Validação do modelo de propósito tático para seleção de talentos em esportes de combate
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Neste sentido, o objetivo desta pesquisa era validar teoricamente um modelo de propósito tático para a seleção de talentos nos esportes de combate.
Materiais e métodos: A pesquisa é baseada na aplicação de uma revisão documental e uma pesquisa com 38 especialistas, sendo de tipo descritivo-explicativo.
Resultados: Este modelo é baseado em três fases, uma proposta de modelo de seleção tática de talentos para esportes de combate, com ênfase na avaliação teórica do modelo. Cinco indicadores e cinco componentes são assumidos e a contribuição teórica do modelo estudado é reconhecida; ele se concentra nas possibilidades de otimização que gera para o processo de seleção esportiva; o sistema piramidal é complementado e a gestão de atletas de combate potencialmente talentosos em sua entrada para o alto desempenho é endossada. Os questionários determinaram que todos os especialistas concordam em ser muito adequados e bastante adequados, onde o coeficiente de concordância obtido foi W= 0,798.
Conclusões: O modelo de propósito tático para seleção de talentos em esportes de combate constitui uma contribuição teórica e resolve um problema concreto de prática ao permitir a otimização do processo de seleção de talentos com caráter científico, complementando assim o sistema piramidal.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Braun, R. N. (2019). La formalización de los Deportes de Combate como contenido de Educación Física. In XIII Congreso Argentino y VIII Latinoamericano de Educación Física y Ciencias (Ensenada, 30 de septiembre al 4 de octubre de 2019). http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/86243
Brown, B. J., Jensen, J. F., Hodgson, J. L., Brown, R. E., Rappleyea, D. L., & Schoemann, A. M. (2020). Mind, body, spirit, and sport: A systematic review examining the effectiveness of interventions targeting the biopsychosocial-spiritual health of NCAA student-athletes. Journal for the Study of Sports and Athletes in Education, 14(3), 235-261. https://doi.org/10.1080/19357397.2020.1774262
Calero., S. M. (2012). Aportes prácticos de la Escuela Cubana de Voleibol al proceso de selección de talentos. I Jornada Científica de la Cultura Física, el Deporte y la Recreación (págs. 23-31). Granma: INDER.
Espinal, D. J., & Medina, J. E. (2021). Prospectiva del desarrollo deportivo. Cali: Facultad de Ciencias de la Administración de la Universidad del Valle. https://books.google.com.cu/books/about/Prospectiva_del_desarrollo_deportivo.html?id=C4hAEAAAQBAJ&redir_esc=y
Flores Abad, E., Arancibia Cid, C., & Calero Morales, S. (2014). Análisis y medición antropométrica en la detección de posibles talentos deportivos, en niños/as y adolescentes ecuatorianos. Guayaquil: Universidad de Guayaquil, Oficina de Proyectos Rentables. Proyecto MINDE-UG. 19 de septiembre de 2021. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/22405
Gagné, F. (1993). Constructs and models pertaining to exceptional human abilities. International handbook of research and development of giftedness and talent (págs. 6987). Oxford: Pergamon Press. 12 de noviembre de 2021. https://psycnet.apa.org/record/1993-99039-002
García, C. A., Berta, L. M., & Madrigal, A. (2018). Selección de talentos para deportes de combate en las Unidades Educativas de Talento Deportivo venezolanas. Lecturas: Educación física y deportes, 23(245), 147-162. 15 de noviembre de 2021. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/917
Ibáñez, S. J., Medina, A. A., & Molina, S. F. (2021). Nuevas tendencias para el impulso del talento deportivo. Sevilla: Wanceulen S.L. https://books.google.com.cu/books/about/Nuevas_tendencias_para_el_impulso_del_ta.html?id=OBM6EAAAQBAJ&redir_esc=y
Letunovsky, V. (2019). Esgrima como método de terapia existencial. Revista Latinoamericana de Psicología Existencial UN ENFOQUE COMPRENSIVO DEL SER, (19), 33-44. https://www.fundacioncapac.org.ar/revista_alpe/index.php/RLPE/article/view/78
Lorenzo, R. (2006). ¿A qué se le denomina talento? Estado del arte acerca de su conceptualización. Intangible Capital, 2(11), 150-53. 11 de noviembre de 2021. https://core.ac.uk/download/pdf/41786938.pdf
Manso, J. M. (2003). Formación de elites deportivas. El talento deportivo. Madrid: Editorial Gymnos. https://www.researchgate.net/publication/259466501_El_talento_deportivo_Formacion_de_elites_deportivas
Mesa, M., Fleitas, F., & Vidaurreta, R. (2015). Sobre el tratamiento estadístico a los datos provenientes de las opiniones de los expertos en las investigaciones de la Cultura Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, 20(210), 1-3. 2022 de enero de 2022. https://www.efdeportes.com/efd210/tratamiento-estadistico-opiniones-de-expertos.htm
Moon, J. (2022). Connecting sport coaching, physical education, and motor learning to enhance pedagogical practices. Journal of Physical Education and Sport, 22(1), 3-12. https://doi.org/10.7752/jpes.2022.01001
Morales, S., & Taboada, C. (2011). Acciones para perfeccionar la selección de talentos del voleibol en los programas cubanos de deporte escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, 16(156), 1-6. 17 de noviembre de 2021. https://www.efdeportes.com/efd156/perfeccionar-la-seleccion-de -talentos-del-voleibol.htm
Morales., S. (2021). Búsqueda y Selección de talentos deportivos. Maestría en Entrenamiento Deportivo: Promoción XIII (págs. 2-100). Quito: Editorial de la Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE.
Pereira, L. G., Janjaque, M. C., Cruz, M. G., & Santiesteban, J. R. G. (2018). Metodología para el perfeccionamiento del proceso de enseñanza-aprendizaje de los elementos técnicos-tácticos en los deportes de combate. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (34), 33-39. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/58752
Platonov, V., & Nikitenko, A. (2019). Agility and coordination testing in hand-to-hand combat sports. Polish Journal of Sport and Tourism, 26(2), 7-13. https://doi.org/10.2478/pjst-2019-0008
Puente, Z. O., & Chibás, E. G. (2019). Orientaciones metodológicas para la individualización del entrenamiento en la esgrima del equipo nacional en Cuba. Acción, 15. http://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/58
Piñeiro, M. T., & Aliaga, F. N. (2020). Modelo didáctico para la preparación táctica de los esgrimistas que permita desarrollar la subdirección intellectual. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores. https://redib.org/Record/oai_articulo2822460-modelo-did%C3%A1ctico-para-la-preparaci%C3%B3n-t%C3%A1ctica-de-los-esgrimistas-que-permita-desarrollar-la-subdirecci%C3%B3n-intellectual, http://dx.doi.org/10.46377/dilemas.v8i1.2400
Sánchez Córdova, B., Lastres Madrigal, A., Arias Moreno, E. R., Mesa Anoceto, M., Vidaurreta Bueno, R., & García Chacón, L. D. (2020). Deportes de combate, hacia un modelo de finalidad táctica de selección de talentos. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(3), 389-407. 19 de noviembre de 2021. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522020000300389
Shulze, J., Marquez, M., & Ruvalcaba, O. (2021). The Biopsychosocial Factors That Impact eSports Players' Well-Being: A Systematic Review. Journal of Global Sport Management, 1-25. https://doi.org/10.1080/24704067.2021.1991828
Youn, B. Y., Ko, S. G., & Kim, J. Y. (2021). Genetic basis of elite combat sports athletes: a systematic review. Biology of Sport, 38(4), 667. https://doi.org/10.5114/biolsport.2022.102864