O aprimoramento do professor de Cultura Física que atende trabalhadores com deficiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Promover espaços de aperfeiçoamento, para professores de Cultura Física que atuam em oficinas especiais, constitui condição primordial para a apropriação de conhecimentos teórico-práticos voltados à prestação de serviço de qualidade no atendimento ao trabalhador com deficiência. O objetivo do artigo foi diagnosticar o aperfeiçoamento dos professores de Cultura Física que dirigem a ginástica profissional aplicada aos trabalhadores com deficiência que frequentam oficinas especiais em Havana. Foi realizado um estudo descritivo transversal não experimental que favoreceu a identificação dos problemas pedagógicos e científicos do processo de estudo, baseado na aplicação de métodos empíricos como revisão documental, levantamento, entrevista e observação; Isto permitiu determinar as causas do fenômeno, para sua caracterização e prognóstico. A pesquisa evidenciou as principais dificuldades no atendimento a esses trabalhadores e a necessidade de formação especializada para ampliar e aprimorar os conhecimentos e habilidades desse profissional.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Asís, R. (2019). La accesibilidad universal desde perspectiva jurídica. Congreso internacional discapacidad, derechos e inclusión Elkartuz. https://e-archivo.uc3m.es/bitstream/handle/10016/37533/accesibilidad_asis_DDI_2019.pdf?sequence=2
Ayuso, S., García, J. y Pérez, I. (2020). Valor social generado por una entidad de integración socio laboral. Revista Española de Discapacidad. 8(2). https://www.cedd.net/redis/index.php/redis/article/view/publicado 2020-12-10
Rodríguez, G., Díaz, D., & López Collazo, Z. (2018). La superación profesional-mover ideas y avanzar más. MES. La Habana, Cuba. https://www.researchgate.net/profile/Zeidy-Lopez-Collazo /publication/325951220_La_superacion_profesional-mover_ideas_y_avanzar_mas/links /5b338787a6fdcc8506d1cf02/La-superacion-profesional-mover-ideas-y-avanzar-mas.pdf
Díaz, D. (2021). Análisis de la situación de discapacidad en Cuba. Contexto que limitan en tiempo de Covid-19. Fundación Friedrich Ebert, 2021. ISBN: 978-9945-9278-6-3. https://library.fes.de/pdf-files/bueros/fescaribe/17891.pdf
Escalona Rojas, V., Pupo Poey, Y., Ramos Suárez, V., Gutierrez Vera, D., Lazo Pérez, M., & Alonso Ayala, O. (2021). La preparación física profesional para los tecnólogos de rehabilitación en salud. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 12(1), pp. 51-58. https://revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/2173
Gómez Valdés, A., Roba Lazo, B. D. C., Hernández Mite, K. D., & Escalante Candeaux, L. (2021). Inclusión en la Educación Física, su perspectiva desde la formación del profesional de Cultura Física/Inclusion in Physical Education, its perspective from the formation of the Physical Culture professional. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 16(2), 423435. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1052
González Casas, D., & Mercado García, E. (2019). El modelo social como perspectiva de intervención desde el trabajo social en personas con la capacidad modificada. Revista Española de Discapacidad (REDIS), 7(1), pp. 241-249. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6955459
Jiménez, C. L. y Calderón, M. N. (2017). Estrategia de Superación Profesional para la Formación de la Competencia: procesamiento de la información. Revista: Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo. ISSN: 1989-4155. https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/12/superacion-profesional.html
Hinrichsen, F. M., & Aros, A. M. (2022). Actividad física adaptada en el proceso de rehabilitación de personas con discapacidad: Una propuesta desde la perspectiva social. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 20(1), Article 1. https://doi.org/10.15517/pensarmov.v20i1.47007
Organización Internacional del Trabajo (2011). Discapacidad en el lugar de trabajo: prácticas de las empresas. Ginebra, Suiza: Organización Internacional del Trabajo https://www.ilo.org/public/spanish/dialogue/actemp/downloads/publications /working_paper_n3_sp.pdf
Organización Mundial de la Salud y Banco Mundial (2007). Informe Mundial sobre la Discapacidad. OMS https://www.who.int/iris/bitstream/10665/75356/1/9789240688230_spa.pdf
Pérez Brito, E., Morales Ferrer, A. M., & de la Paz Arencibia, L. (2022). Concepción preliminar de un sistema de superación profesional para profesores de combinados deportivos. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 20(1), pp. 30-48. https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/905
Saldarraga, J.A. y Quintero, J. A. (2021). Asistente digital para el apoyo de personas con discapacidad motriz severa y dificultades del habla. Academia Journales. México. https://static1.squarespace.com/static/55564587e4b0d1d3fb1eda6b/t/60a7e0e0aa94945b3ab9faa5/1621614832258/Tomo+10+ -+Trabajos+de+Investigaci%C3%B3n+en+la+Educaci%C3%B3n+Superior+-+Morelia+2021.pdf
Sánchez, I., Ochoa, J. S., Romero, J.S. y Lara, J. A. (2020). Actividades físicas para la salud. Programa de Gimnasia Laboral. Ediciones USTA. Bogotá, D. C. Colombia. ISBN 978-958-782-291-5. https://www.jstor.org/stable/j.ctv15d821h
Sanca, B. Z., Coll Costa, J. de L., Rodríguez García, A. R., Sentmanat Belison, A., & Ramos Quian, Y. (2023). Impacto de los ejercicios físicos en la rehabilitación de pacientes con lesiones medulares cervical incompleta, en Guinea-Bissau. PODIUM - Revista De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 18(1), e1375. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1375