindario.com/Pautas_inclusivas_para_el_alumnado_con_TEA_en_EF.pdf

Narváez Intriago, J. L., & Lara Lara, F. (2021). Formación del profesorado ecuatoriano en autismo y asperger. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(22). https://ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/863

Obrero, E. G., & García, H. G. (2021). Una revisión narrativa: el baloncesto como medio de inclusión en el trastorno del espectro autista. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (42), 673-683. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7986362

Orozco, W. N., & Baldares, M. J. V. (2012). Trastornos de ansiedad: revisión dirigida para atención primaria. Revista médica de costa rica y Centroamérica, 69(604), 497-507. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=38298

Pizarro-Romero, J., & Sarmiento-Chugcho, K. O. (2023). Evaluación diferenciada y Necesidades Educativas Especiales. Sociedad & Tecnología, 6(2), 305-321. https://institutojubones.edu.ec/ojs/index.php/societec/article/view/375

Sánchez-Blanchart, J., Sánchez-Oliva, A., Pastor-Vicedo, J. C., & Martínez-Martínez, J. (2019). La formación docente ante el trastorno del espectro autista. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 59-66. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7148410

Simón-Montañés, L. (2020). Guía para la promoción de actividad física en personas con trastorno del espectro del autismo (No. BOOK-2020-132). Servicio de Publicaciones, Universidad de Zaragoza. https://zaguan.unizar.es/record/95464?ln=es

Vásquez, T. C. V., Herrera, D. G. G., Encalada, S. C. O., & Álvarez, J. C. E. (2020). Estrategias didácticas para trabajar con niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, 5(1), 589-612. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7610724

Wing, L. (1996). Autistic spectrum disorders. Bmj, 312(7027), 327-328.