Metodologia para fortalecer a educação ambiental no atletismo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A prática do desporto está intimamente relacionada com o meio ambiente, especialmente no caso do atletismo. O ensino desta modalidade esportiva tem se concentrado em aspectos técnicos como o treinamento para competição, subestimando suas potencialidades para fortalecer à educação ambiental. O objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia para incentivar os praticantes de atletismo a respeitar e assumir a responsabilidade pelos elementos ambientais relacionados a este esporte. Treinadores e atletas da liga de atletismo em "La Guajira", na Colômbia, são recolhidos como amostras. Os métodos são aplicados a nível empírico, tais como observação científica, pesquisa, entrevista e revisão de documentos. Este trabalho presta o seu contributo para a formação integral dos treinadores da liga de atletismo "La Guajira". Está em conformidade com os indicadores exigidos pela agenda olímpica para o desenvolvimento sustentável. Os resultados têm sido satisfatórios para o desenvolvimento do esporte e seu envolvimento na interação destes atletas com a escola e a comunidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Avendaño, C., & Rodrigo, E. (2019). Evaluación de los Niveles de Contaminación Sonora Generados por Gimnasios Ubicados en el Cercado de la Ciudad de Tacna, 2019. Concytec. Recuperado de: https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UPTI_ebbaf25fd11e060789994878cf292374/Description
Brusa, J., Lucca, C., Riera, A., & Taborda, H. (2016). Movilidad y Ambiente Construido en la Ciudad de Córdoba. Ingeniería de Transporte, 17(2). Recuperado de: http://www.ingenieriadetransporte.org/index.php/sochitran/article/view/148
Calixto Flores, R. (2008). Representaciones sociales del medio ambiente. Perfiles educativos, 30(120), 33-62. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0185 -26982008000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Cárdenas, L. A. (2000). La forma urbana del medio ambiente construido: hacia una propuesta de estructuración para el instrumento Plan Regulador Comunal. Revista de urbanismo. Recuperado de: https://revistaurbanismo.uchile.cl/index.php/RU/article/view/11776
Carvajal, M. F., Suárez, J. R., Autié, J. N., Silva, I. L., Guevara, M. C., & Mesa, B. S. (2009). La dimensión ambiental en la disciplina Fundamentos Filosóficos de la Educación Física y el Deporte. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 4(4), 3129-3135. Recuperado de: http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/553
De Armas Ramírez, N., Vázquez, p., & José Manuel y Lorence González, J. O. S. E. F. A. (2003). Aproximaciones al estudio de las estrategias como resultado científico. Villa clara. Centro de estudios de ciencias pedagógicas. Universidad pedagógica félix varela morales. Material digital pág, 2.
Gómez-Gómez, O. M., Verdecia-Ortiz, A. L., Suárez-Rodríguez, C. C., & del-Toro, M. (2014). Educación axiológica para la producción espiritual en la formación deportiva del atleta. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y valores. Recuperado de: https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/edici%e2%99%80n-2013/ano-iv-publicacion-1-septiembre-2016/
González-Escobar, C. H. (2017). La educación ambiental ante el problema ético del desarrollo. Revista Electrónica Educare, 21(2), 296-314. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5919101.pdf
Hermida, A. G. (2018). Tradición Arquitectónica, Identidad y Globalización: el problema de la homogeneización del paisaje construido. Estoa. Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Cuenca, 7(14), 103-112. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6661159
Hollings, S. C. (2011). How relative age effect has affected New Zealand athletes competing at the World Junior Championships and the implications for future selection policy. Almanac.
León Martínez, S. R. (2013). Diagnóstico ambiental participativo en la formación de promotores ambientales comunitarios en la actividad físico- Deportiva. EFDeportes.com. Recuperado de: https://www.efdeportes.com/efd187/formacion-de-promotores-ambientales-comunitarios.htm
Lugones, C. J. L. S., & Sánchez (2010) O. R. Revista ACCIÓN No. 12/2010. Recuperado de: https://afide.inder.gob.cu/descargas/Documentos%20AFIDE/AFIDE%202011/Revista12.pdf
Mascarenhas, G., Oliveira, L. D. de, Mascarenhas, G., & Oliveira, L. D. de. (2018). Olympic crisis, environmental crisis. Mercator (Fortaleza), 17. Recuperado de: https://doi.org/10.4215/rm2018.e17018
Mora, O., Yance, M., & Ruales De Haz, S. (2017). El aprendizaje del entorno natural en los estudiantes a traves del desarrollo de la inteligencia naturalista. Resvista Ciencias Pedagógicas e innovación, 5. Recuperado de: https://doi.org/10.26423/rcpi.v5i2.170
Sánchez, J. S. (2012). Caracterización funcional y psicosocial de los atletas de fondo veteranos y su relación con la salud y la calidad de vida, Universidad de Jaén. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=88455
Verdejo García, M. (2015). Aproximación ética al Comité Olímpico Internacional. Recuperado de https://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/4592
Vigário, P., Teixeira, A., & Mendes, F. (2020). Coach-athletedyad: perception of psychosocial and environmentalfactors in therelationship/ : a case study. Retos: Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 666-672. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243334