Guia metodológico para o ensino de passos e corridas em ginástica rítmica. Multimídia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Isto levou o objetivo da pesquisa à elaboração de um guia metodológico em formato multimídia que serve aos treinadores no processo de ensino destes elementos contidos no PIPD.
Materiais e métodos: Os métodos de pesquisa utilizados foram teóricos (análise e síntese, abordagem de sistema) e empíricos (pesquisa, entrevista e critérios especializados, análise de documentos e observação de vídeo).
Resultados: A afetação agravada do ensino pelos vários modelos metodológicos de atuação técnica é demonstrada.
Conclusões: Conclui-se propondo que um guia metodológico deve conter a descrição técnica e sua metodologia de ensino, os erros mais comuns, elementos de preparação especial para a realização e recomendações.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Cabrera Hernández, M., Lazo Herrera, L. A., León Sánchez, B., Lara Puentes, C., & Lazo Lorente, L.A. (2018). Multimedia educativa destinada al estudio de la imagenología en la carrera de Medicina. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 22 (5), 56-63. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942018000500010
Canalda, A. (1988). Gimnasia rítmica Deportiva Teoría y Práctica. Editorial Paidotribo. Barcelona. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=101532
Ducas, et (2020). La dificultad corporal equilibrio con pierna a 90º en gimnasia rítmica. Olimpia Vol.17 (2020). https://redib.org/Record/oai_articulo2924446-la-dificultad-corporal-equilibrio-con-pierna-a-90%C2%BA-en-la-gimnasia-r%C3%ADtmica-original
Fung, T. (1995). El deporte danza. La Habana. Editorial Científico Técnica.
González Estupiñan, M., Laffita Paulino, Y., & Miló Dubé, M. (2019). Tareas para favorecer la percepción temporal en gimnastas de la categoría pioneril de gimnasia rítmica. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(3), 478-490. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/788/pdf_1
Ilisástigui, M. (2013). Recomendaciones metodológicas generales para la enseñanza de los elementos de técnica corporal en la Gimnasia rítmica. Revista Acción, 9, ISSN 1608- 3792. http://accion.uccfd.cu/public/journals/2/accionhtml/issues/Vol_10_No_18/files /06_recomendaciones_metodologicas_generales_para_la_ensenanza_de_los_elementos.pdf
Izquierdo, J.G.E., Hojas, D.S.P., Astudillo Calderón, J.F., & Escobar, C. J.C. (2017). Multimedia educativa como recurso didáctico y uso en el aula. Sinapsis: La revista científica del ITSUP, 1(10), 9. https://revistas.itsup.edu.ec/index.php/sinapsis/article/view/108
Leandro, C y Ávila-Carvalho L. (2017). Ejercicios individuales de gimnasia rítmica: variedad y diversidad. Revista APUNTS Educación Física y Deportes. DOI: http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es (2017/2).128.06
Mendizabal, S (1985). Gimnasia rítmica. España: Ed Gymnos.
Navarro, Y. & Ilisástigui M. 2010. Equilibrios. Multimedia. UCCFD "Manuel Fajardo", La Habana.
O'Farril, A & Santo, A (1982). Gimnasia rítmica Deportiva I. La Habana. https://prezi.com/-0d0qaoacnps/equilibrio-multimedia/
Pérez, L & Ilisástigui, M (2012). Progresión metodológica para la enseñanza de la dificultad de equilibrio en Plancha Lateral en Grand Ecart en la Gimnasia rítmica. UCCFD "Manuel Fajardo", La Habana.
Sivila, Y. D., Jiménez, E. S., & González, R. C. (2020). La dificultad corporal equilibrio con pierna a 90º en la gimnasia rítmica (Original). Revista científica Olimpia, 17, 1280-1288. https://redib.org/Record/oai_articulo2924446-la-dificultad-corporal-equilibrio-con-pierna-a-90%C2%BA-en-la-gimnasia-r%C3%ADtmica-original