Interdisciplinaridade na formação do Bacharelato em Cultura Física: a sua história e as suas tendências

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yolanda Valdés André
Jerry Bosque Jiménez
José Francisco Estradé Martínez
Daymara Guerra Bouza
Claudia Rodríguez Almeida

Resumo

A sociedade atual e o seu carácter complexo, requer a formação de profissionais cada vez mais competentes e integrais capazes de dar solução a múltiplos e difíceis problemas sociais; isto tem exigido às universidades que revejam as dificuldades e contradições que ainda são apresentadas neste sentido. No campo da atividade física e do desporto, o profissional que trabalha no elo básico em Cuba requer uma sólida formação interdisciplinar, que a universidade como entidade formadora deve promover, mas nem sempre alcançou, uma vez que não atingiu os níveis desejados neste aspecto. Saber como tem sido no seu desenvolvimento histórico e caracterizar as principais tendências de interdisciplinaridade na formação profissional do Licenciado em Cultura Física, objetivo deste trabalho, é de total importância para tomar ações pertinentes e dirigir esta formação com um carácter interdisciplinar. Para tal, os resultados da investigação concluída sobre o tema foram analisados a partir de uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica dos autores, o que permitiu, como artigo de opinião ou debate, apresentar o seguinte texto, de modo a alcançar uma compreensão do tema desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Valdés André, Y., Bosque Jiménez, J., Estradé Martínez, J. F., Guerra Bouza, D., & Rodríguez Almeida, C. (2021). Interdisciplinaridade na formação do Bacharelato em Cultura Física: a sua história e as suas tendências. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 16(1), 291–307. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1012
Secção
ARTÍCULOS DE REVISIÓN
Biografias Autor

Yolanda Valdés André, Universidad de las Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo"

Profesora de Teoría y Metodología de la Educación Física, Máster en Ciencias; Profesor Auxiliar

Jerry Bosque Jiménez, Universidad de las Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo"

Doctor en Ciencias de la Educación. Dirección de Postgrado y Ciencia Tecnología e Innovación

José Francisco Estradé Martínez, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, Facultad de Deporte, La Habana

Máster en Entrenamiento Deportivo. Departamento de Juegos con Pelotas

Daymara Guerra Bouza, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, Facultad de Cultura Física, La Habana

Licenciada en Cultura Física Centro de Estudios para la Actividad Física el Deporte y la Promoción de Salud

Claudia Rodríguez Almeida, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, Facultad de Cultura Física, La Habana

Licenciada en Cultura Física Centro de Estudios para la Actividad Física el Deporte y la Promoción de Salud

Referências

Almirall-Borrego, J. A., & Zaldívar Cordón, G. V. (2018). Modo de actuación del profesional de Cultura Física, resultados de un proceso. Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte, 15(36), 114-127. https://deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/448

Álvarez, M. (2004). Interdisciplinariedad: Una aproximación desde la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Editorial Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Interdisciplinariedad.html?id=Ry3HswEACAAJ&redir_esc=y

Barrabia, O. (2017). La formación como categoría pedagógica. VARONA, Revista Científico-Metodológica, (13), 62-63.

Carvajal Escobar, Y. (2010). INTERDISCIPLINARIEDAD: DESAFÍO PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR Y LA INVESTIGACIÓN. Luna Azul, (31), 156-169. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1909-24742010000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=es

Castellanos, A. V. (2016). El profesional universitario. Visión pedagógica de la formación universitaria actual. Universidad de la Habana, La Habana, Cuba.

Cepeda-Rodríguez, Y., Díaz-Quintanilla, C. L., & Acosta-Gómez, I. (2017). Análisis convergente y holístico sobre aspectos teóricos de la interdisciplinariedad para profesionales de la educación. Pedagogía y Sociedad, 20(50), 258-281. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/550

Fiallo, J. (2004). La interdisciplinariedad: Un concepto "muy conocido". La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.

Garbey, A. (2017). La preparación del profesional de la Cultura Física para el trabajo comunitario en el Combinado Deportivo (Tesis de doctorado). Universidad de Ciencias de la Cultura Física "Manuel Fajardo", La Habana, Cuba.

González, B. M. (2016). La categoría formación. Visión pedagógica de la formación universitaria actual. Universidad de la Habana, La Habana, Cuba.

González, E. (2017). La interdisciplinariedad en la investigación como un principio de la responsabilidad social universitaria. Presentado en Congreso Universidad, La Habana, Cuba. http://www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/congresouniversidad/index

Hechavarría-López, N., & Oroceno-Aragón, M. (2014). Estrategia curricular para Formación Pedagógica del licenciado en Cultura Física. Arrancada, 13(24), 44-52. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/24-6

Hernández, T. (2018). La habilidad profesional dirigir en el proceso de formación del Licenciado en Cultura Física (Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo). Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte Manuel Fajardo, La Habana, Cuba. http//www.reduniv.edu.cu/index.php/author/reduniv/

Ilisástigui, M., & López, A. (2010). La formación continua del profesional de la Cultura Física y el Deporte en Cuba. La Habana, Cuba: La Editorial Universitaria. http://eduniv.reduniv.edu.cu/fetch.php?data=407&type=pdf&id=395&db=0

Lenoir, Y. (2015). Interdisciplinariedad en educación: Una síntesis de sus especificidades y actualización. INTERdisciplina, 1(1). https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2013.1.46514

López, A. (2001). Defensa pública del nuevo Plan de Estudios de los Institutos Superiores de Cultura Física de Cuba. Un hecho sin precedentes. Revista Digital Efdeportes, 7(34), 56-63. Recuperado de https://www.efdeportes.com/efd34a/cuba.htm

Matos Ceballo, J. J., Mena Pérez, O., & Tejera Concepción, J. F. (2016). RETOS Y PERSPECTIVAS EN EL DESEMPEÑO PROFESIONAL DE LOS PROFESORES DE LA CARRERA DE CIENCIAS DE LA CULTURA FÍSICA Y EL DEPORTE. Revista Universidad y Sociedad, 8(4), 208-212. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202016000400028&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Mendoza, E. (2007). Modelo Didáctico de la Formación Interdisciplinaria del Licenciado en Cultura Física (Tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas, Universidad de Oriente). Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba. http://http//www.reduniv.edu.cu/index.php/author/reduniv/

M&iacute, Guti&eacute, R., & Escobar, R. (2004). Interdisciplinariedad en la formacion del licenciado en estudios socioculturales. Pedagogía Universitaria, 9(4), 85-102. https://go.gale.com/ps/i.do?p=IFME&sw=w&issn=16094808&v=2.1&it=r&id=GALE%7CA146842280&sid=googleScholar&linkaccess=abs

Ministerio de Educación Superior MES. (2018). Resolución 2 de 2018 de Ministerio de Educación Superior. GOC-2018-460-O25 §.

Perera, F. (2009). Proceso de Enseñanza-aprendizaje interdisciplinariedad o integración. Varona, Revista Científico-Metodológica, 48-49.

Sierra, R. V. (2010). El proceso de formación del profesional en la educación superior basado en competencias: El desafío de su calidad, en busca de una mayor integralidad de los egresados. Civilizar. Ciencias Sociales y Humanas, 10(18), 117-134. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=100220339010

Torres, E. O. (2012). La interdisciplinariedad en las investigaciones educativas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 3(1), 1-12. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4228305

Valdés, Y. (2019). La interdisciplinariedad su significado en la formación del profesional universitario. IPLAC.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)