Aprendizagem cooperativa em crianças com deficiência física: uma necessidade nas aulas de educação física na educação geral básica, no Equador.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Atualmente, os alunos do Ensino Básico Geral (EGB) da Unidade Educativa "Carlos Concha Torres" com deficiência física enfrentam barreiras significativas nas aulas de educação física devido à falta de adaptação de metodologias e recursos inclusivos. O objetivo deste trabalho é propor um sistema de atividades adaptadas para alunos com tetraplegia, a fim de melhorar a disposição desses alunos em suas atividades acadêmicas e sociais. O estudo foi enquadrado em uma pesquisa aplicada de abordagem mista, combinando pesquisa quantitativa e qualitativa, de forma descritiva. Para a realização desta pesquisa, foram aplicadas observações científicas e um questionário. Utilizando esses métodos de pesquisa científica, foram obtidas as informações necessárias sobre suas percepções e experiências com aprendizagem cooperativa durante as aulas de educação física. A proposta se baseia em atividades com implementação de estratégias de aprendizagem cooperativa na aula de Educação Física. Dentre os resultados mais relevantes, destacam a importância da aplicação de jogos e tarefas com implementação de estratégias de aprendizagem cooperativa no ensino de Educação Física. Claramente, é necessária uma abordagem mais estruturada e envolvente que incentive não apenas a participação ativa, mas também a compreensão clara das atividades e a colaboração eficaz entre os alunos. O resultado é uma melhoria na sua situação acadêmica e comportamental por meio da aprendizagem cooperativa na área da educação física. Isso gerou melhorias significativas nos alunos, tanto na área motora quanto na social.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Basantes, A., Orye, A., Naranjo, M., Pabón, K., Pereira, L., & Benavides, A. (2024). Enseñanza culturalmente receptiva: Un enfoque pedagógico para promover la inclusión y la diversidad cultural. Universidad Técnica del Norte.
Benito, R. M., & Sánchez, G. S. (2020). El Aprendizaje Cooperativo en la clase de Educación Física: dificultades iniciales y propuestas para su desarrollo. Revista Educación, 399-409.
Bermejo Díaz, J. M., Pulido Salas, D., Galmes-Panades, A. M., Serra Payeras, P., Vidal-Conti, J., & Ponseti Verdaguer, F. J. (2021). Educación física y universidad: Evaluación de una experiencia docente a través del aprendizaje cooperativo. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 2021, vol. 39, p. 90-97.
Cerna, C., Carrillo, N., Guevara, Y., Ramírez, O., Ramos, A., & Zapata, L. (2023). Teoría de la complejidad: impacto en la enseñanza-aprendizaje y el desarrollo de la personalidad. Mar Caribe.
Espada, R., Gallego, M., & González, R. (2019). Diseño Universal del Aprendizaje e inclusión en la Educación Básica. Alteridad. Revista de Educación, 14(2), 207-218.
Ferreras, J. (2023). Enfoque de gestión educativa para promover la inclusión en el primer ciclo de la educación primaria. Revista Innova Educación, 5(4), 22-39.
González, D. H., Pastor, V. M. L., & Arribas, J. C. M. (2020). La Evaluación formativa y compartida en contextos de aprendizaje cooperativo en Educación Física en Primaria. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(44), 213-222.
Guillén, R. G. L., & Sandoval, J. T. (2022). Uso del aprendizaje cooperativo en educación física y su relación con la responsabilidad individual en estudiantes del nivel secundario. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (43), 1-9.
Martínez, R., & Sánchez, G. (2020). El Aprendizaje Cooperativo en la clase de Educación Física: dificultades iniciales y propuestas para su desarrollo. Revista Educación, 44(1), 1-18.
Molina, A. S., Martí, I. G., & Martínez, A. H. (2021). Percepción del profesorado de Educación Física sobre el Aprendizaje Cooperativo y su relación con la Inteligencia Emocional. Retos: Nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (41), 735-745.
Mondragón, A., & Libreros, I. (2023). Proceso de inclusión educativa de los estudiantes en condición de discapacidad y/o talento excepcional en los grados de primaria en la sede Tomás Ignacio Esquivel perteneciente a la Institución Educativa Nuestra Señora de Chiquinquirá. Universidad Antonio Nariño.
Morán, M., & Barberi, O. (2024). Evaluación de las experiencias educativas a través de entornos virtuales en el Subnivel Preparatoria. MQRInvestigar, 8(2), 1200-1227.
Pucuna, M., & Silva, G. (2022). Aprendizaje Colaborativo en las aulas multigrados de Básica Media de la U.E. San Guisel Alto en el período 2021-2022. Tesla Revista Científica, 2(1), 1-19.
Sánchez, L. C., Grau, M. P., & Vall-Llovera, C. V. (2023). Enseñar y aprender el deporte a través del aprendizaje cooperativo en Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (47), 164-173.
Tello, L., & Guanin, M. (2024). Canciones lúdicas en la coordinación de las partes gruesas del cuerpo en niños de 4 a 5 del nivel de Educación Inicial. Universidad Técnica de Ambato.
Velásquez, P. (2024). Refuerzo de las habilidades comunicativas en niños con trastorno del espectro autista (TEA) a través de la implementación de una unidad didáctica en el prácticum musical. Universidad UNAB.
Velásquez, T. (2022). Aprendizaje cooperativo y el desarrollo de la capacidad trabajo en equipo de las estudiantes del V ciclo - Trujillo, 2020. Universidad Privada Antenor Orrego.