Folheto de jogos compensatórios pré-esportivos compensatórios para alunos com deficiência intelectual

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marilin Páez Basabe
Surlays Arcia Melgarejo
Clara Escalona García
Eglyis Vargas Géliga
Nancy Darias Ávila

Resumo

Introdução: Os jogos pré-esportivos são uma forma de jogos motorizados de tipo intermediário entre jogos e esporte, elementos imbricados da modalidade esportiva, encarregados de revalorizar a ludicidade do esporte além da existência de um vencedor ou um perdedor.
Objetivo: O objetivo da pesquisa era elaborar um livreto de jogos pré-esportivos compensatórios corretivos para alunos com deficiência intelectual.
Materiais e métodos: O livreto inclui um total de 15 jogos, estruturados da seguinte forma: objetivo, nome do jogo, habilidades motoras a serem treinadas, habilidades comunicativas a serem treinadas, habilidades físicas a serem favorecidas, método a ser usado, procedimentos e formas organizacionais, assim como as etapas metodológicas dos jogos, materiais necessários, organização, desenvolvimento, regras e variantes. Foram utilizados métodos de pesquisa como análise de documentos, entrevista, pesquisa, observação em sala de aula e triangulação metodológica.
Resultados: O livreto de jogos compensatórios corretivos pré-esportivos constitui mais uma das adaptações curriculares destinadas ao processo ensino-aprendizagem em alunos com necessidades educativas especiais, em que o tratamento personalizado é reforçado em correspondência com as características psicopedagógicas dos alunos.
Conclusões: A pré-experimentação realizada no caderno de jogos pré-esportivos compensatórios corretivos para alunos com deficiência intelectual no município de Pinar del Rio permitiu examinar sua influência eloqüente na preparação dos alunos para uma vida adulta e independente que resulta em uma melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Basabe, M. P., Arcia Melgarejo, S., Escalona García, C., Vargas Géliga, E., & Darias Ávila, N. (2022). Folheto de jogos compensatórios pré-esportivos compensatórios para alunos com deficiência intelectual. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 17(3), 1006–1017. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1334
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Marilin Páez Basabe, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”, Facultad de Cultura Física Nancy Uranga Ramagoza”. Pinar del Río, Cuba.

Máster en Ciancias, Profesor  Auxiliar; profesora de Teoría y Metodología de la Educación Física; Departamento Educación Física y Recreación

Surlays Arcia Melgarejo, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”

Licenciada en Educación Especia; Máster en Ciencias; profesora Auxiliar

Clara Escalona García, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”

Licenciada en Cultura Física; Máster en Ciencias; Profesora Auxiliar

Eglyis Vargas Géliga, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”

Licenciado en Cultura Física; Profesor Asistente

Nancy Darias Ávila, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”, Facultad de Cultura Física Nancy Uranga Ramagoza”. Pinar del Río, Cuba.

Profesora del Departamento Didáctica de la Educación Física; Máster en Ciencias; profesora Auxiliar

Referências

Blázquez, D. (2017). Las competencias del profesor de Educación Física. Gestión didáctica. Presentado en Conferencia magistral. Evento AFIDE 2017, Palacio de las convecciones, La Habana, Cuba.

Colectivo de autores. (2021). Indicaciones metodológicas para la Educación Física escolar para el curso 2021/2022. La Habana, Cuba: INDER MINED.

Colectivo de autores. (2022). Programas y orientaciones metodológicas para la Educación Física escolar para el curso 2021/2022. La Habana, Cuba: INDER MINED.

González, M. (2012). La evaluación del aprendizaje: La evaluación formativa y la evaluación por competencias. Presentado en Curso corto 15. VIII Congreso Internacional de Educación Superior., La Habana, Cuba.

Hernández, M. (2016). Consideraciones teóricas-metodológicas necesarias para mejorar la evaluación del aprendizaje en el ámbito de la Educación Física y el Deporte. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2). https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/4673

Leyva, M. y Barreda, M. (2017). Precisiones para la atención educativa a escolares con necesidades educativas especiales asociadas o no a discapacidades. La Habana: Pueblo y Educación.

Páez, M. (2016). Propuesta de pasos metodológicos para el diagnóstico de habilidades motrices la en la Educación Física. Pódium, 11 (3). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/675/html

Páez, M. (2018). Propuesta metodológica sobre la evaluación en Educación Física en los escolares con discapacidad intelectual. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12 (3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1996-24522018000300248&lng=es&nrm=iso

Páez, M. (2018). Estudio sobre la situación actual de la evaluación en Educación Física en los escolares del segundo ciclo con discapacidad intelectual. Revista IPLAC.

Páez, M. (2019). Evaluación formativa a escolares con discapacidad intelectual. PODIUM, 14(2):153-16. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/831

Pascual, S. A. (2007). Programa de Educación Física Adaptada. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Pascual, S. A. (2009). Actividad Física Adaptada. Educación Especial. La Habana, Deportes.

Pascual, S. A. (2017). Nosotros también jugamos. Juegos adaptados para niños con alteraciones motrices. La Habana, Cuba: Deportes.

Sánchez, N. (2014). Concepción pedagógica de estimulación a potencialidades físicas en alumnos con retraso mental. La Habana. Cuba: Deportes.

Ruiz, A. (2010). Teoría y Metodología de la Educación Física. Ciudad de la Habana: Deportes.