Guia metodológico para o ensino de passos e corridas em ginástica rítmica. Multimídia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maydelis de la Caridad Delgado Alfaro
Mélix Ilisástigui Avilés
Yolainy Govea Díaz
Nely Ochoa Borrás
José Francisco Monteagudo Soler

Resumo

Introdução: O trabalho de pesquisa mostrado neste artigo, oferece uma resposta à falta de documentos orientadores para a direção do processo de ensino-aprendizagem das etapas e corridas como elementos técnicos de ligação nos exercícios competitivos da ginástica rítmica; o que, por sua vez, constitui um apoio para a aplicação do Programa Integral de Preparação do Atleta (PIPD 2017-2020) e de apoio ao treinamento dos treinadores encarregados da preparação dos ginastas.
Objetivo: Isto levou o objetivo da pesquisa à elaboração de um guia metodológico em formato multimídia que serve aos treinadores no processo de ensino destes elementos contidos no PIPD.
Materiais e métodos: Os métodos de pesquisa utilizados foram teóricos (análise e síntese, abordagem de sistema) e empíricos (pesquisa, entrevista e critérios especializados, análise de documentos e observação de vídeo).
Resultados: A afetação agravada do ensino pelos vários modelos metodológicos de atuação técnica é demonstrada.
Conclusões: Conclui-se propondo que um guia metodológico deve conter a descrição técnica e sua metodologia de ensino, os erros mais comuns, elementos de preparação especial para a realização e recomendações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Delgado Alfaro, M. de la C., Ilisástigui Avilés, M., Govea Díaz, Y., Ochoa Borrás, N., & Monteagudo Soler, J. F. (2022). Guia metodológico para o ensino de passos e corridas em ginástica rítmica. Multimídia. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 17(3), 1079–1093. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1336
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Maydelis de la Caridad Delgado Alfaro, Escuela Nacional de Gimnasia

Entrenadora de la Escuela Nacional de Gimnasia

Mélix Ilisástigui Avilés, Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación, Dirección Nacional de Ciencia y Técnica

Presidenta Comisión Técnica Nacional de Gimnasia Rítmica

Yolainy Govea Díaz, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca", Facultad de Cultura Física "Nancy Uranga Romagoza"

Profesora e Investigadora del Centro de Estudios Entrenamiento Deportivo de Alto Rendimiento

Nely Ochoa Borrás, Escuela Nacional de Gimnasia, INDER

Jefa de Entrenadoras de Gimnasia Rítmica, Escuela Nacional de Gimnasia, INDER

José Francisco Monteagudo Soler, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte "Manuel Fajardo"

Doctor en Ciencias de la Culturra Física

Referências

Cabrera Hernández, M., Lazo Herrera, L. A., León Sánchez, B., Lara Puentes, C., & Lazo Lorente, L.A. (2018). Multimedia educativa destinada al estudio de la imagenología en la carrera de Medicina. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 22 (5), 56-63. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942018000500010

Canalda, A. (1988). Gimnasia rítmica Deportiva Teoría y Práctica. Editorial Paidotribo. Barcelona. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=101532

Ducas, et (2020). La dificultad corporal equilibrio con pierna a 90º en gimnasia rítmica. Olimpia Vol.17 (2020). https://redib.org/Record/oai_articulo2924446-la-dificultad-corporal-equilibrio-con-pierna-a-90%C2%BA-en-la-gimnasia-r%C3%ADtmica-original

Fung, T. (1995). El deporte danza. La Habana. Editorial Científico Técnica.

González Estupiñan, M., Laffita Paulino, Y., & Miló Dubé, M. (2019). Tareas para favorecer la percepción temporal en gimnastas de la categoría pioneril de gimnasia rítmica. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(3), 478-490. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/788/pdf_1

Ilisástigui, M. (2013). Recomendaciones metodológicas generales para la enseñanza de los elementos de técnica corporal en la Gimnasia rítmica. Revista Acción, 9, ISSN 1608- 3792. http://accion.uccfd.cu/public/journals/2/accionhtml/issues/Vol_10_No_18/files /06_recomendaciones_metodologicas_generales_para_la_ensenanza_de_los_elementos.pdf

Izquierdo, J.G.E., Hojas, D.S.P., Astudillo Calderón, J.F., & Escobar, C. J.C. (2017). Multimedia educativa como recurso didáctico y uso en el aula. Sinapsis: La revista científica del ITSUP, 1(10), 9. https://revistas.itsup.edu.ec/index.php/sinapsis/article/view/108

Leandro, C y Ávila-Carvalho L. (2017). Ejercicios individuales de gimnasia rítmica: variedad y diversidad. Revista APUNTS Educación Física y Deportes. DOI: http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es (2017/2).128.06

Mendizabal, S (1985). Gimnasia rítmica. España: Ed Gymnos.

Navarro, Y. & Ilisástigui M. 2010. Equilibrios. Multimedia. UCCFD "Manuel Fajardo", La Habana.

O'Farril, A & Santo, A (1982). Gimnasia rítmica Deportiva I. La Habana. https://prezi.com/-0d0qaoacnps/equilibrio-multimedia/

Pérez, L & Ilisástigui, M (2012). Progresión metodológica para la enseñanza de la dificultad de equilibrio en Plancha Lateral en Grand Ecart en la Gimnasia rítmica. UCCFD "Manuel Fajardo", La Habana.

Sivila, Y. D., Jiménez, E. S., & González, R. C. (2020). La dificultad corporal equilibrio con pierna a 90º en la gimnasia rítmica (Original). Revista científica Olimpia, 17, 1280-1288. https://redib.org/Record/oai_articulo2924446-la-dificultad-corporal-equilibrio-con-pierna-a-90%C2%BA-en-la-gimnasia-r%C3%ADtmica-original

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.