Sports training for students with disabilities, an experience at the special school "28 de Enero"
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O esporte adaptado, referente ao termo de atividade física com crianças que apresentam algum tipo de deficiência, tem uma evolução histórica relevante, pois desde suas origens tem enfrentado grandes desafios. Reconhece-se que nas escolas, em nível internacional e especificamente em Cuba, estão sendo feitos esforços para promover a inclusão no esporte; no entanto, considera-se que as propostas que, do ponto de vista científico e metodológico, apoiam o uso de competências e o desenvolvimento de habilidades em pessoas com deficiência ainda são insuficientes. É por essa razão que o objetivo deste trabalho é visualizar o recrutamento de crianças com potencial para a prática esportiva, a partir da Educação Física, na escola especial "28 de Enero". Nessa pesquisa, foi aplicado um questionário aos alunos sobre seus gostos pelo esporte e realizada uma caracterização, a partir da aplicação de um teste que mediu a deficiência intelectual e a deficiência físico-motora neles. Os dados, em geral, revelaram que, com dedicação, autoaperfeiçoamento e trabalho em equipe, é possível obter resultados satisfatórios não só no desempenho esportivo, mas também na autoestima e na qualidade de vida desses alunos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Abellán, J., Sáez-Gallego, N., & Reina, R. (a) (2017). Explorando el efecto del contacto y el deporte inclusivo en Educación Física en las actitudes hacia la discapacidad intelectual en estudiantes de secundaria. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. doi: 10.5232/ricyde, 14(53), pp. 233-242. https://recyt.fecyt.es/index.php/RICYDE/article/view/66455
Abellán, J., & Sáez-Gallego, N.(b) (2017). Los para-deportes como contenido de educación física en primaria: El ejemplo de la boccia. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, (2), pp. 134-142. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6130725
Abellán, J., Sáez-Gallego, N. M., & Reina, R. (2018). Evaluación de las actitudes hacia la discapacidad en Educación Física: Efecto diferencial del sexo, contacto previo y la percepción de habilidad y competencia. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), pp. 133-140. https://revistas.um.es/cpd/article/view/282581/225151
Abreu, B. P., & Twuemulilatyi, H. M. (2017). Tratamiento de la Educación Física a los escolares de la educación primaria con trastorno de déficit de atención e hiperactividad. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(1), pp. 31-41. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6173968
Aguilera, J. Á. C. (2017). Un nuevo paradigma para un futuro más saludable y con valores. -Deporte Inclusivo, Actividad Física Inclusiva y Educación Física Inclusiva. Revista de Educación Inclusiva, 9(2). https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/51
Contreras-de-la-Osa, M., & Abellán, J. (2018). Mejorando las actitudes hacia la discapacidad en Educación Física a través del deporte adaptado. E-motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (11), pp. 3-15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6738666
De las Mercedes Saínz-Reyes, I., Gordo-Gómez, Y. M., & Labrada-Rojas, Y. N. (2015). Evaluación de las capacidades físicas condicionales en atletas con limitaciones físico-motoras. PODIUM-Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 10(2), pp. 160-170. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/627
Garel, J. P., Blanc, C., Chevrier, J., Collet, D., Claude, J. P., Dizien, H., & Tournebize, A. (2007). Educación Física y discapacidades motrices. Barcelona: INDE, 2007. https://books.google.com.cu/books/about/Educaci%C3%B3n_f%C3%ADsica_y_discapacidades_motr.html?id=Mq2XRrQLdnwC&source=kp_book_description&redir_esc=y
Gómez-Valdés, A., & Roba-Lazo, B. D. L. C. (2016). Tratamiento metodológico de los contenidos de la educación física inclusiva dentro de la asignatura actividades físicas adaptadas. PODIUM-Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 11(2), pp. 53-61. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/658
Hernández, M. R. (2007). Manual de educación física adaptada al alumno con discapacidad (Vol. 43). Editorial Paidotribo. https://paidotribo.com/products/manual-de-educacion-fisica-adaptada -al-alumno-con-discapacidad
Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J. M. (2020). Propuesta de Unidad Didáctica para Educación Física: "Conociendo los deportes para personas con discapacidad visual". E-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (15), pp. 77-101. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7699198
Martínez, P. Y. O. (2021). Experiencia didáctica en educación física para la mejora de actitudes hacia la discapacidad auditiva en futuros profesionales de la actividad física y deporte. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (40), pp. 174-179. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/81296
Ocete Calvo, C., Pérez Tejero, J., & Coterón López, J. (2015). Propuesta de un programa de intervención educativa para facilitar la inclusión de alumnos con discapacidad en educación física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 27, pp. 140-145. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/34366
Ocete, C., Lamata, C., Coterón, J., Durán, L. J., & Pérez-Tejero, J. (2017). La percepción de los alumnos de Secundaria y Bachillerato hacia la inclusión de compañeros con discapacidad en Educación Física. Psychology, Society & Education, ISSN 1989-709X, ISSN-e 2171-2085, 9, (2) 2017, pp. 299-310. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6360181
Páez Basabe, M., Sánchez Quintero, N., & Miló Dubé, M. (2019). Evaluación formativa en Educación Física, a escolares con discapacidad intelectual. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(2), pp. 153-164. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/831
Valdés, A. G., Lazo, B. D. C. R., Mite, K. D. H., & Candeaux, L. E. (2021). Inclusión en la Educación Física, su perspectiva desde la formación del profesional de Cultura Física/Inclusion in Physical Education, its perspective from the formation of the Physical Culture professional. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), pp. 423-435. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1052
idea, P., & de los Ángeles, R. (2016). Comprendiendo la discapacidad intelectual: datos, criterios y reflexiones. Revista de investigación psicológica, (15), pp. 101-122. http://www.scielo.org.bo/pdf/rip/n15/n15_a07.pdf
Zucchi, D. G. (2001). Deporte y discapacidad. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires, 7(43). https://www.efdeportes.com/efd43/discap.htm