A assimilação de técnicas estatísticas: uma necessidade na formação do profissional de Cultura Física e Desporto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Taimi Castañeda Rodríguez
Abelardo López Domínguez
Ana María Morales Ferrer

Resumo

O domínio das técnicas estatísticas representa numerosos benefícios em virtude da formação de profissionais competentes. No ramo da Cultura Física e do Desporto, adquire maior significado devido à sua aplicabilidade nos quatro perfis de licenciados, daí a importância da assimilação desta ciência no processo de formação dos seus profissionais. O objectivo deste estudo era determinar o estado de assimilação das técnicas estatísticas na formação dos profissionais da Cultura Física e do Desporto em Cuba. A investigação exigiu a utilização de diferentes métodos, entre os quais devem ser mencionados: revisão documental, inquéritos, um teste pedagógico e triangulação metodológica. Do mesmo modo, como parte dos métodos estatísticos, foram utilizadas as tabelas de distribuição empírica de frequências. Todos eles permitiram determinar o nível em que o estado de assimilação das técnicas estatísticas na formação destes profissionais foi enquadrado, bem como os conhecimentos dos professores sobre estratégias de aprendizagem, como resultado crucial da investigação. Com a identificação dos elementos mais influentes nesta problemática, confirma-se a necessidade e a importância de implementar ações no sistema de trabalho científico, pedagógico e metodológico para melhorar os níveis de assimilação desta ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Castañeda Rodríguez, T., López Domínguez, A., & Morales Ferrer, A. M. (2021). A assimilação de técnicas estatísticas: uma necessidade na formação do profissional de Cultura Física e Desporto. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 16(2), 451–466. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1017
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Taimi Castañeda Rodríguez, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo"

Licenciada en Educación en la Especialidad de Matemática-Computación. Profesora Asistente de la Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo” donde labora desde 2016. Cursa una maestría en didáctica de la Educación Física Contemporánea y un doctorado en Ciencias de la Educación. Graduada en 2006, con una experiencia de 10 años en escuelas deportivas y cuatro en Educación Superior.

Abelardo López Domínguez, Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior (CEPES) de la Universidad de la Habana.

Licenciado en Educación. Especialidad: Matemática – Computación, Dr. C. Profesor Titular del Centro de Estudios para el Perfeccionamiento de la Educación Superior (CEPES) de la Universidad de La Habana. Profesor Principal de la Metodología de Investigación Educativa del centro. Secretario Ejecutivo del Taller Internacional “La Educación Superior y sus Perspectivas” en los Congresos Universidad, con una experiencia de 19 años en la Educación Superior.

Ana María Morales Ferrer, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”.

Profesora de Educación Física (1968), Licenciada en Cultura Física (1977), Doctora en Ciencias de la Cultura Física (2003). La Habana. Cuba. Especialista (1970) DhFK Leipzig-RDA. Profesora Consultante (2007) y Emérito (2018) de la Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”. Coordinadora de Maestría y Vicecoordinadora del programa Doctoral en Ciencias de la Cultura Física.

Referências

AguiLar, E. M., Sánchez, N., Pascual, S. A., Rodríguez, M. A., Pagé, R., García, M., & Almora, N. (2016). Plan de Estudio E. Licenciatura en Cultura Física y Deporte. Ministerio de Educación Superior.

Álvarez de Zayas, C. M. (1999). La escuela en la vida. Didáctica. Editorial Pueblo y Educación. ISBN: 978-959-13-0681-4. https://isbn.cloud/9789591306814/didactica-la-escuela-en-la-vida/

Castellanos, D., Castellanos, D., Reinoso, C., & García, C. (2001). Para promover un aprendizaje desarrollador. Proyecto "El cambio educativo en la Secundaria Básica: realidad y perspectiva", Ciudad de La Habana.

Cerezal, J., & Herrera, E. (2010). Investigación Educativa en la Escuela. San Marcos.

Collazo, V. C. (2016). La integración de los contenidos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática para la formación profesional del técnico medio en la especialidad Zootecnia-Veterinaria [Tesis de doctorado, Universidad de Ciencias Pedagógicas "Héctor Alfredo Pineda Zaldivar"]. http://eduniv.reduniv.edu.cu/index.php?page=13&id=341&db=1

Espinosa, Y. C., Navarro, S. E., Estevez, A. L. G., Mesa, C. R., Albalat, N. C., & Estrada, A. H. (2019). Importancia del empleo de estrategias de aprendizaje para desarrollar una actividad de estudio eficiente. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 10(2), 24-34. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=89558

Pérez Medinilla, Y. T., Crespo Borges, T. P., López Fernández, R., Pérez Medinilla, Y. T., Crespo Borges, T. P., & López Fernández, R. (2018). Análisis estructural prospectivo sobre la enseñanza de la estadística en las carreras universitarias. Conrado, 14, 340-349. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1990-86442018000500340&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Raynaudo, G., & Peralta, O. (2017). Cambio conceptual: Una mirada desde las teorías de Piaget y Vygotsky. LIBERABIT. Revista Peruana de Psicología, 23(1), 137-148. http://ojs3.revistaliberabit.com/index.php/Liberabit/article/view/56

Sánchez, L. P., & Llera, J. B. (2014). Estrategias de aprendizaje. Función y diagnóstico en el aprendizaje adolescente. Padres y Maestros / Journal of Parents and Teachers, 358, 34-39. https://revistas.comillas.edu/index.php/padresymaestros/article/view/4086

Sánchez-Otero, M., García-Guiliany, J., Steffens-Sanabria, E., Palma, H. H.-, Sánchez-Otero, M., García-Guiliany, J., Steffens-Sanabria, E., & Palma, H. H.-. (2019). Pedagogical Strategies in Teaching and Learning Processes in Higher Education including Information and Communication Technologies. Información tecnológica, 30(3), 277-286. https://doi.org/10.4067/S0718-07642019000300277

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.