Estratégia metodológica para inclusão de alunos com obesidade nas aulas de Educação Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A questão da obesidade é considerada uma das mais preocupantes pela comunidade civil global, e encontra na Educação Física uma ferramenta eficaz para reduzir os seus impactos nocivos na vida diária e acadêmica dos alunos, nos centros educacionais e fora da escola. O objetivo da pesquisa foi traçar uma estratégia metodológica para inclusão de alunos com sobrepeso e obesidade nas aulas de Educação Física; A inclusão foi concebida como referindo-se à promoção de sentimentos de aceitação, cooperação e tolerância para com eles. Observação científica, medidas antropométricas e entrevistas com os pais foram utilizadas como métodos empíricos. A estratégia abordou como direcionamentos fundamentais a aceitação e colaboração dos alunos e professores que atendem o grupo e o desenvolvimento de ações metodológicas para redução do ganho de peso nos alunos, por meio de atividade física e outras atividades psicológicas e interpessoais. Os resultados mostraram melhora no controle do peso corporal, consequência da expertise do professor, da cooperação dos alunos e do apoio de familiares e amigos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alves, A. S. R., Venancio, T. L., Honorio, S. A. A., & Martins, J. M. C. (2019). Multicomponent training with different frequencies on body composition and physical fitness in obese children. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 91(04), e20181264.
Cadenas-Sanchez, C., Migueles, J. H., Esteban-Cornejo, I., Mora-Gonzalez, J., Henriksson, P., Rodriguez-Ayllon, M., ... & Ortega, F. B. (2020). Fitness, physical activity and academic achievement in overweight/obese children. Journal of Sports Sciences, 38(7), 731-740.
Calero Morales, S., Maldonado Velasco, I. M., Fernández Lorenzo, A., Delgado-Floody, P., Latorre-Román, P., Jerez-Mayorga, D., Caamaño-Navarrete, F., & García-Pinillos, F. (2019).
Gárate, I., Godoy, S., & Montes, E. (2017). Intervención integral, deportiva e inclusiva en estudiantes con sobrepeso y obesidad infantil de colegios municipales de la comuna de Pudahuel.
Hernández Sampieri, R., & Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la Investigación. Metodología de la investigación: las rutas: cuantitativa ,cualitativa y mixta. México D.F.: McGRAW-HILL Education.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. d. (2020). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. D.F México: McGRAW-HILL / INTERAMERICANA EDITORES, S.A. DE C.V.
Iraheta, B. E., & Bogantes, C. Á. (2020). Análisis del sobrepeso y obesidad, niveles de actividad física y autoestima de la niñez salvadoreña. MHSalud, 17(1), 1-18.
Johnson, N. A., Sultana, R. N., Brown, W. J., Bauman, A. E., & Gill, T. (2023). La actividad física en la gestión de la obesidad en adultos: una ponencia de Exercise and Sport Science Australia. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 21(2), 12.
Monroy Antón, A., Calero Morales, S., & Fernández Concepción, R. R. (2018). Los programas de actividad física para combatir la obesidad y el sobrepeso en adolescentes. Revista Cubana de Pediatría,, 90(3), 1-9. https://doi.org/chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http:/ /scielo.sld.cu/pdf/ped/v90n3/ped16318.pdf
Núñez-Rivas, H. P., Campos-Saborío, N., Holst-Schumacher, I., & Alfaro-Mora, F. V. (2013). Las creencias de la docente de educación física sobre la obesidad en la niñez de edad escolar. Revista Electrónica Educare, 17(2), 05-30.
Ortega, M. G., Quezada, P. Z., Ibarra, O. R., & Caraballo, G. M. (2024). La expresión corporal en la inclusión de niños con sobrepeso en las clases de educación física. 593 Digital Publisher CEIT, 9(2), 354-365.
Rebollo, D. M., Rodríguez, V. A., & López, P. G. (2021). Capítulo 19. Actividad física en edad infantil y adolescente en población con síndrome de down y obesidad. Desafíos de la investigación y la innovación educativa ante la sociedad inclusiva.
Casas, A. (2022). Ejercicio y deportes en prevención y tratamiento de la obesidad. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.5384/pm.5384.pdf
Rodríguez-Ávila, M. A., Pérez-Ramírez, R. M., & Amaro-Quiñones, A. J. (2019). Alternativa metodológica para disminuir la obesidad en pacientes adultos. Revista científica especializada en Ciencias de la Cultura Física y del Deporte, 16(40), 31-45.
SaludSA. (18 de mayo de 2023). Incremento de la obesidad infantil en Ecuador. blog.saludsa.com: https://blog.saludsa.com/incremento-de-la-obesidad-infantil-en-ecuador
Tolsa, K. M. (2011). Factores a considerar en la planificación de las clases de Educación Física cuando en el grupo hay niños o niñas con obesidad. EmásF: revista digital de educación física, (12), 35-45.
Trujillo, J. A., Cortes, A. R., & Guajardo, L. C. (2020). Estrategia para disminuir la prevalencia de síndrome metabólico en adolescentes con sobrepeso/obesidad. CuidArte, 6(11), 6-15.
Vilapriñó, A., Molina, C., Bustos, R. M., García, C., & Illobre, G. (2016). Educación y salud. Obesidad y sobrepeso en niños escolarizados del gran mendoza: desafíos para la promoción de la salud. La investigación universitaria sobre Educación: dilemas y prácticas, 85.