Metodologia de ensino-aprendizagem de futsal adaptada para alunos com incapacidade visual
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo tem como objetivo compreender como atender as necessidades de inclusão dos alunos com deficiência visual durante a prática do futsal nas aulas de Educação Física, para diminuir o medo do esporte, melhorar a autoestima e conscientizar a família e a equipe docente. raio de atuação e que sejam aceitos em cada uma de suas sessões de treinamento. O objetivo se concentra no desenvolvimento de uma metodologia de ensino-aprendizagem do futsal adaptado, para alunos com deficiência visual que, desde o ensino inclusivo garante melhor qualidade de vida; Desta forma, o seu desempenho melhora e o seu bem-estar físico e mental é promovido. Durante a investigação foram utilizados como métodos empíricos a revisão documental, a observação científica e as entrevistas, que nos permitiram conhecer a fundo o contexto, o estado atual e prospectivo do problema, bem como desenhar a possível solução. Os resultados obtidos orientam-se para uma transformação a partir dos ajustes curriculares das necessidades psicológicas, sociais, comunicativas e físicas dos alunos; assim, a metodologia deixa claro como trabalhar de o diferentes contextos, as recomendações metodológico e o requisitos para levar em consideração, com base na deficiência visual apresentada e na forma de avaliar. Tais esforços favorecem a igualdade de oportunidades e a cooperação como seres sociais no ambiente educacional. Onde ELE eles desembrulham.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aguilar, S. J. y Ibáñez, L. J. (2018). Caracterización de la toma de decisiones en los jugadores de fútbol 5 ciegos. http://hdl.handle.net/20.500.12209/10571
Arnaiz, P., y Haro, R. D. (2020). ¿Hacia dónde va la escuela inclusiva?: análisis y necesidades de cambio en centros educativos. 33-45. Madrid, España: Dykinson, S.L. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7612099
Ayala de la Peña, A., De Haro Rodríguez, R.,y Serna Belmonte, R. (2023). Barreras que menoscaban la inclusión en las culturas y políticas educativas del centro escolar. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 26(2), 179191. https://doi.org/10.6018/reifop.560121
Contreras-de-la-Osa, M., y Abellán, J. (2018). Mejorando las actitudes hacia la discapacidad en Educación Física a través del deporte adaptado. E-Motion: Revista De Educación, Motricidad E Investigación, (11), 3-15. https://doi.org/10.33776/remo.v0i11.3401
Darretxe, L., Gaintza, Z. y Etxaniz, J.(2016). Hacia una educación más inclusiva del alumnado con discapacidad en el área de educación física. Emás F, Revista Digital de Educación Física. Año 7, Num. 41 (julio-agosto de 2016) http://emasf.webcindario.com
Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., Luna-González, J., y Gamonales, J. M. 2022). Propuesta de unidad didáctica para educación física: "conociendo los deportes para personas con parálisis cerebral". Campo abierto. Revista de Educación, 41(1), 35-50 https://tejuelo.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/4173
López, I. G., y García, D. M. (2018). La formación permanente como herramienta para mejorar la intervención del maestro de educación física con alumnado con discapacidad. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte recreación, (33), 118-122 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6367737
Martín, E. (1989):Las adaptaciones curriculares en la Educación Primaria. En C.N.R.E.E. (1988): Las Adaptaciones curriculares y la formación de profesores. Serie Documentos n17.
Martínez, J.R. (2009).Intervención educativa en el área de educación física con alumnos con discapacidad visual. http://www.efdeportes.com/
Medina, A. (2015). Estudio del desarrollo físico en niños y adolescentes con deficiencia auditiva de las edades 8 hasta 14 años. Universidad Camilo Cienfuegos" de Matanzas, Facultad de Cultura Física. https://es.slideshare.net/emperatrizmelgarejorivera/doc-49761256
Páez, M., Sánchez N. y Miló M. (2019). Evaluación formativa en Educación Física a escolares con discapacidad intelectual. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física Vol. 14 Núm. 2 (2019): mayo-agosto https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view /831
Pérez, J., Reina, R., y Sanz, D. (2012). La Actividad Física Adaptada para personas con discapacidad en España: perspectivas científicas y de aplicación actual. CCD Cultura Ciencia y Deporte, 7(21), 213-224. https://ccd.ucam.edu/index.php/revista/article/view/86/81
Sánchez, A. B. y González, E. (2020). Alternativa metodológica para el diagnóstico físico del escolar ciego desde el contexto de la
Educación Física. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(1), 38-48. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view /848
Valdés, P. A., Godoy, A. E. y Herrera, T. N. (2014). Somatotipo, Composición Corporal, Estado Nutricional y Condición Física en Personas con Discapacidad Visual que Practican Goalball. International Journal of Morphology, 32(1), 183-189. Recuperado de: https://doi.org/10.4067/S0717-95022014000100031
Vila, I., Avendaño, R., Linzmayer, L., Mora, M., Duarte, E. y Pacheco, J. (2020). Inclusión de estudiantes con discapacidad visual en clases de Educación Física. Revista Horizonte Ciencias De La Actividad Física, 11(2), 1-13. http://www.revistahorizonte.ulagos.cl/index.php /horizonte/article/view/183