Jogos recreativos para a inclusão de alunos com Síndrome de Down na aula de Educação Física.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor um sistema de jogos recreativos para a inclusão de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física da Unidade Educacional Especializada de Ambato, na província de Tungurahua. A pesquisa emprega uma abordagem de métodos mistos e utiliza uma amostra de 11 alunos do ensino fundamental. Métodos como histórico-lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo e sistêmico foram utilizados para analisar e compreender os fatos e estabelecer relações lógicas. Métodos empíricos, como observação, questionários e avaliação por especialistas, também foram utilizados para verificar a confiabilidade do sistema proposto. Estatísticas descritivas, incluindo cálculos percentuais, foram utilizadas para processar e interpretar os dados, que são apresentados em tabelas e figuras. Os jogos recreativos propostos demonstraram mudanças significativas nos indicadores relacionados à participação e interação dos alunos com síndrome de Down. A experiência descrita indica o potencial dos jogos recreativos para alunos com síndrome de Down e para professores de Educação Física que atuam nesse contexto.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aguilera, J. Á. C. (2017). Un nuevo paradigma para un futuro más saludable y con valores.- Deporte Inclusivo, Actividad Física Inclusiva y Educación Física Inclusiva. Revista de Educación Inclusiva, 9(2), Article 2. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/51
Aguirre Vargas, I. C. A., & Carangui Lojano, N. J. (2023). Conocimiento local en políticas de educación inclusiva en Ecuador: Revisión sistemática. Revista Social Fronteriza, 3(4), Article 4. https://doi.org/10.59814/resofro.2023.3(4)101-118
Anchundia Morales, B. E. (2019). La educación inclusiva y su desarrollo en América Latina y el Caribe. Dominio de las Ciencias, 5(Extra 2), 394-413. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7343669
Delgado Valdivieso, K., Vivas Paspuel, D. A., Carrión Berrú, C. B., & Reyes Masa, B. del C. (2022). Educación inclusiva en América Latina: Trayectorias de una educación segmentada. Revista de ciencias sociales, 28(Extra 5), 18-35. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8471670
Irrazabal Bohórquez, A. T., Esteves Fajardo, Z. I., Chenet Zuta, M. E., & Melgar Ojeda, K. A. (2023). Educación inclusiva desde la episteme ecuatoriana. Episteme Koinonia: Revista Electrónica de Ciencias de la Educación, Humanidades, Artes y Bellas Artes, 6(11), 17-31. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8976455
Mina Quiñonez, A. A., Raptis Estupiñán, K. V., Revelo Chicaiza, P. A., Changoluisa Chicaiza, K. S., & Coronel Miranda, J. R. (2023). Currículo priorizado con énfasis en competencia digitales, comunicacionales, matemática y socioemocionales en el aprendizaje de los estudiantes del Ecuador. MQRInvestigar, 7(1), Article 1. https://doi.org/10.56048/MQR20225.7.1.2023.1741-1756
Miranda Paredes, G. M., Sailema Torres, M., & Suárez Córdoba, Z. J. (2024). Actividades recreativas para el desarrollo motriz de niños con Síndrome de Down. Revista InveCom, 4(1), Article 1. https://doi.org/10.5281/zenodo.8290696
Muñoz Arroyave, V., Lavega Burgués, P., Costes, A., Damian, S., & Serna, J. (2020). Los juegos motores como recurso pedagógico para favorecer la afectividad desde la educación física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 38, 166-172. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7397380.pdf
Proenza Pupo, J. R. (2021). Educación Física inclusiva: Modelo y paradigma. Deporvida, 18(47), 145-160. https://deporvida.uho.edu.cu
Quintero Ayala, L. E. (2020). Educación inclusiva: Tendencias y perspectivas. Educación y Ciencia, 24, 1-17. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7983721
Rodríguez García, J., Martín Barrero, A., & Camacho Lazárraga, P. (2023). Revisión sistemática sobre la percepción del profesorado y alumnado de la materia de Educación Física como facilitadora de una escuela inclusiva. Sportis (A Coruña), 9(2), 388-412. https://revistas.udc.es/index.php/SPORTIS/article/view/sportis.2023.9.2.9132/g9132_pdf
Rodríguez García, L., Hernández Moya, R. de la C., Palacio González, D. de los M., Pacheco Rodríguez, E., Banguela Beuvide, S., & Antunes Ferrer, O. (2023). Juegos tradicionales para niños con discapacidad visual: Un conocimiento necesario en educación médica. Edumecentro, 15. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742023000100072&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Torres Paz, L. E., Granados Barretos, J. C., Torres Lozada, E. J., Bustamante Cerna, D., & Hernández Fernández, B. (2023). Enfoque de la inclusión de estudiantes con discapacidad en la Formación Inicial Docente de Educación Física en el Perú. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 47, 962-968. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8722286
Vásquez Guachisaca, J. L., & Rojas Valdés, G. R. (2024). Juegos recreativos para la inclusión de estudiantes con discapacidad física, en las clases de Educación Física. PODIUM-Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 19(1), Article 1. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1583
Yáñez Sepúlveda, R., Hurtado Almonacid, J., Olivares Arancibia, J., Cortés Roco, G., Gudenschwager Sauca, K., Añasco Rodríguez, P., Trigo Alvarez, J., & Muñoz Rojas, C. (2023). Efectos de los juegos didácticos en la clase de Educación Física en el logro de aprendizaje trasversal sobre hábitos de higiene escolar en estudiantes de 6 y 7 años. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 49, 237-244. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8912814
Zambrano Moreira, F. E., & Mateo Sánchez, J. L. (2021). Juegos recreativos como propuesta pedagógica para mejorar la resistencia aeróbica. Dominio de las Ciencias, 7(4), 336-355. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8383978.pdf