Estratégia metodológica para inclusão de alunos com obesidade nas aulas de Educação Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juan Carlos Proaño Arteaga
Oswaldo Quitio Quitio
Damaris Hernández Gallardo
Giceya de la Caridad Maqueira Caraballo

Resumo

A questão da obesidade é considerada uma das mais preocupantes pela comunidade civil global, e encontra na Educação Física uma ferramenta eficaz para reduzir os seus impactos nocivos na vida diária e acadêmica dos alunos, nos centros educacionais e fora da escola. O objetivo da pesquisa foi traçar uma estratégia metodológica para inclusão de alunos com sobrepeso e obesidade nas aulas de Educação Física; A inclusão foi concebida como referindo-se à promoção de sentimentos de aceitação, cooperação e tolerância para com eles. Observação científica, medidas antropométricas e entrevistas com os pais foram utilizadas como métodos empíricos. A estratégia abordou como direcionamentos fundamentais a aceitação e colaboração dos alunos e professores que atendem o grupo e o desenvolvimento de ações metodológicas para redução do ganho de peso nos alunos, por meio de atividade física e outras atividades psicológicas e interpessoais. Os resultados mostraram melhora no controle do peso corporal, consequência da expertise do professor, da cooperação dos alunos e do apoio de familiares e amigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Proaño Arteaga, J. C., Quitio Quitio, O., Hernández Gallardo, D., & Maqueira Caraballo, G. de la C. (2024). Estratégia metodológica para inclusão de alunos com obesidade nas aulas de Educação Física. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(3), e1685. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1685
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Juan Carlos Proaño Arteaga, Unidad Educativa Fiscomisional Sagrado Corazón. Ecuador.

Licenciado en ciencias de la educación mención Educación Física

Oswaldo Quitio Quitio, Unidad Educativa Comunitaria Intercultural Bilingüe Kichwakunapak Amauta Yachay. Ecuador.

Licenciado en Ciencias de la Educación Especialización Administración y Supervisión Educativa

Damaris Hernández Gallardo, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí. Ecuador.

Dra. C

Referências

Alves, A. S. R., Venancio, T. L., Honorio, S. A. A., & Martins, J. M. C. (2019). Multicomponent training with different frequencies on body composition and physical fitness in obese children. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 91(04), e20181264.

Cadenas-Sanchez, C., Migueles, J. H., Esteban-Cornejo, I., Mora-Gonzalez, J., Henriksson, P., Rodriguez-Ayllon, M., ... & Ortega, F. B. (2020). Fitness, physical activity and academic achievement in overweight/obese children. Journal of Sports Sciences, 38(7), 731-740.

Calero Morales, S., Maldonado Velasco, I. M., Fernández Lorenzo, A., Delgado-Floody, P., Latorre-Román, P., Jerez-Mayorga, D., Caamaño-Navarrete, F., & García-Pinillos, F. (2019).

Gárate, I., Godoy, S., & Montes, E. (2017). Intervención integral, deportiva e inclusiva en estudiantes con sobrepeso y obesidad infantil de colegios municipales de la comuna de Pudahuel.

Hernández Sampieri, R., & Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la Investigación. Metodología de la investigación: las rutas: cuantitativa ,cualitativa y mixta. México D.F.: McGRAW-HILL Education.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. d. (2020). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. D.F México: McGRAW-HILL / INTERAMERICANA EDITORES, S.A. DE C.V.

Iraheta, B. E., & Bogantes, C. Á. (2020). Análisis del sobrepeso y obesidad, niveles de actividad física y autoestima de la niñez salvadoreña. MHSalud, 17(1), 1-18.

Johnson, N. A., Sultana, R. N., Brown, W. J., Bauman, A. E., & Gill, T. (2023). La actividad física en la gestión de la obesidad en adultos: una ponencia de Exercise and Sport Science Australia. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 21(2), 12.

Monroy Antón, A., Calero Morales, S., & Fernández Concepción, R. R. (2018). Los programas de actividad física para combatir la obesidad y el sobrepeso en adolescentes. Revista Cubana de Pediatría,, 90(3), 1-9. https://doi.org/chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http:/ /scielo.sld.cu/pdf/ped/v90n3/ped16318.pdf

Núñez-Rivas, H. P., Campos-Saborío, N., Holst-Schumacher, I., & Alfaro-Mora, F. V. (2013). Las creencias de la docente de educación física sobre la obesidad en la niñez de edad escolar. Revista Electrónica Educare, 17(2), 05-30.

Ortega, M. G., Quezada, P. Z., Ibarra, O. R., & Caraballo, G. M. (2024). La expresión corporal en la inclusión de niños con sobrepeso en las clases de educación física. 593 Digital Publisher CEIT, 9(2), 354-365.

Rebollo, D. M., Rodríguez, V. A., & López, P. G. (2021). Capítulo 19. Actividad física en edad infantil y adolescente en población con síndrome de down y obesidad. Desafíos de la investigación y la innovación educativa ante la sociedad inclusiva.

Casas, A. (2022). Ejercicio y deportes en prevención y tratamiento de la obesidad. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.5384/pm.5384.pdf

Rodríguez-Ávila, M. A., Pérez-Ramírez, R. M., & Amaro-Quiñones, A. J. (2019). Alternativa metodológica para disminuir la obesidad en pacientes adultos. Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte, 16(40), 31-45.

SaludSA. (18 de mayo de 2023). Incremento de la obesidad infantil en Ecuador. blog.saludsa.com: https://blog.saludsa.com/incremento-de-la-obesidad-infantil-en-ecuador

Tolsa, K. M. (2011). Factores a considerar en la planificación de las clases de Educación Física cuando en el grupo hay niños o niñas con obesidad. EmásF: revista digital de educación física, (12), 35-45.

Trujillo, J. A., Cortes, A. R., & Guajardo, L. C. (2020). Estrategia para disminuir la prevalencia de síndrome metabólico en adolescentes con sobrepeso/obesidad. CuidArte, 6(11), 6-15.

Vilapriñó, A., Molina, C., Bustos, R. M., García, C., & Illobre, G. (2016). Educación y salud. Obesidad y sobrepeso en niños escolarizados del gran mendoza: desafíos para la promoción de la salud. La investigación universitaria sobre Educación: dilemas y prácticas, 85.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)