Tempo livre e recreação, no contexto de escolas de iniciação esportiva
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O tempo livre e seu aproveitamento adequado por meio da recreação é um tema que tem recebido grande atenção nos últimos anos por inúmeras instituições e pesquisadores de diversas partes do mundo; que adquire maior significado quando abordado no contexto educacional, devido à sua evidente relação com a formação integral e qualidade de vida dos estudantes. Dentre os centros educacionais, merecem especial atenção as escolas do sistema de educação e treinamento esportivo, onde as demandas tornam-se mais complexas quando a academia, a prática e o treinamento esportivo se combinam harmoniosamente. Por esse motivo, o objetivo deste artigo centrou-se em avaliar a importância da utilização da recreação nos tempos livres educativos e criativos, a partir do contexto das Escolas de Iniciação Esportiva, a partir da formação integral dos alunos atletas. O ponto de partida foi a análise de trabalhos publicados que abordavam o tema em centros de ensino esportivo, para fazer uma avaliação. Como resultados, viu-se a necessidade de se aprofundar nas particularidades e necessidades de promover o uso adequado do tempo livre, com atividades recreativas variadas que contribuam para a satisfação recreativa, a formação integral e a melhoria da qualidade de vida.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez Cobas D., Cala Peguero T. Y. & Ordaz Hernández M. (2022). Estrategia de orientación psicopedagógica para la calidad educativa: un reclamo en la formación de atletas. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), 925-941. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1216
Álvarez Cobas D., Cala Peguero T. Y., Ordaz Hernández M. & Castro Peñate E. (2023). El trabajo colaborativo en la formación integral de estudiantes-atletas. Aportes desde la orientación psicopedagógica. Lecturas: Educación Física Y Deportes, 28(300), 105-117. https://doi.org/10.46642/efd.v28i300.3339
Arráez, O. J. (2013). Educar para la buena utilización del tiempo libre y mejorar la calidad de vida. Lecturas: Educación Física y Deportes, 18(185), 1-6. https://www.efdeportes.com/efd185/educar-para-la-buena-utilizacion-del-tiempo-libre.htm
Arráez Rodríguez, O. J., Montes Zavarce E. L. (2014). La recreación en la acción educativa para optimizar el tiempo libre. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 18(188). https://www.efdeportes.com/efd188/la-recreacion-en-la-accion-educativa.htm
Arriagada, C. R. & Fuentes Vilugron G. (2023). La calidad del uso del tiempo libre de los estudiantes en beneficio del ocio, recreación y actividad física en centros educativos de enseñanza básica de la comuna de Padre las Casas, IX región, Chile (Thequality of students’ use of free time forleisure, recreation and physicala ctivity in Elementary schools in the commune of Padre las Casas, IX region, Chile). Retos, 48, 190–196. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96793
Camargo Casadiego, Y. M., & Bejas Monzant, M. (2021). Actividades institucionales para el uso del tiempo libre de los alumnos. Revista De Propuestas Educativas, 2(4), 155–171. https://doi.org/10.33996/propuestas.v2i4.228
Camino Herrera, E. A.; Fernández Sánchez, M. E.; Montero Rodríguez, M. E. (2021). Estrategias para el uso adecuado del tiempo libre en los recreos escolares del bachillerato. (Revisión). Roca. Revista científico-educacional de la provincia Granma, 17(1), 500-514. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/2243
Carmona, V. (2015). Aprovechamiento del tiempo libre y realización de actividad física regular en comunidad universitaria de Colombia. Prueba piloto. CES Movimiento y Salud. 3(1): 16-22. https://revistas.ces.edu.co/index.php/movimientoysalud/article/download/3572/2418/17008
Carreño, J., Rodríguez, A. y Gutiérrez, P. (2011). La recreación como resignificación social de la cultura desde la escuela (debate en torno a la representación social). http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/35087/Documento_completo.-M44.pdf?sequence=1.
Carreño J., Rodríguez, A. y Gutiérrez P. (2014). Lineamientos de intervención de la recreación en la escuela. Magis. Revista internacional de investigación en educación, 6 (13), 83-97. https://revistas.ces.edu.co/index.php/movimientoysalud/article/download/3572/2418/17008
Díaz Rodríguez del Rey, Carmen Raquel, Rodríguez Galindo, Emilio Javier, Sosa Loy, Desiderio Alberto, Gómez Anoceto, Omar, Hernández Hernández, Noslén, & Rodríguez Díaz, Raquel. (2023). Orientación educativa de la recreación física en la enseñanza artística en Villa Clara. Conrado, 19(90), 408-420. Epub 27 de febrero de 2023. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442023000100408&lng=es&tlng=pt.
Elizalde R. y Gomes C. (2010). Ocio y recreación en américa latina: conceptos, abordajes y posibilidades de re significación. Polis, revista de la Universidad Bolivariana, 9 (26), 2-16. https://journals.openedition.org/polis/64
García Velazco O.L, & González A. (2019). Actividades físico-recreativas para la formación integral de estudiantes-atletas de las escuelas deportivas. Ciencia y Actividad Física, 6(2), 47-59. https://revistaciaf.uclv.edu.cu/index.php/revista/article/view/92
Guerra Y. M., Rubio A. M. M. & Silva N. C. B. (2014). Formación integral, importancia de formar pensando en todas las dimensiones del ser. Educación y desarrollo social, 8(1), 48-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5386176
Labrada, E., Almaguer, A. y Sánchez, J. L. (2008). Las bases del deporte de alto rendimiento en Cuba. Revista Digital, 13 (119), http://www.efdeportes.com/efd119/las-bases-del-deporte-de-altorendimiento-en-cuba.htm
Lema, R. (2011). La recreación educativa: modelos, agentes y ámbitos. Revista latinoamericana de recreación, 1 (1), 77-90. https://www.semanticscholar.org/paper/La-recreaci%C3%B3n-educativa%3A-modelos%2C-agentes-y-%C3%A1mbitos-Lema/31486c1d3c45e06368cc55d1c2bc8be692527e48
Lugones León, N. M; Nieves Pérez, M. D.; Pérez Surita, Y. & Pérez León, I. (2020). Estudio del tiempo libre en estudiantes becados de Ciencias Médicas de Villa Clara. Ciencia y Actividad Física, 7(1), 88-103. https://dspace.uclv.edu.cu/bitstreams/048ef816-a85f-47a8-8845-9a60c2f63a61/download
Martínez, G. H. & Caraballo O. J. V. (2023). Estrategias para el aprovechamiento del tiempo libre en los estudiantes de octavo grado de la Institución Educativa Liceo La Pradera. GADE: Revista Científica, 3(4), 115-136. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/9094326.pdf
Meléndez Brau, N. (2008). Educación para el tiempo libre. Revista pedagogía, 41(1), 87-112. https://revistas.upr.edu/index.php/educacion/article/download/16678/14223/16983
Pérez Sánchez, A. (2010). Recreación: fundamentos teó¬rico metodológicos. Instituto Politécnico Nacional. https://books.google.com.cu/books/about/Recreaci%C3%B3n.html?id=8sQ7tAEACAAJ&redir_esc=y
Prado Espinoza, A. & Manuel Sivincha D. M. (2019). Efecto del programa educativo" emprendí el éxito a mi favor" en la práctica del uso del tiempo libre de adolescentes IE Bethoven Alto Selva Alegre-2018.
Quintero, M. (2011). La recreación como campo. Aproximaciones a una posible realidad. Revista latinoamericana de recreación, 1 (1), 64-76.
Rivera, D. L. A., Gutiérrez, M. D. C. V., Contreras, J. A. V., Fernández, N. B., & Ramírez, M. D. J. G. (2016). Los estilos de aprendizaje en la formación integral de los estudiantes. Boletín Redipe, 5(4), 109-114. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6064438
Sarrate Capdevila, M. L. (2008). Ocio y tiempo libre en los centros educativos. Bordón: revista de pedagogía, 60(4), 51-61. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2912271.pdf
Suárez Ortega, C. M., & Moreno Carmona, N. D. (2022). Incidencia de las actividades extraescolares deportivas en los procesos escolares y en aspectos sociofamiliares y psicológicos de niños, niñas y adolescentes (Incidence of extracurricular sports activities in school processes and in socio-family and psychological aspects of children and adolescents). Retos, 46, 987–995. https://doi.org/10.47197/retos.v46.90471
Piedra Vera, S. E. (2018). Factores que aportan las actividades ludicas en los contextos educativos. Revista Cognosis. ISSN 2588-0578, 3(2), 93–108. https://doi.org/10.33936/cognosis.v3i2.1211
Villa, J. A. R., Sosa, O. P., & Félix, J. M. (2017). Estudio descriptivo del empleo de tiempo libre en estudiantes de la escuela secundaria Artemisa Córdova de Moreno, Sonora México. EmásF: Revista digital de Educación Física, (48), 96-107. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6121668
Waichman, P. A. (2015). Recreación: ¿educación o pasatismo? De la alienación a la libertad. Quadernsanimacio. net, 21, 1-16. http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintiuno/index_htm_files/Recreacion.pdf
WLRA (1994). “International Charter for Leisure Education”, ELRA (EuropeanLeisure and Recreation Association), summer, 13-16. Edición en español en Cuenca, M. (2004), Pedagogía del ocio: Modelos y Propuestas. Universidad de Deusto, Bilbao: pp. 315-324. http://www.asociacionotium.org/wp-content/uploads/2017/01/carta-de-la-educacion-del-ocio.pdf