Expressão corporal como alternativa para o desenvolvimento psicomotor em estudantes autistas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da linguagem, a fluência da comunicação, a expressão por meio das emoções e a qualidade do movimento corporal em meninos e meninas desde cedo, e o uso da expressão corporal nas aulas de Educação Física ofereceu uma série de recursos para desenvolver não -comunicação verbal e relações grupais. O objetivo do resultado apresentado foi socializar ações de um programa de expressão corporal como alternativa para o desenvolvimento psicomotor em alunos de sete e nove anos com transtorno do espectro do autismo, da Unidade Educacional Bilíngue Interamericana da cidade de Cuenca, no Equador. A investigação respondeu a uma abordagem mista e para a sua intervenção foram utilizados métodos científicos como observação, inquérito, entrevista e análise documental, o que facilitou a aquisição de informação sobre a participação e atenção inclusiva ao seu desenvolvimento psicomotor nas aulas de Educação Física, onde. revelou-se que a expressão corporal pode ser uma forma eficaz de intervenção para promover um desenvolvimento mais completo e equilibrado.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
André, T. G., Carolina Valdez Montero, C., Ortiz Félix, R. E., & Gámez Medina, M. E. (2020). PREVALENCIA DEL TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA | JÓVENES EN LA CIENCIA. Https://www.jovenesenlaciencia.ugto.mx/index.php/jovenesenlaciencia/article/view/3204
Arberas, C. (2022). GENÉTICA DE LOS TRASTORNOS DEL NEURODESARROLLO. ASPECTOS PRÁCTICOS.
Bedoya Zapata, R. A., García Patiño, J. D., & Quintero Ayala, J. L. (2023). Revisión documental: La educación física y los procesos de interacción social en niños con trastorno de espectro autista (TEA). Https://repositorio.uniajc.edu.co/handle/uniajc/2212
Bermúdez, K., Aviña, V., & Chiquet, R. (2020). Efecto del Entrenamiento en Habilidades Conductuales sobre el establecimiento de habilidades sociales en niños con autismo. 28.
Caro Martínez, A. C. (2023). Estrategias lúdico pedagógicas orientadas al desarrollo de las funciones básicas del movimiento en estudiantes con trastornos espectro autista. Https://repositorio.cuc.edu.co/handle/11323/10430
Carriedo, A., Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Cecchini, J. A. (2020). Nuevas posibilidades y recursos para la enseñanza de la expresión corporal en educación física: Internet y los retos virales. Retos, 37, 722-730.
Chaves, P. A. A., Burgos, H. Y. C., & Guerrero, S. I. (2023). Test de Coordinación Motriz Aplicados al Área de Educación Física: Una Revisión Sistemática de Literatura. MENTOR revista de investigación educativa y deportiva, 2(5), Article 5. Https://doi.org/10.56200/mried.v2i5.5886
Cuaspa Burgos, H. Y., Guerrero, S. I., & Armero Chaves, P. A. (2023). Español Identificación de los test de coordinación motriz aplicados en el área de educación física: Una revisión sistemática de literatura | Revista Observatorio del Deporte. Https://www.revistaobservatoriodeldeporte.cl/index.php/odep/article/view/298
Gamboa, E. C. S. (2023). Análisis documental de las prácticas educativas inclusivas que facilitan el aprendizaje de los estudiantes con (TEA) en el nivel de educación inicial, con énfasis en los recursos didácticos. Revista de Educación Inclusiva, 16(1), Article 1. Https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/827
Irala, L. A. (2019). Importancia de la expresión corporal en el desarrollo de niños autistas. REVISTA CIENTÍFICA UNE, 2(1), Article 1. Http://revistas.une.edu.py/index.php/revista_une/article/view /39
Lima, A. M., Bernal, M. O., Pérez, Y. V., & Martínez, F. L. N. (2023). Estimular el desarrollo físico-motriz y coordinativo: Una necesidad en los niños/as con SD. Revista Conrado, 19(91), Article 91. Https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2925
Quintero Ayala, L. E. (2020). Educación inclusiva: Tendencias y perspectivas. Educación y Ciencia, 24, 1-17. Https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?Codigo=7983721
UNESCO. (2016). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Garantizar une aducación inclusiva y equitativa de calidad y promover oportunidades de aprendizaje permanente para todosunesco Biblioteca Digital. Https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa.locale=es